Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Natureza: conheça os benefícios do sol

É verdade que o sol representa calor, vida e alegria, mas sabe no que mais ele pode te beneficiar? Na saúde! Os raios solares são responsáveis por ajudar em muitas doenças humanas, como na depressão, por exemplo. Confira agora outras vantagens de aproveitar aquele solzinho delicioso todos os dias!

continue lendo
Compartilhar

Ciclo do sono

Uma das coisas mais simples no qual o sol pode nos ajudar é na compreensão da nossa rotina. Com ele, temos a noção que, quando nasce, é a hora de se levantar para começar o dia. E também quando se põe, onde naturalmente reconhecemos que é a hora de descansar de um longo dia de atividades.

Vitamina D

Você sabia que se expor ao sol por pelo menos 10 minutos ao dia é essencial para a produção de vitamina D? Para identificar se os níveis de vitamina D no organismo estão de acordo, um médico exigirá um exame de sangue e analisará seu histórico. Também existe a possibilidade de suplementar a vitamina através de comprimidos. Mas ficar exposto ao sol ainda é a maneira mais rápida e eficaz de repor a vitamina.

Comemore o Dia Nacional da Saúde

Depressão nunca mais

Um dos grandes aliados no combate à depressão é um “remédio” natural e que está todos os dias sobre nossas cabeças: o sol! Essa grande estrela aumenta nossa produção de endorfina, que é uma substância produzida pelo cérebro, que ajuda na estimulação do bem-estar natural e aumenta nossos níveis de alegria. Além disso, são produzidas mais melatonina e serotonina, importantes para o humor e para a qualidade do nosso sono.

O inimigo das doenças de pele

De forma moderada, a exposição ao sol ajuda nosso sistema imunológico no combate a certas doenças, como psoríase, dermatites atópicas e o vitiligo. Não podemos nunca esquecer que isso deve ser feito de maneira controlada e sempre com o uso de protetor solar.

Mantenha o bronzeado em dia

O sol também é o responsável pela estimulação de melanina, que é um hormônio que permite que nossa pele fique mais escura. Mas, para obter os bons benefícios que o sol nos trás, é importante lembrar que o excesso é sempre prejudicial. Tome cuidado com a desidratação, insolação e o câncer de pele. É recomendado o uso de protetor solar com fator mínimo de 15 FPS.

Pratique esportes e tenha mais saúde!

Previne alguns tipos de câncer

Quando exposto ao sol de maneira exagerada, o risco de câncer de pele não é descartado. Porém a luz solar também ajuda na prevenção de câncer de cólon e câncer de mama. Isso se deve ao fato que, assim como as plantas metabolizam a luz solar para fazer fotossíntese, nós também transformamos a luz solar em vitamina D, que é um grande aliado no combate ao câncer.

Ossos mais fortes

Já sabemos que a vitamina D é a nossa grande aliada. Além de muitos outros benefícios, essa vitamina também ajuda na absorção do cálcio nos ossos. Isso ocorre quando a luz do sol transforma o 7-dehidrocolesterol na pele em vitamina D3. Quando a idade avança, temos maior dificuldade em produzir e absorver essa vitamina. Por isso, para evitar fratura, os idosos devem tomar banho de sol alguns minutos por dia, assim evitando maiores problemas.

10 dicas para ter uma vida saudável!

 

Pressão arterial

Segundo um estudo realizado na Inglaterra, pela Sociedade de Investigação Dermatológica, concluiu que a exposição ao sol ajuda a vasodilatação, o que contribuiu para a redução da pressão arterial. Isso acontece porque a radiação UVA aumenta as atividades de moléculas de ácido nítrico, que são responsáveis pela circulação sanguínea. Quando ativadas, promovem a dilatação dos vasos sanguíneos, e a consequência disso é a diminuição de pressão nos vasos e a redução de coágulos que podem causar infarto e AVC.

Alivio de dores

A vitamina D também exerce papel anti-inflamatório no nosso corpo. Uma pesquisa realizada em 2005 concluiu que pacientes em estado pós-operatório, quando expostos ao sol, sentiam mais alívio em relação às dores de cirurgias. Isso porque o sol ajuda a reduzir a necessidade de medicamentos para a dor, ao fabricar serotonina, o hormônio responsável pelo bem-estar.

10 receitas detox que você vai amar!

fechar