Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia Nossa Senhora da Abadia

No período das invasões mouras na Europa, devotos cristãos se viram obrigados a esconder as imagens dos santos. 217 anos depois, a imagem de Nossa Senhora da Abadia foi encontrada por ermitões e, desde então, igrejas, capelas e santuários foram erguidos em homenagem a Santa. Com sua chegada no Brasil, tornou-se padroeira de diversas cidades mineiras e em todo 15/08 diversas festas e procissões ocorrem para louvar o dia de Nossa Senhora da Abadia. Nossa Senhora da Abadia é mais uma das representações da Virgem Santa que sempre intercede por todos nós com seu manto de amor e piedade. Conheça mais sobre a origem dessa bela Santa e as representações de sua imagem.

continue lendo
Compartilhar

Origem

No dia 15/08 celebramos o dia de Nossa Senhora da Abadia. A Santa também é conhecida como Santa Maria do Bouro em Portugal. Conta-se que a imagem da Santa foi escondida pelos monges do Mosteiro do Bouro no período das invasões mouras para evitar que a imagem fosse profanada. Séculos depois, alguns ermitãos viram uma intensa luz brilhando em meio às pedras, onde encontraram a imagem da Virgem.

Conheça também o Dia da Irmã Dulce

Brasil

No Brasil, principalmente em Minas Gerais, várias cidades têm como padroeira Nossa Senhora da Abadia. A devoção à Virgem se deu já no período colonial, quando os portugueses trouxeram suas crenças para o país. No dia 15/08, em virtude de ser o dia de Nossa Senhora da Abadia, ocorrem procissões em diversas cidades e há uma grande peregrinação até o Santuário de Nossa Senhora da Abadia em Uberaba.

Oração

No dia 15/08 celebramos o dia de Nossa Senhora da Abadia. Em sua homenagem, oramos:

“Senhora dos Navegantes, Filha dileta de Deus Pai e Mãe de Jesus, nosso Salvador. Esposa do Espírito Santo, eis-me aqui diante de vossa imagem, para consagrar-me inteiramente a vós. Trago-vos, Senhora, minha vida, meu trabalho, os sofrimentos e as alegrias, as lutas e as esperanças, tudo que tenho e sou, para oferecer ao vosso Filho, ó Maria. Peço vossa proteção para nunca abandonar a fé católica, sempre fiel a Jesus. Dai-me força para viver de verdade o amor fraterno e assumir minha responsabilidade de cristão no mundo. Ó Senhora da Abadia, aceitai-me como filho e guardai-me sob o vosso manto protetor.

Amém.”

10 razões para orar todos os dias

Proteção

No dia 15 de Agosto é celebrado o dia de Nossa Senhora da Abadia. A Virgem intercessora é louvada em memória à sua aparição milagrosa em Portugal. Vamos agradecer a Mãe Santíssima por todos os momentos em que ela nos tem carregado em seus braços e nos dado sua proteção. Nossa Senhora da Abadia, rogai por nós.

Santuário em Portugal

No dia 15/08 celebra-se o dia de Nossa Senhora da Abadia, Santa de origem portuguesa. Seu Santuário é um santuário mariano que, mesmo sendo do século XVIII, está extremamente bem conservado. A arquitetura do Santuário é elaborada com muita grandiosidade e beleza é um dos Santuários mais antigos do mundo.

Imagem

Você conhece Nossa Senhora da Abadia? O dia da Virgem é celebrado em 15/08 e sua imagem representa a Mãe segurando, em um de seus braços, o menino Jesus e, no outro, um cetro. Além disso, a Santa, coberta por um manto azul, veste uma túnica branca com flores e detalhes em vermelho e carrega uma coroa na cabeça. Aos seus pés vemos a imagem de três anjos. Cada detalhe da imagem possui um significado, sabia?

A túnica

Dia 15/8 é dia de Nossa Senhora da Abadia. A imagem da Virgem é repleta de significados. A túnica de Nossa Senhora da Abadia é branca e tem pequenas flores rosas e azuis. Sua túnica branca representa sua pureza e as flores representam a felicidade de termos o Menino Jesus como nosso salvador.

 

Detalhes em vermelho

No dia 15/08 celebramos o dia de Nossa Senhora da Abadia, uma santa que tem uma belíssima imagem cheia de representações. Os detalhes em vermelho nas suas vestes simbolizam a anunciação do Evangelho, pois a cor vermelha simboliza o sangue. Por isso os detalhes vermelhos representam o anúncio do Evangelho que contém o sofrimento de Jesus Cristo, que morreu por nós.

Os três anjos

Para o cristianismo o número 3 representa a Santíssima Trindade. Os anjos na imagem de Nossa Senhora da Abadia simbolizam que a Virgem, rainha dos anjos, desce dos céus para trazer sua mensagem em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. No dia 15/08, oremos em louvor. Nossa Senhora da Abadia, rogai por nós.

Oração da Paróquia Mineira

Dia 15/08 é dia de Nossa Senhora da Abadia. Em seu louvor e agradecimento, oramos:

"Ó Senhora da Abadia, aqui estão os vossos filhos que, cheios de gratidão, vieram vos agradecer: agradecer o Dom da vida; agradecer o Dom da fé; agradecer a vida divina; agradecer a vida dos familiares e dos amigos; agradecer a vida da Igreja e agradecer os cem anos de celebração desta festa.

Estes vossos filhos, Senhora e Mãe, vieram também pedir e suplicar:

olhai, ó Mãe, estes vossos filhos e suas famílias;

olhai, ó Mãe, esta Paróquia e seu Vigário;

olhai, ó Mãe, esta diocese e seus Bispos;

olhai, ó Mãe, a Igreja e o Santo Padre, o Papa.

Fazei, ó Mãe e Rainha, que estes vossos filhos sejam testemunhas das verdades libertadoras anunciadas no Evangelho de vosso filho Jesus, realizando o seu reino também na terra.

Ó Mãe, estes filhos querem gozar um dia de vossa presença na glória do céu, onde de corpo e alma estais com o Pai, reinais com vosso Filho Jesus e viveis com o Espírito Santo.

Amém.”

Ore pelas pessoas com essas lindas preces

fechar