No mundo inteiro, 28 de junho é celebrado o Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex). A data foi escolhida por conta de um ataque às pessoas LGBTI que frequentavam o bar Stonewall Inn, em 1969, em Nova Iorque.
Conheça a história de conquistas dos direitos LGBT
O Dia Mundial do Orgulho LGBT, 28 de junho, não é uma data para comemoração, mas sim para reflexão e procura de medidas efetivas que aumentem a segurança e qualidade de vida de pessoas LGBT, afinal elas sofrem diariamente com a intolerância por conta de orientação sexual e gênero.
Pessoas LGBT ainda passam por situações constrangedoras no ambiente de trabalho por conta de sua orientação sexual e gênero. O Dia Mundial do Orgulho LGBT, 28 de junho, é mais uma oportunidade para conscientizar a população dos desdobramentos da homofobia para o indivíduo e o bem-estar com toda a equipe.
Para encontrar um emprego, pessoas LGBT precisam, muitas vezes, esconder sua orientação sexual por medo de rejeição. Neste Dia Mundial do Orgulho LGBT, 28 de junho, a comunidade faz um apelo para que as empresas e o mercado de trabalho, como um todo, acolham esses candidatos com equidade.
Neste Dia Mundial do Orgulho LGBT, 28 de junho, é necessário ressaltar que mesmo no século XXI, segundo o relatório “Making love a crime”, da Anistia Internacional, 38 países da África consideram homossexualidade crime. A luta pela descriminalização acontece há anos, mas a justiça não cedeu à pressão dos ativistas por causas sociais.
De acordo com o Grupo Gay da Bahia, em 2016, 338 gays, travestis e lésbicas foram executadas no Brasil por conta da sua orientação sexual ou gênero. Com isso, pode-se dizer que a cada 26 horas LGBTs são assassinados no país. O Dia Mundial do Orgulho LGBT, 28 de junho, reforça a necessidade de criar políticas públicas que protejam essa parcela da população.
O movimento LGBT no Brasil teve início a partir da década de 70, durante a ditadura civil-militar, que aconteceu entre os anos de 1964-1985. No Dia Mundial do Orgulho LGBT, 28 de junho, a comunidade reforça que a luta por direitos iguais é diária e interminável.
No Brasil, a celebração de casamento civil entre pessoas do mesmo gênero é permitida desde 14 de maio de 2013, de acordo com a decisão do plenário do Conselho Nacional de Justiça. Entretanto, não são todos os juízes que aceitam esse tipo de união ainda, por isso o Dia Mundial do Orgulho LGBT, 28 de junho, é mais uma oportunidade de LGBTs cobrarem por seus direitos.
Antigamente, era usada a sigla “GLS”, que significa gays, lésbicas e simpatizantes. Agora, a ONU e a Anistia Internacional são adeptas da sigla “LGBT” (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais), usada inclusive neste 28 de junho, Dia Mundial do Orgulho LGBT.
Conheça os principais termos de identidade do mundo LGBT
Uma das causas mais disseminadas pelos ativistas, principalmente no Dia Mundial do Orgulho LGBT, 28 de junho, é o estigma da AIDS. Durante os anos 80, uma epidemia do vírus HIV atingiu e matou um número expressivo de LGBTs. A doença deve ser vista com cuidado, mas essa população não deve ser rotulada e nem excluída por conta da patologia.
Cada país tem uma demanda diferente para o Dia Mundial do Orgulho LGBT, 28 de junho, por conta de particularidades como contexto político e social. Mesmo assim, é possível afirmar que questões como criminalização da homo-lesbo-bi-transfobia e casamento civil igualitário estão entre os mais citados.
Que as pessoas LGBTs tenham, neste Dia Internacional do Orgulho LGBT, 28 de junho, ainda mais incentivo para viverem com todos os seus direitos garantidos. E que a sociedade se esforce para proporcionar isso a elas.
Mesmo com o aumento dos índices relacionados à violência contra homossexuais no Brasil, a quantidade de famosos que endossam o Dia Mundial do Orgulho LGBT, 28 de junho, e se declaram como LGBT, está cada vez maior, fato esse que incentiva outras pessoas a se libertarem da mesma maneira.
O Dia Mundial do Orgulho LGBT, 28 de junho, é uma data para reflexão em relação às dificuldades que pessoas LGBTs passam diariamente no Brasil e no mundo. Além de pensar, a data é uma chance para encontrarmos coletivamente ideias práticas para mudar essa realidade.
Neste Dia Mundial do Orgulho LGBT, 28 de junho, é válido pensarmos nos motivos que afastam pessoas LGBTs do espaço de estudo. O bullying certamente está entre umas das causas. Por isso, cabe a nós repensarmos posturas preconceituosas que podem oprimir e ofender essas pessoas.
Celebre também o Dia Internacional Contra a Homofobia, em maio