Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia dos Arquivos

Os arquivos são documentos importantes que carregam a história de pessoas, lugares, empresas. Depois de um tempo, são arquivados e se tornam excelentes fontes de pesquisas históricas. Por isso, a conservação desses documentos não serve apenas como uma preservação histórica, mas também um ato de respeito à sociedade. Por isso, o Dia dos Arquivos, comemorado em junho, surgiu em 2007, para que todos compreendessem a enorme importância histórica, política, educacional e social que os arquivos possuem. Quer saber mais sobre essa data tão curiosa? Continue lendo essa página e veja também como o Dia dos Arquivos é celebrado ao redor do mundo todo.

continue lendo
Compartilhar

Como o Dia dos Arquivos surgiu

Papéis dispostos sobre mesa

O Dia Internacional dos Arquivos, comemorado em 09 de junho, surgiu há quase duas décadas, em 2007, durante um evento do Conselho Internacional de Arquivos. O motivo da escolha da data? Simples: foi nesse dia, porém em 1948, que a Unesco criou o CIA (Conselho Internacional de Arquivos).

Costumes da data

Fichas de documentos

Desde que a data nove de junho (09/06) foi estipulada como Dia dos Arquivos, todas as organizações e instituições ligadas ao mundo dos documentos (e arquivos de maneira geral) buscam formas de conscientizar e mobilizar a população a respeito do assunto. A intenção é fazer com que as pessoas deem mais atenção aos seus arquivos, além de valorizarem os arquivos públicos como fonte de provas, pesquisas, histórias e, sobretudo, direitos e deveres.

Por que a data foi criada?

O Dia dos Arquivos, comemorado em nove de junho, foi criado para que organizações de conservação de documentos tivessem mais apoio e respeito da população a respeito de seu trabalho. Para que, afinal, entendessem e concordassem com a enorme importância (histórica, política, educacional e social) que os arquivos possuem!

Conscientize-se. A data é mais importante do que você pensa!

Arquivos amarrados e notebook ao fundo

Apesar de ser uma data relativamente nova, criada em novembro de 2007, o Dia dos Arquivos é importante não apenas pela conscientização a respeito da importância desses itens, mas também para nos lembrar de organizar dos nossos próprios arquivos. Afinal, nossas memórias não devem se perder com o tempo e o esquecimento!

Parabéns aos que trabalham com arquivos

Trabalhar com memórias, fontes, provas e documentos, além de não ser fácil, é uma atividade de extrema responsabilidade. Afinal, uma vez que algo seja perdido ou danificado, já não representa mais o mesmo valor. Aos arquivistas, os nossos sinceros parabéns pelo Dia dos Arquivos e por todo o trabalho desenvolvido!

 

Muito mais do que depósito

Muitas pessoas menosprezam a importância de se arquivar documentos, fotos e registros em geral. É preciso, porém, conscientizar-se a respeito da necessidade real de cuidar bem desses itens! Afinal, muito mais do que simplesmente um depósito de folhas, arquivos registram a história de alguém, de um local, instituição e até mesmo um país. No próximo Dia dos Arquivos, em nove de junho, parabenize quem trabalha com esse item!

Pesquisa histórica

Pilhas de arquivos amarrados

Graças aos arquivos da humanidade em suas diferentes épocas, somos capazes de entender como foi a vida de nossos ancestrais e como ainda era o mundo antes deles. Desde os primórdios da vida no planeta Terra, tudo o que sabemos devemos aos arquivos encontrados e bem cuidados. Por isso eles são tão importantes e existe o Dia dos Arquivos, comemorado em nove de junho.

Comemoração europeia

O Dia dos Arquivos é comemorado de diferentes formas ao redor do mundo. Em Portugal, por exemplo, a data conta com exposições de arquivos antigos, raros e importantes, apresentações de arquivistas que falam sobre a profissão e a responsabilidade de preservar e cuidar dos principais arquivos de determinado local ou cidade, entre outras atividades. Muito legal!

Um quarto escuro e empoeirado? Não é bem assim!

Livros, caixas e papéis sobre fundo verde turquesa

Muitas pessoas têm o costume de imaginar a sala de arquivos como um local sujo, por vezes com pouca iluminação e muita poeira, além de papéis desorganizados, colocados de qualquer maneira em gavetas velhas. Muito pelo contrário! Um arquivo bem organizado e bem cuidado faz toda a diferença e, portanto, pessoas e organizações que entendem o valor das memórias e registros tratam bem esses documentos.

Aprenda com o passado!

Os arquivos do novo século

Desde a chegada dos computadores, mais precisamente da memória contada em gigas, o arquivo ganhou uma nova modalidade: a virtual. Nela, é possível organizar dados, fotos e outros documentos por meio de pastas acessadas em um clique. Neste Dia dos Arquivos, o que acha de reorganizar os seus e aproveitar para matar a saudade de momentos já vividos?

Dia de parabenização

Pastas com arquivos dentro de caixa

Hoje, no Dia Internacional dos Arquivos, assumo a importância dos profissionais da área para com a sociedade. Sem documentos bem cuidados e preservados, não saberíamos nem metade de nós mesmos. Parabéns por escolherem uma área tão bonita. Desejo que vocês continuem na luta por mais visibilidade e reconhecimento.

Comemorações diversas

O Dia dos Arquivos é comemorado de diversas formas e, é claro, cada país ou região têm seus próprios costumes. Mas há certas comemorações “universais” que a maioria tem em comum: exposições de arquivos importantes. Nos últimos tempos, o Brasil, por exemplo, utiliza a internet como meio de divulgação da data e de curiosidades da área.

Comemoração paulista

Arquivos apoiados em notebook

Todos os anos, o Brasil inova em alguma forma de comemorar o Dia dos Arquivos, dia nove de junho. Em 2018, por exemplo, a exposição “Onde os arquivos despertam” foi promovida pelo Museu da Energia de São Paulo, para mostrar ao público uma parte do acervo histórico da Instituição. Muito interessante!

fechar