O dia 11 de junho é a mesma data que a marinha brasileira conquistou a Batalha Naval do Riachuelo, em 1865. A disputa aconteceu nas margens do rio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, que fica na Argentina. Por isso, a data da conquista foi escolhida para homenagear a Marinha do Brasil.
Aqueça seu mês de junho com essas frases típicas
Segundo os historiadores, a batalha naval que aconteceu às margens do arroio Riachuelo foi uma das mais importantes disputas na Guerra do Paraguai, realizada entre os anos de 1864 e 1870. O Dia da Marinha Brasileira é celebrado em 11 de junho.
Um dos ramos das Forças Armadas do Brasil, a marinha tem a incumbência de zelar pelas operações navais em território nacional. A Marinha Brasileira, que tem o dia 11 de junho como data de celebração da organização, é a maior da América Latina, além de ser a segunda maior da América, ficando atrás apenas da Marinha dos Estados Unidos.
O Brasil é um país que conta com uma fronteira marítima de aproximadamente 8.500 km, ou seja, cerca de quatro mil milhas. Por isso, a marinha tem extrema importância para a proteção do país. Atualmente, o Brasil tem 16 portos principais e 4 grandes terminais, nos quais circulam 26 mil navios por ano. O Dia da Marinha Brasileira é celebrado em 11 de junho.
Nesta Dia da Marinha Brasileira, que é comemorado em 11 de junho, temos mais uma oportunidade para conhecer a história do país. A Marinha do Brasil, que é uma das principais potências na América do Sul, foi criada no século XVIII, mais especificamente no ano de 1736, pelo rei João V, de Portugal.
No Dia da Marinha Brasileira, que é comemorado em 11 de junho, vale lembrar que 75% da carga transportada pelos navios no Brasil corresponde ao comércio exterior. Em contrapartida, 95% de todo o comércio exterior do Brasil, em determinada situação, permeia algum pelas linhas de comunicações marítimas.
A Batalha Naval do Riachuelo, que teve uma sucessão de reviravoltas e manobras estratégicas, consolidou o trabalho da marinha do Brasil para o mundo. Os principais combatentes, como Osório, Duque de Caxias e o próprio Almirante Barroso, tornaram-se heróis da nação e as instituições militares ganharam notoriedade. O Dia da Marinha Brasileira é celebrado em 11 de junho.
Você sabe quais foram os fatos históricos que aconteceram em junho?
Aproveite o Dia da Marinha Brasileira, 11 de junho, para conhecer a missão desse grupo nacional: “Preparar e empregar o Poder Naval, a fim de contribuir para a Defesa da Pátria; para a garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da Lei e da Ordem; para o cumprimento das atribuições subsidiárias previstas em Lei; e para o apoio à Política Externa.”
Nesta Dia da Marinha Brasileira, 11 de junho, confira a missão para o futuro da organização: “A Marinha do Brasil será uma Força moderna, aprestada e motivada, com alto grau de independência tecnológica, de dimensão compatível com a estatura político-estratégica do Brasil no cenário internacional, capaz de contribuir para a defesa da Pátria e salvaguarda dos interesses nacionais, no mar e em águas interiores, em sintonia com os anseios da sociedade.”
As datas mais importantes de junho para salvar o planeta
Nesta Dia da Marinha Brasileira, celebrado em 11 de junho, é importante lembrar de uma nova responsabilidade que a marinha passou a cuidar: o pré-sal. Com a descoberta e exploração de jazidas de petróleo em águas profundas, o mar no Brasil ficou ainda mais visado, gerando essa atenção maior da marinha.