Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de São Romualdo

A história de São Romualdo é linda e merece ser compartilhada com todas as pessoas que acreditam em Deus. Um homem rico que não seguia o caminho de Cristo, até que uma fatalidade o levou para onde ele viria a se tornar um dos monges mais respeitados.

continue lendo
Compartilhar

19 de junho

19 de junho é dia dele, São Romualdo, o homem de família próspera que dedicou a sua vida ao bem maior, louvar a Deus e fazer bem à humanidade. O monge foi um dos maiores pregadores que existiram. Contemplando os escritos de São Bento, ele levou a palavra adiante e sempre honrou a sua trajetória com a luz divina. Se inspire nele hoje e sempre, dedique sua vida a passar a palavra de Deus às pessoas e nunca ficará desamparado. Porque aquele que crê de verdade terá bençãos na vida, maiores do que qualquer riqueza.

Dia de São Romualdo

Hoje, 19 de junho, é Dia de São Romualdo e devemos nos lembrar da importância da palavra de Deus nessa data tão especial. Não sinta vergonha de louvar e de falar sobre a sua conexão com sua fé. Sempre leve no coração a certeza de que Cristo está ao seu lado e não vai te abandonar por nada nessa vida. Que, assim como São Romualdo, você se importe menos com seus bens materiais do que com o seu espírito.

Conheça um pouco da história de Santo Antônio, o santo casamenteiro!

Quem foi São Romualdo?

Nascido na Itália, no ano de 956, São Romualdo foi um dos fundadores da Ordem dos Camaldulenses e privilegiou o aspecto contemplativo aos escritos de São Bento. O monge veio de uma família rica e sem ligações religiosas, mas sempre se apegou em Deus e fez de sua vida uma eterna jornada em busca de amor e fé. Hoje, 19 de junho, é dia dele, e devemos celebrar com glória todos os seus feitos na terra, assim como a benção de Deus na vida dele, que não precisava da fé para conquistar bens materiais e mesmo assim a escolheu por amor.

Ele foi muitos

Quem era São Romualdo, precisamente? Um monge, um eremita, um pregador, um reformador, um missionário, um profeta? Tudo isso de uma vez. Romualdo não é absolutamente classificável, bem como também os mais típicos dos padres do deserto, mestres dele, seus amigos e modelos, dos quais ele herdou a graça específica.



P. L. A. Lassus

Aproveite o dia 19 de junho para se lembrar que você pode ser muitos, assim como São Romualdo. Um bom pai, um bom filho, uma boa esposa, um bom marido, uma boa mãe e, acima de tudo isso, um seguidor de Deus, capaz de pensar no bem maior pela vida eterna.

São Jorge: Conheça um pouco mais sobre o santo guerreiro

Criador de papas

São Romualdo foi um homem sagrado e até o fim de sua vida se dedicou à igreja e ao Evangelho. Ele formou dois homens em sua ordem que vieram a se tornar papas no futuro. Um verdadeiro exemplo de perseverança e amor, mostrando que aquele que nasce em berço de ouro pode encontrar riquezas muito mais valiosas do que possui no amor de Jesus Cristo. Hoje, dia 19 de junho, peça de todo o seu coração que São Romualdo cuide de você e da sua vida.

O poder da penitência

São Romualdo foi um dos pais do silêncio, trabalho e penitência. Sempre levou a palavra aos que precisavam dela para seguir em frente, nunca faltou com a verdade divina e sempre mostrou que tudo o que fazemos tem consequências. Nesse dia 19 de junho, lembre-se dele e não cometa pecados, para não se arrepender amanhã. Dedique a sua vida ao bem e ao Senhor e ele trará coisas verdadeiramente ricas à sua vida.

Mude seu dia com o Evangelho do Dia!

Sagrado

São Romualdo foi um homem de origem rica que professou primeiro no mosteiro de São Apolinário, depois o abandonou em busca de conhecimento sagrado. Durante sua vida, ele ajudou a fundar vários mosteiros e difundiu o modelo de vida eremita, inspirando-se no estilo de ascetismo oriental. Ele até hoje é considerado um dos maiores nomes dentro do “Renascimento eremita”. Hoje, 19 de junho, é o seu dia. Celebre a sua vida e trajetória por meio de oração e penitência, algo que ele pregava como sagrado.

 

Distante do Evangelho

Nesse dia 19 de junho, se lembre que São Romualdo nasceu e cresceu em uma família que não seguia a Cristo como prioridade, mas, mesmo assim, encontrou o seu caminho na fé. Sua juventude era rica, cheia de diversões e perdições, mesmo assim ele não deixou a vaidade ser maior do que o seu desejo pela vida eterna. Após mudanças trágicas em sua vida, ele encontrou no Senhor a luz divina e se transformou. Se transforme também!

Veja imagens de Santos do Brasil e conheça um pouco mais sobre eles!

Tragédia e mudança

Assim como na vida de toda pessoa, algo marcou muito São Romualdo. Antes de sua vida dedicada a Deus, seu pai tirou a vida de um inimigo pessoal e fez ele buscar o que existe de melhor nesse mundo, algo que nenhuma luxúria seria capaz de proporcionar: paz. Ele repensou na sua história e você pode fazer o mesmo nesse dia 19 de junho, assim como pode influenciar pessoas perdidas a entrarem em contato com Deus. Pense nisso! Sempre é tempo de mudar!

Vida monástica

São Romualdo foi um grande reformador da vida monástica e por onde andava propagava a ideia de que uma vida solitária com Deus é melhor do que uma acompanhada sem ele. Nesse dia 19 de junho, faça uma oração em silêncio, lembre-se de tudo aquilo que você pode ser e que o divino pode lhe proporcionar. Lembre-se da vida monástica de São Romualdo e se inspire para seguir um caminho longe da maldade do mundo.

Em nome do Espírito Santo

“Pelo Espírito Santo São Romualdo recebeu a graça de uma profunda experiência mística na fiel oração cotidiana dos salmos e da missa, sendo introduzido pelo mesmo Espírito ao silêncio da união interior com Deus e à inteligência espiritual das escrituras.”

Morte

São Romualdo morreu no dia 19 de junho de 1027 e essa data é o dia dele. Seus feitos em Terra foram muitos, desde a criação de papas até evangelização. Um homem que tinha tudo para usar sua origem rica para se afastar de Deus, mas preferiu a solidão e a dedicação ao que realmente importa: sua fé. Se inspire nele e se desapegue das coisas materiais e comece a se apegar naquilo que é eterno: o seu espírito.

Dia de todos os santos: Textos para entender melhor essa data

Oração a São Romualdo

“Ó Deus, pai de bondade, eu vos peço, pela intercessão de São Romualdo, que nunca me sinta por vós desamparado. Eu vos peço por mim e por todos aqueles que sofrem dores físicas, que se sentem abandonados e que carregam a cruz sozinhos no meio do desespero. Concedei a força e a aceitação do mistério da dor. Amém.”



Nunca deixe de acreditar em Deus, se inspire em São Romualdo nesse dia 19 de junho e faça da sua vida uma eterna devoção ao Senhor. Porque somente assim a sua vida terá um sentido maior, somente assim você alcançará o reino eterno.

Leve a palavra de Deus adiante

São Romualdo se interessou pelos problemas da sociedade e se tornou monge em uma época difícil para o mundo. Devido ao seu poder, ele contemplou a Deus e fez da sua vida uma grande dedicação a Ele. Ele tinha um dom e o usou sabiamente. Seu retiro num mosteiro não o impediu de pensar no seu povo. Por meio de palavras e ações, ele inseriu o reino de Deus na vida das pessoas que conheceu e evangelizou. Aprenda com ele nesse dia 19 de junho e leve a palavra de Deus por todos os lugares, sem medo.

Confira orações católicas para cultivar a fé e a esperança!

Orai e vigiai

“Ó Deus, que nos destes no abade São Romualdo um testemunho de perfeição evangélica, fazei-nos em meio às agitações deste mundo, fixar o coração nos bens eternos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”



Aproveitando o 19 de junho, nunca deixe de crer no seu futuro ao lado de Jesus Cristo, de pensar no bem do próximo e de converter aqueles que não conhecem Deus. Assim como São Romualdo, muitas vezes as pessoas podem não conhecê-lo, até verdadeiramente amá-lo.

O amor por Cristo

“Amado Jesus Cristo, tu és o maior consolo que existe para os teus amigos.”



São Romualdo

Essas eram palavras do homem que dedicou a sua vida à fraternidade. Feliz Dia de São Romualdo. Que a partir desse 19 de junho você consiga se lembrar do quanto é importante caminhar no caminho sagrado.

fechar