Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Santa Patrícia

Santa Patrícia era uma importante herdeira da nobreza em Constantinopla no século VII. Devido à sua fé, ela fugiu de casa para manter seus votos de castidade, e se dedicou a caridade. Vivendo uma vida humilde, Santa Patrícia realizou inúmeras obras de apoio à Igreja e renunciou às suas riquezas para poder se dedicar à vida espiritual. Em seu tempo de vida, Santa Patricia demonstrou fé inabalável mesmo frente aos desafios, e após sua morte, ela foi declarada co-padroeira de Nápoles. Seu dia acontece em 25 de agosto. Conheça essa santa que foi um exemplo de altruísmo e dedicação, e celebre sua obra.

continue lendo
Compartilhar

Quem foi Santa Patrícia

Santa Patrícia nasceu na Constantinopla, logo no começo do século VII. Nascida em família nobre, era filha de Constante II, o imperador de Constantinopla. Todos eram descendentes de Constantino, o imperador que declarou que o cristianismo seria a religião oficial do Império Romano. Não é a toa que futuramente Patrícia teria um dia dedicado somente a ela: dia 25 de agosto. Que no Dia de Santa Patrícia possamos preservar sua memória, e honrar cada uma de suas escolhas. Amém!

Vida e fuga

Quem cuidou de Santa Patrícia desde sua infância foi uma empregada chamada Aglaia. A funcionária era extremamente cristã, o que influenciou no futuro de Patrícia. Ela, logo cedo, fez um voto de virgindade, mas não comentou com mais ninguém. O que a menina não imaginava, era que seu pai arranjou um nobre para que ela se casasse, já que na época isso era comum. Sabendo do ocorrido, explicou-se para Constante II, mas ele não aceitou os argumentos. Dessa forma, Patrícia fugiu com Aglaia e com amigas que compartilhavam dos mesmos ideais.

Confira a comemoração do Dia de Todos os Santos!

Início da vida religiosa

Ao fugir com Aglaia e suas amigas, Santa Patrícia levou parte de seus bens. Primeiro, foi para as Ilhas Gregas. Em seguida, para Nápoles, na Itália. Logo de cara se apaixonou pela cidade, e passou a ajudar as igrejas que tinham por lá, principalmente com o que levou com ela durante a fuga. A ajuda acontecia por meio de dinheiro ou por meio da decoração dos locais, com ornamentos e utensílios que eram necessários para fazer as celebrações litúrgicas. Santa Patrícia também dava dinheiro para conventos que ajudavam pessoas pobres, além de conseguir relíquias de santos considerados mártires para colocar nos altares. Que dia 25 de agosto, Dia de Santa Patrícia, suas boas ações sejam festejadas, e que em nossos corações a humildade se manifeste. Glória a ti, Patrícia!

Ida para Roma

Com medo de sofrer com perseguições do pai, Santa Patrícia foi para Roma e pediu proteção ao Papa Libério. Mas, diferente do que imaginava, Constante II já havia entendido a escolha da filha, e mudado de opinião. Dessa forma, Patrícia recebeu do Papa o véu, um símbolo de consagração à Deus. A cerimônia aconteceu também em Roma, e foi um momento importantíssimo na trajetória religiosa de Patrícia, que tem um dia especial totalmente dedicado a ela: dia 25 de agosto. Que todos lembrem-se de suas renúncias e da escolha a Deus, para que dessa forma nos inspiremos e possamos assim preservar o amor de Cristo em nossos corações. Salve, Santa Patrícia!

Conheça o Dia de São Joaquim e quem foi ele!

Volta a Constantinopla

Depois de ter certeza que o pai estava conformado com a sua escolha, Santa Patrícia resolveu voltar para a sua terra natal com Aglaia e suas amigas. O objetivo era rever quem lá ficou e se reconciliar tanto com o pai quanto com a família. Além disso, Patrícia renunciou oficialmente à sua herança e à coroa, distribuindo assim seus bens a todos os pobres do local. Dia 25 de agosto, Dia de Santa Patrícia, que seu nome seja louvado e que seu coração bondoso, capaz de buscar uma reconciliação, seja elevado aos céus. Tu és puro amor, Santa Patrícia.

Ida a Jerusalém

Outro objetivo de Santa Patrícia ao voltar a Constantinopla era futuramente ir a Jerusalém fazer uma peregrinação à Terra Santa. Sendo assim, ela foi. Porém, na ida para lá, o navio precisou desviar por conta dos ventos contrários e acabou indo para o litoral de Nápoles. A embarcação naufragou, e parte de sua construção foi parar na ilha de Megaride, conhecida também como Castel dell’Ovo. Lá, havia um pequeno convento. Foi de lá que algumas irmãs socorreram Patrícia, muito debilitada por conta do ocorrido.

Santo Antônio: Conheça mais sobre o santo do casamento!

Morte

Mesmo sendo socorrida no convento de Megaride, Santa Patrícia tinha muitos ferimentos, e pouco tempo depois acabou morrendo no local. Aglaia foi quem organizou o funeral, contando com a ajuda inclusive do Bispo e o Duque da Cidade. A história conta que o carro puxado por bois, que levava o corpo de Santa Patrícia, parou diante do Mosteiro das irmãs basilianas, um local em Nápoles que Patrícia queria ser sepultada e onde estão suas relíquias. Não há uma data correta que indique o dia em que Santa Patrícia morreu.

 

Devoção e canonização

Por saber da história de Santa Patrícia, o povo de Nápoles passou a difundir o seu culto, e assim tornaram ela a co-padroeira da cidade junto ao padroeiro São Genaro. Patrícia foi canonizada em 1625 e anos depois seus restos mortais foram transferidos para o Mosteiro de São Gregório Armênio. Que dia 25 de agosto, Dia de Santa Patrícia, possamos honrar uma história repleta de abdicações em prol do amor divino. Tu és gloriosa, querida Patrícia. Sua memória será sempre preservada por seus devotos!

Mensagens para agradecer no Dia de Nossa Senhora Aparecida!

25 de agosto - Dia de Santa Patrícia

A festa de Santa Patrícia é comemorada liturgicamente no dia 25 de agosto. Não há um motivo específico para que essa data tenha sido escolhida, mas é nesse dia que podemos celebrar a vida e memória desta mulher. Santa Patrícia, que seu nome seja sempre levado ao local mais alto, e que nunca se esqueçam de suas obras. Que assim seja!

Ensinamentos de Santa Patrícia

Santa Patrícia nos trouxe lições ligadas ao respeito, o culto a objetos sagrados, perseverança e reconciliação. Além disso, quando fez a renúncia à coroa e distribuiu seus bens, mostrou que o mais importante é o bem que fazemos e deixamos, assim como Jesus Cristo ensinou àqueles que o seguem. No dia 25 de agosto, Dia de Santa Patrícia, que seu nome seja louvado, lembrado e celebrado como merece. Que possamos nos lembrar de seus grandes feitos, de suas escolhas em prol do bem comum e do amor que reservou a Cristo, nosso Senhor. Gratidão a ti, Santa Patrícia!

A história de São João, o santo festeiro!

Oração a Santa Patrícia

“Santa Patrícia, que renunciaste à coroa, à nobreza e ao poder e nos mostras com teu exemplo que tudo neste mundo é passageiro, ensina-nos a enxergar essa verdade todos os dias de nossa vida. Ajude-nos no ideal de seguir Jesus radicalmente, no desapego dos bens materiais e na ajuda aos mais necessitados. Santa Patrícia, rogai por nós. Amém.”

Gratidão

Obrigada(o) Santa Patrícia por cuidar tão bem de mim e da minha família. Gratidão por todos os ensinamentos e por todo o exemplo que deu ainda em vida. Hoje, são teus feitos que inspiram os nossos, e sua dedicação que faz com que desejemos ser cada vez melhores. Que sua luz continue iluminando o caminho de todos e que todo dia 25 de agosto, o dia de sua festa, possamos celebrar com fé os marcos de sua história. Amém.

Inspire-se com frases de Madre Teresa

Proteção

A ti, Santa Patrícia, eu vos peço: proteja-me, guia-me e mostre-me por qual direção devo seguir. Abra meus olhos, e faça de meu coração a bússola que preciso, assim fez do teu o mestre de suas ações. Esteja ao meu lado, Santa Patrícia. Eu te peço. Amém.

Inspiração

Quero assim como ti, abdicar do que é supérfluo, e dedicar-me ao amor de Cristo. Quero, assim como ti, Santa Patrícia, fazer o bem a quem precisa, entendendo que a verdadeira felicidade não consiste na riqueza, mas sim nas boas ações que deixamos em vida. Quero poder me inspirar em teu coração puro para seguir de uma maneira mais justa e divina. Obrigado(a) por estar sempre aqui.

Bíblia: Veja passagens da Bíblia e reforce sua fé!

Exemplo em vida

Meu coração bate feliz por saber que a tenho sempre ao meu lado, Santa Patrícia. Que suas bênçãos sejam derramadas sobre mim, que seu exemplo em vida inspire meu caminho, e que a cada dia eu possa ser melhor assim como tu fez durante sua vivência nesta Terra. Tu és amor, sinônimo de humildade, e um ser divino a ser seguido. Gratidão, Santa Patrícia.

fechar