Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Pentecostes

Uma data cheia de importância para o cristianismo e para o judaísmo, o Dia de Pentecostes marca a vinda do Espírito Santo à Terra, além de ser relacionado às colheitas e à revelação da Torá para Moisés. Em 2019, o Pentecostes será celebrado em 9 de junho. Aprenda mais sobre esse dia tão cheio de fé.

continue lendo
Compartilhar

Comemorações

A Festa de Pentecostes, popularmente chamada de Festa do Divino, foi trazida ao Brasil pelos portugueses no século 16. Comuns em várias regiões do país, as mais conhecidas são realizadas em Paraty (RJ) – uma das mais antigas –, Alcântara (MA), Pirenópolis (GO) e São Luís do Paraitinga, Mogi das Cruzes e Tietê (SP). Neste ano, a data se celebra em 9/6.

Significado

A palavra Pentecostes significa “quinquagésimo”, já que ocorre 50 dias após a Páscoa. A Bíblia também dá outros nomes a essa celebração: Festa das Semanas (por ocorrer sete semanas após a Páscoa) e Festa da Colheita dos Primeiros Frutos (por festejar o início da colheita de cada ano). Em 2019, a festa de Pentecostes acontecerá no dia 9 de junho.

Símbolos da Festa do Divino

O principal símbolo da festa é a pomba branca, que representa o Espírito Santo. A bandeira é confeccionada geralmente em veludo vermelho e colocada em um varão com ponta de lança. É bordada ou pintada a imagem da pomba na bandeira, que é usada na Folia, acompanhando a coroa e o cetro. É uma festa que celebra o Pentecostes, que neste ano será em 9/6.

Os principais pensamentos de Papa Bento XVI

Revelação da Torá

Além da celebração pela colheita pelos judeus, Pentecostes também comemora a revelação da Torá a Moisés no Monte Sinai, fato que ocorreu sete semanas após o povo judeu sair do Egito. Com o passar do tempo, a celebração de Pentecostes, para os judeus, passou a focar mais a criação da Torá do que os festejos pelas colheitas.

 

No Novo Testamento

O Novo Testamento menciona o Pentecostes em três diferentes passagens: o dia em que o Espírito Santo foi derramado sobre os cristãos em Jerusalém (Atos 2); a decisão de Paulo em não se demorar na Ásia para poder estar em Jerusalém até a data (Atos 20:16); e a disposição de Paulo em ficar em Éfeso até o Pentecostes (1 Coríntios 16:9). Celebremos o Pentecostes em seu dia, que em 2019 será em 9/6.

Leia os versículos mais importantes de Apocalipse

Movimento evangelizador

Pentecostes tem uma importância muito grande para a comunidade cristã, pois é um acontecimento que dá início à ação evangelizadora, permitindo que todas as nações e línguas obtivessem acesso ao Evangelho e à salvação por meio do poder do Espírito Santo. Usemos o seu dia, que em 2019 será em 9/6, para buscar a reunificação da humanidade.

Oração

Neste dia 9 de junho, quando se comemora Pentecostes, façamos uma pausa para orar, com o coração e com a fé:

“Espírito Santo de Amor,

Divino sopro de vida,

que restaura nossa alma

e revigora nossas forças,

derramai em nosso coração

a força do Teu amor consolador,

para que testemunhemos, no mundo,

as misericórdias do Pai.

Dai-nos palavras de sabedoria,

e fortalecei nossa alma nas lutas contra o mal.

Renova-nos no amor e na paz,

para que floresça, a cada dia de nossa existência,

o Pentecostes da Vida Nova.

Amém!”

Relembre as principais orações que vão te conectar com Deus

Palavras do papa Francisco

Comentário do papa Francisco sobre o Pentecostes, exaltando a fé, a propagação do Espírito Santo e a importância da evangelização: “Neste dia, contemplamos e revivemos na liturgia a efusão do Espírito Santo realizada por Cristo ressuscitado sobre a sua Igreja; um evento de graça que encheu o Cenáculo de Jerusalém para se estender ao mundo inteiro”. Celebremos o Pentecostes, que neste ano acontecerá no dia 9/6.

fechar