Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia da Mídia Social

As marcas e os jornais encontraram na internet uma forma de atingir um público maior de forma mais eficiente. E quem poderia ajudar nessa tarefa? A mídia social! A seguir, conheça mais sobre essa profissão e sobre como ela é importante na atualidade.

continue lendo
Compartilhar

Origem da data

A criação do Dia da Mídia Social (30/06) foi uma iniciativa do site Mashable em 2010. Em 2015, o dia foi oficialmente celebrado pela ONU pela primeira vez. A ideia é chamar as pessoas a refletirem sobre o impacto das redes sociais na nossa vida atual, uma realidade que parece irreversível.

Importância na atualidade

É inegável toda a influência das redes sociais na modernidade. Elas não só aproximaram as pessoas virtualmente como remoldaram completamente o estilo de vida das pessoas, principalmente no que diz respeito à forma de se comunicar e se expressar. Em 30 de junho, Dia da Mídia Social, vamos refletir sobre todo esse impacto.

As primeiras redes sociais

Os primeiros vestígios de socialização na web surgem em 1969 com o CompuServe. Em 1994, o GeoCities desponta como um divisor de águas, podendo ser entendido como uma rede social. Mas é no ano seguinte que surgem redes com traços mais marcantes de interatividade entre pessoas: o The Globe e o Classmates. 30/06, Dia da Mídia Social: aproveite e pesquise.

Orkut

O antecessor do Facebook ainda tem muitos fãs e saudosistas, foi lançado pelo Google em 2004. Quem não se lembra dos scraps, dos depoimentos e das famosas comunidades (principalmente as mais sem sentido)? Infelizmente teve seu fim anunciado 10 anos depois de sua criação. Em 30/06, Dia da Mídia Social, vamos relembrar essa saudosa rede.

MSN

Lançado pela Microsoft em 1999, foi o mensageiro mais popular na história da internet. Por meio dele, enviávamos mensagens, áudios, vídeos, compartilhávamos arquivos e criávamos grupos de amigos. Quem não se irritava com a tela tremendo quando alguém pedia atenção? No Dia da Mídia Social (30/06), mais uma rede para sentir saudade.

Facebook e Instagram

Impossível falar de redes sociais sem mencionar os preferidos do momento. Juntos, eles ultrapassam os 3 bilhões de usuários ativos. O Facebook engoliu o Orkut e virou o “ponto de encontro virtual”. Será que vem alguma nova rede para bater o Facebook? Não sabemos quando, mas é a ordem natural das coisas. Aproveite e comemore: 30/06, Dia da Mídia Social.

 

Outras redes

Não é só de Facebook que são feitas as redes sociais. Existem e existiram diversas outras redes, cada uma com suas funções. Além do já extinto Orkut, podemos citar: LinkedIn, MySpace, Google+ e WhatsApp. Neste 30 de junho, Dia da Mídia Social, experimente fazer uma pesquisa para saber qual rede você usa mais no seu dia a dia.

Mídias sociais expressivas

As mídias expressivas, como o próprio nome sugere, são aquelas em que se expressam opiniões, sentimentos ou se expõem assuntos. Dividem-se em multimídia, de comunicação e de entretenimento. São os blogs e microblogs, as redes sociais e de eventos. Neste 30 de junho, Dia da Mídia Social, procure conhecer um pouco mais sobre as mídias alternativas.

Blogs

Os blogs (principalmente Blogger e WordPress) proporcionam conteúdos interessantes e são uma boa fonte de renda para seus redatores. São importantes ferramentas para o Marketing Digital. No Dia da Mídia Social, comemorado em 30 de junho, que tal fazer uma postagem homenageando a data?

140 caracteres e mais nada

Na esfera dos microblogs, o mais famoso é o Twitter. Criado em 2006, é o canal em que as notícias são dadas em primeira mão, ilustrando perfeitamente a questão do imediatismo nas redes sociais. Mas há outros microblogs também (como o Snapchat e o Pownce). Aproveite o Dia da Mídia Social (30/06) para fazer uma foto engraçada e publicar no Twitter.

Mídias sociais colaborativas

A Wikipédia é a primeira coisa que vem à mente quando é preciso pesquisar alguma coisa. As wikis são sites que podem ser editados por qualquer pessoa, de forma colaborativa. São as chamadas mídias colaborativas. Existem outras menos famosas: Reddit e Digg, por exemplo. No Dia da Mídia Social (30/06), dê um “pulinho” na Wikipédia e pesquise mais sobre o assunto.

As multimídias

As ferramentas de multimídia social são destinadas ao compartilhamento de fotos, músicas, vídeos e livecasting (transmissão ao vivo). A mais conhecida é o YouTube, um fenômeno que fez surgir uma profissão muito cobiçada os youtubers. Mas ainda podemos destacar: Flickr, Picasa, Vimeo, Last.fm, entre outros. 30/06, Dia da Mídia Social: deixe aqui seu like!

Caiu na rede é mídia

O que Second Life e League of Legends têm em comum? Os dois são tipos de mídias de entretenimento. O LOL é um jogo on-line que reúne até jogadores para torneios mundiais. Já o Second Life é um simulador da vida real, inclusive sendo espaço para comércio e propaganda de verdade. Neste Dia da Mídia Social (30/06), explore mais todo o potencial do mundo virtual.

Divirta-se com os melhores canais de humor na internet

fechar