O folclore é um aspecto da cultura brasileira pouco valorizado atualmente, mas ele tem grande força em relação à nossa tradição histórica. Desde de mitos, histórias, contos e lendas, o folclore encanta qualquer apaixonado por cultura. Conheça mais sobre essa data comemorativa!
Nosso folclore
Para celebrar nosso folclore, elaboramos uma playlist recheada de músicas folclóricas para você. Veja!
Você sabe o que é folclore? Incluindo mitos, lendas, contos populares e muitas outras coisas, o folclore é algo essencial na cultura do nosso Brasil. O dia 22 de agosto é dedicado para comemorar essas tradições tão especiais! Venha conhecer um pouco mais sobre seu próprio povo.
O Saci-Pererê é um personagem histórico no folclore brasileiro. Jovem, negro, de uma perna só, ele possui uma carapuça vermelha que lhe concede desejos mágicos. Já foi retratado por diversos escritores brasileiros e pode apresentar vários significados quando representado.
Além do Saci-Pererê, muitas outras lendas completam o cenário folclórico brasileiro. Personagens como Curupira, Boitatá, Caipora e até a Mula-sem-cabeça são lembrados quando falamos no Dia do Folclore. Venha conhecer mais sobre essas e outras lendas que fazem parte da nossa cultura!
Além das lendas e contos folclóricos, o Brasil é um país cheio de outras tradições muito marcantes em sua história. Quer conhecer um pouco mais sobre alguns desses costumes? Afinal, como surgiu a feijoada? Como a explicar a força da fé brasileira? Explore a cultura do nosso país!
Monteiro Lobato, escritor renomado da história brasileira, representou várias lendas e contos folclóricos brasileiros em sua obra. Ele é o autor do “Sítio do Picapau Amarelo”, história que inclui diversos personagens do folclore de nosso país.
Cantigas de roda que fizeram parte da sua infância
Sabia que as cantigas de roda que aprendemos na infância também fazem parte do nosso folclore? Essa tradição fez parte da formação das crianças em todos os cantos do país, então que tal relembrar as letras de melodias como “Boi da cara preta”, “Samba, Lelê” e “Atirei o pau no gato”.