Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Santo Osvaldo de Nortúmbria

O Santo Osvaldo de Nortúmbria é um santo pouco conhecido, cuja trajetória se iniciou na Inglaterra e foi se desenvolvendo com o seu jeito altruísta e humilde em relação a outros povos e outras pessoas. No dia desse santo, conheça mais de sua história e celebre com mensagens!

continue lendo
Compartilhar

A Nortúmbria

A Nortúmbria foi um dos sete reinos da heptarquia anglo-saxã que deu origem à Inglaterra. São Osvaldo de Nortúmbria tem fundamental papel na expansão desse reino, que acabou tornando-se não só uma parte da Inglaterra como também cobria grande parte do que atualmente é o sudeste da Escócia. No seu dia, 5 de agosto, devemos celebrar também esse santo como um exímio estrategista.

História

Santo Osvaldo de Nortúmbria, cujo dia se celebra em 5 de agosto, nasceu em 604, filho do rei pagão Etelfrit e da princesa Acha. Com a invasão dos bárbaros a seu reino, a rainha fugiu com seus filhos para o Mosteiro de Iona, onde foram convertidos, tendo recebido uma formação acadêmica e religiosa bastante consistente.

Caridade e estratégia

Santo Osvaldo de Nortúmbria era conhecido por sua caridade e generosidade, não discriminando pobres e ricos. Além de sua bondade, também era respeitado por suas habilidades como um militar muito bem treinado e estrategista. Em 5 de agosto, comemora-se o seu dia, data de celebrar toda a importância que ele teve na história.

Imagem de Santo Osvaldo

Santo Osvaldo de Nortúmbria, cujo dia se celebra em 5 de agosto, era um homem de belo porte físico, sua imagem é retratada com trajes reais, seu cetro e a coroa, e ele aparece acompanhado por um falcão, pousado sobre sua mão.

Assumindo o trono

Após a morte do pai, Osvaldo reuniu seu exército e se empenhou na Batalha de Havenfield. Tendo saído vitorioso, foi coroado rei da Nortúmbria. Conta-se que, antes do combate, ele teve uma visão de São Columbano orientando-o a rezar antes de sair em combate. Seu dia é comemorado em 5 de agosto, época de celebrar também essa conquista.

 

Vitória graças à fé

São Osvaldo de Nortúmbria sempre atribuiu sua vitória na Batalha de Havenfield a são Columbano e a Cristo. Por essa razão, após sua coroação, converteu todos os seus soldados. Convidou os monges do Mosteiro de Iona a pregarem o Evangelho em seu reino. Devemos celebrar toda a sua fé no seu dia, comemorado em 5 de agosto.

Promoção da caridade

São Osvaldo de Nortúmbria tinha uma fé tão grande que, durante a pregação dos monges no seu reino, ele mesmo traduzia sermões para seu povo sendo bem-sucedido nas conversões. Ao longo de seu reinado, promoveu ainda mais caridade, construindo igrejas, mosteiros, asilos, creches e hospitais, e distribuindo riquezas. Seu dia (5 de agosto) deve ser comemorado por tamanha generosidade.

Oração

No Dia de São Osvaldo de Nortúmbria, comemorado em 5 de agosto, façamos uma oração em celebração a sua caridade:

"Ó Deus, que aos vossos pastores associastes Santo Osvaldo, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo. Dai-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua glória. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!"

Morte

São Osvaldo de Nortúmbria foi venerado como santo ainda em vida, sua santidade logo tomou fama graças à divulgação dos monges beneditinos. Por sua morte em combate contra os pagãos, o famoso e venerável monge Beda reivindicou o título de mártir a São Osvaldo. A comemoração de seu dia foi mantida pela Igreja em 5 de agosto. Celebremos!

Reflita com a palavra de Deus

fechar