Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Hora do Planeta

Meio ambiente é um dos temas mais importantes da atualidade. Todos os anos a WWF promove a Hora do Planeta, um movimento de conscientização dos problemas do aquecimento global. O convite é para que as pessoas apaguem as luzes como forma de protesto. Que tal aderir?

continue lendo
Compartilhar

O que é?

Realizada pela organização ambientalista WWF, a Hora do Planeta é o maior movimento de mobilização mundial por um futuro sustentável. Momento em que milhares de pessoas ao redor do mundo são convidadas a apagar suas luzes por 60 minutos e têm a oportunidade de usar o seu poder para provocar mudanças e sinalizar que o aquecimento global é uma questão de extrema urgência.

Como surgiu?

O que começou como um evento isolado em uma única cidade, Sidney, na Austrália, tornou-se uma ação global, envolvendo um bilhão de pessoas em mais de 5 mil cidades de 152 países. No Brasil, alguns dos mais conhecidos monumentos, como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o Monumento às Bandeiras em São Paulo, o Teatro Amazonas em Manaus e a Ópera de Arame em Curitiba já ficaram no escuro durante 60 minutos.

Há quantos anos que acontece a Hora do Planeta?

A Hora do Planeta 2014 vai marcar o oitavo ano da campanha. Em 31 de março de 2007, o WWF- Austrália inspirou os moradores de Sydney para mostrar seu apoio ao combate às mudanças climáticas. Mais de 2,2 milhões de pessoas e 2.000 empresas apagaram suas luzes por uma hora no primeiro evento Hora do Plane

Quais luzes podem desligadas com segurança?

A Hora do Planeta só pede às pessoas para apagar as luzes não essenciais por uma hora - não luzes que afetem a segurança pública. A Hora do Planeta é também uma celebração do planeta, por isso é importante aproveitar o momento em um ambiente seguro.

Essa é uma decisão que tem que ser feita individualmente, mas geralmente as luzes do teto em quartos (se é a sua casa ou uma empresa), iluminação ao ar livre que não afeta a segurança, computadores, luzes decorativas, sinais de néon para a publicidade, televisores, luminárias de mesa, etc. Existem algumas luzes que podemos dizer com certeza que não deve ser desligadas, incluindo luzes de segurança em espaços públicos, luzes de orientação da aviação, semáforos, luzes de segurança apenas para citar alguns. Nós pedimos que as pessoas usem o bom senso. Antes de desligar todas as luzes para espaços públicos A Hora do Planeta recomenda que você verifique com as autoridades locais ou centros comunitários. Em sua própria casa use o bom senso no que diz respeito à segurança. Mantenha pequenas luzes da noite por segurança básica, especialmente em corredores e nas escadas. Verifique se você tem fontes de luz alternativas úteis antes da Hora do Planeta começar, como velas ou lanternas. Dessa forma, se você precisa enxergar, tenha uma fonte próxima de luz na mão, e você ainda pode respeitar o espírito de A Hora do Planeta e manter a si e sua família segura.

Pode usar velas para iluminação?

Se você está pensando em usar velas durante a Hora do Planeta, certifique-se de usar 100% velas de cera ou de soja, que são ecológicas, não-tóxicas e não-alérgicas. Elas também são feitos de produtos naturais e não materiais à base de petróleo, de modo que são efetivamente neutras. Se você usar velas, porém, tome cuidado. Sugerimos que você siga atentamente estas dicas: velas só devem ser utilizadas sob a supervisão de adultos; elas nunca devem ser deixadas sozinhas; devem ser mantidas longe do alcance de crianças e animais de estimação; apague as velas antes de ir dormir; mantenha-as s longe de líquidos e gases inflamáveis e materiais combustíveis; elas devem estar livres de quaisquer materiais combustíveis tais como papel, cortinas e roupas; não devem ser colocadas em janelas e persianas e cortinas também não devem ficar perto; velas devem ser colocados sobre uma superfície estável , seca, resistente ao calor e longe de correntes de ar.

Por que a Hora do Planeta realizada no final de março?

O segundo e último fim de semana de março é época dos equinócios da primavera e outono no hemisfério norte e sul, respectivamente, o que permite pôr do sol coincidente em ambos os hemisférios, garantindo assim o maior impacto visual para luzes apagadas globalmente durante o evento. A Hora do Planeta 2015 será realizada no sábado, 28 de março 20h30 – 21h30 no seu fuso horário local.

Quando acontece?

A Hora do Planeta acontece no último sábado do mês de março, em todo mundo. No Brasil, acontece entre 20h30 e às 21h30.

 

Como funciona o ato?

A Hora do Planeta incentiva pessoas, empresas e governos para mostrar liderança em soluções ambientais através de suas ações, usando a Hora do Planeta como uma plataforma para mostrar ao mundo o que eles estão tomando medidas para reduzir seu impacto ambiental. A Hora do Planeta pede a todos para terem responsabilidade pessoal por seu impacto sobre o planeta e fazer mudanças comportamentais para facilitar um estilo de vida sustentável. Dar o primeiro passo é tão fácil como desligar as luzes. Desligando suas luzes na Hora do Planeta você está reconhecendo e celebrando o seu compromisso de fazer algo mais para o planeta que vai além da hora.

A campanha é mais do que apenas apagar as luzes?

Hora do Planeta acredita que o simbolismo do momento é extremamente importante em trazer pessoas e comunidades em conjunto em todo o mundo. Mas a nossa aspiração desde o início era ir muito além da hora mesmo. Em 2012, a Hora do Planeta lançou I Will If You Will (Eu vou se você for), uma plataforma para incentivar e inspirar as pessoas a compartilhar o seu compromisso com o planeta com os seus amigos, colegas, líderes e redes. A Hora do Planeta também incentiva e promove muitas outras iniciativas ao redor do mundo, incluindo o Earth Hour, Desafio das Cidades, Projetos do Povo da Terra e muitas ações nacionais e locais que levam a campanha para além da hora.

Acontece todos os anos?

A Hora do Planeta é mais do que um evento anual, no entanto, culmina em uma hora de inspiração realizada em todo o mundo no final de março de cada ano.

Faça dessa hora um momento divertido!

Faça a Hora do Planeta divertida! A Hora do Planeta não precisa ser algo chato, faça disso algo especial! Considere desligar todas as luzes, deixando sua casa no escuro e brinque de esconde-esconde com seus amigos ou filhos. Ponha sua imaginação nisso e você perceberá que existem diversas coisas divertidas para fazer no escuro

Transforme em estilo de vida

Desligar luzes e aparelhos desnecessários irá lhe fazer economizar dinheiro a longo prazo, juntamente com a ajuda para diminuir nossa dependência de recursos escassos. Pensar mais sobre uma vida sustentável irá ajudar você a encontrar medidas para cortar custos do seu dia-a-dia, assim como perceber que não é sobre abrir mão de um estilo de vida confortável, mas sobre encontrar maneiras de viver bem usando e consumindo muito menos.

É seguro apagar as luzes?

A Hora do Planeta quer que todos sejam absolutamente seguros e nunca desligar luzes que possa comprometer a segurança de qualquer indivíduo ou espaço público ou privado. Então, coloque sua segurança em primeiro lugar quando decidir o que vai deixar aceso e desligado durante a sua participação. Para a campanha Eu vou se você for a Hora do Planeta não vai apoiar desafios que não são seguros, irresponsável ou não respeitosa. Então, se é perigoso, danoso ou difamatório pensem, por favor, em outra coisa para o seu desafio. Nós não incentivamos ou endossamos um comportamento irresponsável. Lembre-se! Atitude positiva para o planeta, não é negativo para a vida ou causa ferimentos graves.

fechar