Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia de São Barnabé

São Barnabé sempre esteve próximo aos Evangelistas e Apóstolos, graças a sua descendência e laços familiares com São Marcos, o que influenciou diretamente em sua vida religiosa. Era profeta e conhecido como homem de bem e cheio de fé. Saiba mais sobre o apóstolo!

Mencionado na Bíblia

São Barnabé aparece 29 vezes na Bíblia e foi um dos primeiros Santos a serem mencionados no Novo Testamento. Padroeiro de Chipre, o dia de São Barnabé é comemorado em 11 de junho.

Proximidade com o Evangelho

São Barnabé é primo de São Marcos, discípulo de Pedro. Seu nome original era José e foi descendente da tribo de Levi. Seus pais eram judeus gregos de Chipre e era sobrinho de Maria, mãe de João Marcos (São Marcos), autor do segundo Evangelho (Colossenses 4:10). O dia de São Barnabé é comemorado em 11 de junho.

Conheça também o Dia de Santa Rita!

Um homem bom

Muito próximo de evangelizadores, São Barnabé tem seu dia comemorado em 11 de junho. São Lucas cita São Barnabé em Atos 4:36 como um “homem bom” e dá o significado de seu nome como “Filho da Consolação ou Filho da Exortação”.

Início do cristianismo

São Barnabé e São Paulo estudaram em Chipre, na escola do grande Mestre Gamaliel. Paulo volta para Jerusalém e é apresentado aos Apóstolos por São Barnabé (Atos 9:27). Comprovando a importância de São Barnabé no início do cristianismo, o Santo é mencionado antes de Paulo no livros dos atos dos Apóstolos 14:14. Seu dia é comemorado em 11 de junho.

Profeta em Jerusalém

São Barnabé foi um dos primeiros mestres e profetas a atuar na Igreja de Antioquia (Atos 13:1) e seu dia é comemorado em 11 de junho. Quando foi enviado até lá ordenado por Apóstolos de Jerusalém, tinha a função de supervisionar e conduzir a comunidade cristã. Instigado por tanto trabalho, pediu ajuda a seu amigo Paulo, que estava em Tarso.

Dia de São Benedito: Conheça um pouco mais sobre o santo dos cozinheiros!

Enviados de Deus

São Barnabé, ao lado de São Paulo, foi também em missão até a Ásia Menor. Anunciam o Evangelho em Chipre, Licaônia, Pisídia e Panfília (Atos 13:14). Por conta do trabalho evangelizador e milagres, foram considerados pelo povo de Lídia como os deuses gregos Hermes (Paulo) e Zeus (Barnabé). Os dois então, começaram a árdua tarefa de explicar que eram enviados do Único e Verdadeiro Deus (Atos 14:12).

Espalhem a palavra de Deus

O conhecido Concílio de Jerusalém ou Reunião dos Apóstolos teve a presença de São Barnabé e São Paulo (Gálatas 2:1 e Atos 15:2). Por influência dos dois, houve uma decisão muito importante, decidiram que os gentios conhecidos como “não judeus” ou “pagãos” poderiam abraçar a fé de Deus e serem batizados. Com isso, a palavra de Deus pôde ser espalhada no mundo todo. O dia de São Barnabé é comemorado em 11 de junho.

Você conhece São Bento, o padroeiro da Europa? Veja curiosidades sobre ele!

Guia da Palavra de Deus

Neste dia 11 de junho, viva São Barnabé! Santo evangelizador e guia da palavra divina a todos que estão abertos a saber um pouco sobre Deus e sua bondade. Rogai por nós, São Barnabé!

Padroeiro de Chipre

Alguns séculos depois da morte de São Barnabé, em 488, suas relíquias foram encontradas e um mosteiro foi construído em sua homenagem em Salamina. Por conta disso, até hoje São Barnabé é considerado o Padroeiro de Chipre. Seu dia é comemorado em 11 de junho.

Oração a São Barnabé

São Barnabé, Padroeiro de Chipre e venerado no dia 11 de junho, orienta-me em favor da palavra de Deus. Amigo de missionários e Apóstolos, me guie pelo caminho da fé. “Santo Apóstolo, Barnabé, que fostes eleito a levar o Evangelho a Antioquia e orientar os neófitos, tendo a cooperação de são Paulo e posteriormente de Marcos em Salamina e em tantos outros lugares, vós que fostes o primeiro bispo de Milão, que morrestes apedrejado por pagãos impiedosos, volvei o vosso olhar a nós e a todos os apóstolos da Igreja, para que servindo ao Evangelho, possam encontrar a fortaleza necessária para nunca se desanimar. Olhai para as pedras que se encontram em nosso caminho, pois elas vos apressaram vosso encontro com Deus: que as nossas nos levem à santidade também, aceitando-as nos sofrimentos, com brandura e paciência. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.”

Mensagens religiosas: Compartilhe frases de luz e religiosidade!