Somente em 1903 foi feita a restauração da basílica dedicada a São Félix e Santo Adauto, cujo dia se celebra em 30 de agosto. No local existe um afresco da arte primitiva cristã em que os dois – que foram bastante venerados no século VII – aparecem junto a São Pedro, Santo Estêvão e São Paulo.
Qual a origem do cristianismo?
Por ser uma história pouco conhecida, sabemos pouco sobre esse cristão que se voluntariou a morrer de uma forma estranhamente heroica. Nenhum dos soldados sabia quem era esse homem e, por isso, passaram a chamá-lo de “Adauto”, que significa “adjunto”. Ou seja, aquele que morreu junto com São Félix. Em 30/08 celebremos o Dia de São Félix e Santo Adauto.
Otimismo na Bíblia. Utilize o Livro Sagrado como pilar para não perder a fé na vida!
Em 30 de agosto comemora-se o Dia de São Félix e Santo Adauto, dois dos mais antigos mártires da Igreja, que foram mortos em 303 pelo Imperador Diocleciano, um dos maiores perseguidores dos cristãos. Neste dia é importante refletirmos sobre duas histórias de vida que se cruzaram em um marcante momento de fé e sacrifício pela devoção a Cristo.
Um mês de longas alegrias e vitórias. Celebre com frases de agosto!
O que se sabe sobre São Félix é que ele era um sacerdote cristão que, durante as perseguições do Imperador Diocleciano, fora levado para um altar de sacrifício a deuses romanos. Chegando ao altar, São Félix rezou e todas as imagens dos ídolos caíram. Esse feito decretou sua condenação à morte. Seu dia junto a Santo Adauto é comemorado em 30/08.
Pouco se sabe sobre Santo Adauto. O que se conta é que, no caminho para sua execução, São Félix foi interpelado por um homem. Declarando-se cristão, espontaneamente, pediu que fosse sacrificado junto com São Félix, o que não foi recusado pelos soldados. É por essa razão que em 30 de agosto é comemorado o Dia de São Félix e Santo Adauto, pois os dois morreram juntos.
Diante desse estranho pedido de Adauto, porém determinados a eliminar todos os cristãos, os soldados prenderam-no e levaram os dois para o local da execução. Primeiro decapitaram São Félix e, na sequência, com a mesma espada, decapitaram Santo Adauto. Ambos receberam a glória do martírio, entregando a Jesus suas vidas. Neste 30/08, dia desses santos heroicos, celebremos e oremos.
Você sabe quais fatos históricos aconteceram em agosto?
Segundo relatos, São Félix e Santo Adauto, que são celebrados juntamente no dia 30 de agosto, foram sepultados numa cripta do cemitério de Comodila, na via das Sete Igrejas, próximo à Basílica de São Paulo Fora dos Muros (Roma, Itália). Essa cripta foi transformada em basílica pelo Papa Sirício.
A cripta de São Félix e Santo Adauto, que foi transformada basílica, tornou-se local de grande peregrinação de devotos cristãos. Mas, pouco após a Idade Média, o culto dedicado a esses dois mártires começou a perder força. Neste 30 de agosto, Dia de São Félix e Santo Adauto, uma ótima ideia é pesquisar mais sobre esses santos.
Qual o verdadeiro poder da fé?
Em 1720 foram encontrados o cemitério de Comodila e o túmulo de São Félix e Santo Adauto. No entanto, como ruíram logo em seguida, tornaram a cair no esquecimento, junto com suas ruínas que foram abandonadas. No dia desses dois santos, celebrado em 30/08, vale procurar saber um pouco mais sobre a vida desses dois mártires.
As relíquias de São Félix e Santo Adauto, cujo dia se celebra em 30 de agosto, estão localizadas na Catedral de Santo Estêvão, no centro de Viena, capital da Áustria. A catedral atualmente é sede da Arquidiocese de Viena.
Leve a palavra de Cristo aos seus amigos do WhatsApp!
Dadas as circunstâncias das mortes de São Félix e Santo Adauto, mártires do imperador pagão Diocleciano, a Igreja Católica dedicou aos dois o mesmo dia (30 de agosto) para as comemorações litúrgicas. Existem até rumores de que eles seriam irmãos de sangue. Sendo irmãos ou não, fica registrada a história de devoção e sacrifício desses dois verdadeiros exemplos.
A morte de São Félix e Santo Adauto deve ser tomada como exemplo de entrega e amor profundo aos ensinamentos de Jesus Cristo. O sacrifício de Adauto, por vontade própria, mostra o quão honrado é o homem que segue os princípios cristãos. Neste dia 30 de agosto, dedicado aos dois santos, oremos e celebremos esses exemplos de dignidade e amor.
Neste 30 de agosto, dia em que celebramos São Félix e Santo Adauto, oremos um pouco e reflitamos sobre os sacrifícios que necessitamos fazer em nome de nossas convicções:
“Concedei-nos, ó Deus onipotente, a graça de sermos sempre firmes na fé. E pela intercessão de S. Félix e de Santo Adauto, dai-nos, Senhor, a graça que vos pedimos. Por Cristo Nosso Senhor, amém. São Félix e Santo Adauto, orai por nós!”
Cultive a amizade e a fé com mensagens de WhatsApp para seus amigos da Igreja!