Comemorado mundialmente, o feriado de Corpus Christi está presente nas celebrações anuais desde 1264. Essa data é muito importante para os católicos, pois envolve o sacramento da eucaristia, que relembra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Em algumas cidades do país, a maior tradição é o tapete que enfeita as ruas por onde passam as procissões, gerando para os fiéis um trabalho manual de meses, mas um resultado encantador. No entanto, as tradições não param por aí: há até mesmo um jeito certo de rezar a missa nesse dia. Aguce seus conhecimentos sobre toda a história que envolve essa data e fique por dentro das tradições católicas.
Nas religiões
A celebração de Corpus Christi faz parte tanto das tradições da Igreja Católica como de determinadas igrejas anglicanas. No entanto os protestantes e os cristãos ortodoxos não celebram a data. Apesar de não ser considerado um feriado nacional, o dia de Corpus Christi é amplamente celebrado no Brasil e conta com práticas adotadas por meio da influência dos portugueses.
Fortalecendo a fé
Que tal celebrar essa data especial com uma ótima playlist? Ouça e aproveite!
A primeira procissão de Corpus Christi ocorreu em 1249, na cidade de Liège, na Bélgica. Porém, durante anos, ocorreu dentro da paróquia Saint Martin e apenas 17 anos depois passou a acontecer nas outras ruas do município. Atualmente, a cidade é repleta de monumentos artísticos e não apenas atrai, mas também encanta os inúmeros turistas que passam por lá.
Muita devoção, respeito e amor
Comemorado no calendário da igreja católica, o feriado de Corpus Christi está presente desde 1264 na vida dos fiéis; ele foi decretado pelo papa Urbano IV! Essa data se tornou um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia, que relembra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo... Além disso, esse marco se tornou feriado nacional e é celebrado pelos devotos com muito respeito, amor e fé!
Significado
Corpus Christi, em latim significa Corpo de Cristo. Se trata de uma festa e feriado católico e baseado em tradições dessa crença. A data é comemorada sempre na quinta feira após o segundo domingo que é comemorado Pentecostes. Tratada como feriado nacional desde 1961, o dia é celebrado com missas festivas e as ruas, em muitos lugares, são enfeitadas por tapetes feitos de areia, flores, entre outros materiais, para a passagem da procissão que é conduzida pelo bispo ou pároco de uma igreja. A procissão traz em seu significado a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná no deserto. Com a instituição da Eucaristia, o povo é alimentado, simbolicamente, com o próprio Corpo de Cristo.
Esse feriado
A morte e a ressureição do amado Senhor Jesus Cristo se tornou um ponto de grande destaque na história dos católicos, e com razão. Apesar de ser feriado nacional, muitos católicos deixam de viajar ou aproveitar com amigos para se dedicar à igreja católica, a ir em missas e a lembrar a importância das escolhas do filho de Deus para a salvação da humanidade!
As cidades do interior do Brasil são as que mais se destacam nas confecções dos tapetes e nos enfeites de rua. Entre ela estão Matão SP, Castelo ES, São José do Rio Preto SP, Rodeio SC e Cabo Frio RJ.
Realidade
Na realidade, a festa deveria ocorrer na quinta-feira da semana santa, o dia da última Ceia, mas foi transferida para outra data para que não fosse prejudicada por causa das celebrações em torno da cruz e da morte de Jesus Cristo, na sexta-feira santa.
De acordo com a Igreja Católica, durante a missa, o sacerdote segurando a hóstia e o cálice de vinho proclama: Isto é o Meu corpo (...), sto é o Meu sangue, ambos se tornam sagrados, simbolizando o corpo e o sangue de Jesus Cristo. É o momento mais importante da celebração. E a hóstia e o vinho ali se tornam consagrados.
Corpus Christi tem como tradição no Brasil enfeitar as ruas por onde passam as procissões com tapetes de desenhos religiosos. Em Pirenópolis GO, além dos tapetes são enfeitados cinco altares para a adoração ao Santíssimo Sacramento juntamente com o cântico latino Tamtum Ergo Sacramentum.
Tapetes Famosos
Em Matão SP, os tapetes são famosos por ter em suas composições vidro moído, dolomitas, serragens e flores que formam uma cruz do tamanho de 12 quarteirões no centro da cidade. É perceptível a presença da fé, da tradição, arte e da beleza. Cerca de 70 toneladas de materiais são usados para a confecção.
Em Borborema SP, as ruas são decoradas com enxovais, bordados e artesanatos produzidos por mais de 50 fábricas da cidade. Passado o feriado, o material é vendido e a renda vai para o Lar de Idosos São Sebastião.
Para os Evangélicos
A igreja evangélica não comemora o feriado de Corpus Christi pois entende que o Corpo de Jesus está fisicamente no nosso meio, em todo lugar.
O trabalho para o desenvolvimento dos tapetes, segundo os devotos, levam até 12 horas. Os mesmos podem ser feitos de flores, serragens, vidro moído entre outros materiais, desde que sejam bem coloridos.
História
A história de Corpus Christi nos remete ao século XIII. A igreja católica viu a necessidade de realçar a presença do "Cristo todo" no pão.
A Eucaristia é um dos 7 sacramentos da igreja. Foi instaurado na Última Ceia quando Jesus disse ao seus discípulos: Este é o meu corpo (pão), isto é meu sangue (vinho), fazei isto em memória de mim.
Corpus Christi é celebrado sempre em um quinta-feira, nos remetendo à quinta-feira santa quando a Última Ceia foi celebrada.
A confecção dos tapetes surgiu em Portugal e chegou ao Brasil com os colonizadores. Os desenhos podem ser variados, mas normalmente são colocados temas relacionados à Eucaristia.
Em Portugal, neste dia, todas a Dioceses fazem procissões que partem da Catedral. As celebrações são realizadas durante todo o dia e, ao meio-dia, uma missa é celebrada.
Primeira Cidade
No Brasil, a primeira cidade a enfeitar as ruas com os tradicionais tapete foi Ouro Preto em Minas Gerais.
A Eucaristia é um Sacramento que, pela admirável conversão de toda a substância do pão no Corpo de Jesus Cristo, e de toda a substância do vinho no seu precioso sangue, contém verdadeira, real e substancialmente o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade do mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor, debaixo das espécies de pão e de vinho, para ser nosso alimento espiritual.
Os ornamentos são feitos para que o Corpo de Cristo passe por um local digno e ser visto por todas as pessoas. É uma manifestação pública da fé na presença real de Jesus na Eucaristia.
Momento Importante
O momento mais importante da missa de Corpus Christi é quando o hostiário, onde estão depositadas as hóstias ainda não consagradas, é conduzido nas procissões por um bispo ou padre. No momento em que o hostiário passa, um silêncio profundo é observado, toca-se a sineta que anuncia a passagem do cortejo. Algumas pessoas se comovem ao extremo e choram, outras se ajoelham diante do hostiário.