Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia da Enfermeira

Em vez de olhar apenas para a figura do médico, que é a mais prestigiada na área da saúde, que tal prestarmos mais atenção também às enfermeiras que trabalham todos os dias para que seus pacientes tenham a melhor experiência possível no hospital? Estas que passam de quatro a cinco anos em cursos de graduação e, desde seu período estudando, se dedicam inteiramente a esta profissão tão nobre que escolheram para a vida. É a enfermeira que dá todo o suporte ao paciente ou aos auxiliares que ficarão responsáveis por ele, muitas vezes planejando e liderando o trabalho. Neste Dia da Enfermeira, aproveite para parabenizar as profissionais que você conhece, pois elas merecem.

A arte de cuidar

A enfermagem é uma arte. A arte de cuidar do outro. Enquanto o médico foca mais a doença, a enfermeira tem como foco a pessoa, o ser humano. Dedicar-se ao outro requer mais que inclinação profissional. Demanda amor, empatia e solidariedade. Neste 10 de agosto, Dia da Enfermeira, celebre a empatia.

Dama da Lâmpada

Considerada a fundadora da enfermagem moderna, Florence Nightingale foi pioneira no tratamento de feridos em batalhas. Ficou conhecida como a Dama da Lâmpada por atender os pacientes durante a noite usando o objeto. Com o dinheiro recebido por sua atuação na Guerra da Crimeia, criou a escola de enfermagem do Hospital Saint Thomas, primeira escola secular de enfermagem do mundo. No Dia da Enfermeira, 10 de agosto, comemoramos também o pioneirismo de Florence.

A pioneira no Brasil

Enfermagem no Brasil remonta à história de Ana Néri. Ela foi enfermeira voluntária na Guerra do Paraguai e, por sua brava atuação e serviços ininterruptos nos hospitais militares, recebeu a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe. 10 de agosto, Dia da Enfermeira, é dia também desse ícone brasileiro.

Cuidado domiciliar

Uma profissão que tem se destacado bastante é a do cuidador de idosos. Não necessariamente é função da enfermeira, mas muitos profissionais acabam acumulando essa função por já possuírem experiência técnica na administração de medicamentos, aplicação de injeção ou internação domiciliar. Neste 10 de agosto, Dia da Enfermeira, valorize o trabalho dessa profissional.

Outras heroínas

Outras verdadeiras heroínas na história da enfermagem: Olga Verderese (e sua notável contribuição para campo científico da enfermagem), Madre Marie Domineuc (marco na enfermagem obstétrica) e Wanda Horta (fundamental na humanização da enfermagem), entre outras tão essenciais. 10 de agosto, Dia da Enfermeira, dia de heroínas.

Home care x cuidador

Embora haja muitas enfermeiras trabalhando como cuidadoras, não se deve confundir essa função com o trabalho de home care. O home care é uma estrutura domiciliar equiparada à de um hospital e, por isso, demanda o trabalho da enfermeira. Já o cuidador se encarrega de proporcionar bem-estar ao idoso. No Dia da Enfermeira, 10 de agosto, aprenda a diferenciar essas duas funções.

Orgulho da profissão

Sou enfermeira e me orgulho da profissão que escolhi. Não só por ser uma vocação profissional. É uma vocação humana. Escolhi cuidar do outro, doar meu tempo a fazer com que o doente tenha um tratamento digno e atencioso. Neste Dia da Enfermeira, celebrado em 10 e agosto, registro minha felicidade por ser essa profissional e parabenizo todos os meus colegas.

Não confunda

Muito se confunde o trabalho da enfermeira com o de outros profissionais da enfermagem, como técnicos e auxiliares de enfermagem. Além da formação (curso superior), a enfermeira tem funções bem distintas das de seus colegas, e geralmente supervisiona o trabalho destes. No Dia da Enfermeira, 10 de agosto, procure entender melhor sobre o papel de cada profissional.

A importância do enfermeiro na sociedade

Amiga enfermeira

Se você tem uma amiga enfermeira, parabenize-a no Dia da Enfermeira, 10 de agosto. É mais que uma data comemorativa, é um momento de agradecer e reconhecer um trabalho essencial que humaniza o paciente, que se relaciona além da cura e do tratamento. Trata-se do cuidado e valorização do outro.

Meus desejos

Querida enfermeira, que neste 10 de agosto, Dia da Enfermeira (seu dia!), você tenha o merecido reconhecimento e possa celebrar com toda a felicidade e dignidade. Seu trabalho vai além de um mero profissional de saúde. Você é uma profissional do CUIDAR. Parabéns pelo seu dia!

Recém-formadas

A vocês, que acabaram de se formar em Enfermagem, por todos os desafios experimentados durante a vida acadêmica, todos os estudos além da teoria e prática, aqui ficam meus parabéns pela escolha. Vocês não devem em nada aos médicos. Seu trabalho é tão ou mais importante. 10 de agosto, Dia da Enfermeira, comemorem!

A quem escolheu a carreira

Para você, que decidiu ingressar na faculdade de Enfermagem, saiba que escolheu uma carreira exemplar e que enche qualquer um de orgulho. Desejo sorte na sua jornada. Fique sabendo que você terá uma data especial para comemorar a sua dedicação: 10 de agosto, Dia da Enfermeira.