Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia da Marinha Brasileira

O Dia da Marinha Brasileira se deve em homenagem a uma das mais marcantes batalhas navais que já ocorreram. Até hoje os marinheiros são responsáveis pela proteção do nosso país. Por isso, merecem muito reconhecimento. Saiba mais sobre a Marinha e os militares que a constituem!

continue lendo
Compartilhar

Uma das principais marinhas da América

Um dos ramos das Forças Armadas do Brasil, a marinha tem a incumbência de zelar pelas operações navais em território nacional. A Marinha Brasileira, que tem o dia 11 de junho como data de celebração da organização, é a maior da América Latina, além de ser a segunda maior da América, ficando atrás apenas da Marinha dos Estados Unidos.

Qual o papel da Marinha Brasileira no Brasil?

O Brasil é um país que conta com uma fronteira marítima de aproximadamente 8.500 km, ou seja, cerca de quatro mil milhas. Por isso, a marinha tem extrema importância para a proteção do país. Atualmente, o Brasil tem 16 portos principais e 4 grandes terminais, nos quais circulam 26 mil navios por ano. O Dia da Marinha Brasileira é celebrado em 11 de junho.

Como a Marinha Brasileira foi criada?

Nesta Dia da Marinha Brasileira, que é comemorado em 11 de junho, temos mais uma oportunidade para conhecer a história do país. A Marinha do Brasil, que é uma das principais potências na América do Sul, foi criada no século XVIII, mais especificamente no ano de 1736, pelo rei João V, de Portugal.

Qual a importância da Batalha Naval do Riachuelo para a marinha brasileira?

A Batalha Naval do Riachuelo, que teve uma sucessão de reviravoltas e manobras estratégicas, consolidou o trabalho da marinha do Brasil para o mundo. Os principais combatentes, como Osório, Duque de Caxias e o próprio Almirante Barroso, tornaram-se heróis da nação e as instituições militares ganharam notoriedade. O Dia da Marinha Brasileira é celebrado em 11 de junho.

Você sabe quais foram os fatos históricos que aconteceram em junho?

 

Veja qual é a missão da Marinha Brasileira

Aproveite o Dia da Marinha Brasileira, 11 de junho, para conhecer a missão desse grupo nacional: “Preparar e empregar o Poder Naval, a fim de contribuir para a Defesa da Pátria; para a garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da Lei e da Ordem; para o cumprimento das atribuições subsidiárias previstas em Lei; e para o apoio à Política Externa.”

Visão de futuro para a Marinha Brasileira

Nesta Dia da Marinha Brasileira, 11 de junho, confira a missão para o futuro da organização: “A Marinha do Brasil será uma Força moderna, aprestada e motivada, com alto grau de independência tecnológica, de dimensão compatível com a estatura político-estratégica do Brasil no cenário internacional, capaz de contribuir para a defesa da Pátria e salvaguarda dos interesses nacionais, no mar e em águas interiores, em sintonia com os anseios da sociedade.”

As datas mais importantes de junho para salvar o planeta

Interesses comerciais nos mares

Nesta Dia da Marinha Brasileira, celebrado em 11 de junho, é importante lembrar de uma nova responsabilidade que a marinha passou a cuidar: o pré-sal. Com a descoberta e exploração de jazidas de petróleo em águas profundas, o mar no Brasil ficou ainda mais visado, gerando essa atenção maior da marinha.

fechar