Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Mitologia Nórdica

A mitologia nórdica, também conhecida como mitologia germânica, é de origem escandinava e surgiu para denominar um conjunto de lendas pré-cristãs da época. Ao contrário de algumas outras mitologias, está não está associada a algo divino e não possuía ligações religiosas. Descubra mais sobre ela aqui

Mitologia Nórdica

A mitologia nórdica, conjunto de lendas pré-cristãs de origem Escandinava, conhecida também como mitologia viking, surgiu em meados dos séculos XIII e IX. Nessa época, deuses e símbolos se formaram com a intenção de explicar como foi a criação do mundo. Para sintetizar a lenda, a sua origem deu-se a uma árvore chamada Yggdrasil, da qual sua história é contata com muita sabedoria.

Descubra também o que é mitologia vista de uma forma geral
Copiar
Compartilhar
A árvore Yggdrasil

Em sua história, a árvore Yggdrasil representa o eixo do mundo, da qual era sagrada e possuía três raízes que representavam o mundo subterrâneo, o terrestre e o celestial. Ainda havia andares em seus pilares, somando nove galhos que caracterizavam os mundos paralelos, mundos diferentes.

Conheça mais sobre a mitologia grega descobrindo suas curiosidades
Copiar
Compartilhar
1. Asgard

Para aqueles que viveram na época dos vikings, Asgard era a terra sagrada, no topo do mundo, onde os deuses de Aesir viviam como mérito à sua honra, por isso, podiam desfrutar do local abençoado, que era cheio de montanhas e animais sagrados.


Copiar
Compartilhar
2. Midgard

O centro da terra era representado por Midgard, localizado bem no meio da árvore dos mundos. Ou seja, era uma representação simbólica sobre o mundo dos humanos.


Copiar
Compartilhar
3. Jotunheim

Um local temido e perigoso, abrigado por gigantes que, por sua vez, eram inimigos dos deuses e a névoa imperava em sua terra. Esses ameaçadores eram conhecidos como Trolls e caracterizavam o oposto do bem.


Copiar
Compartilhar
4. Niflheim

Um galho que equilibra-se com o fogo, porém, cumpre o lado oposto a ele: o de gelo. Niflheim é o reino do gelo, frio demais, ilusório, conservador e considerado o gelo eterno.


Copiar
Compartilhar
5. Vanaheim

O mundo da semente, conhecido também como o mundo dos Vanir. A fertilidade, natureza, surgimento de ideias e crescimento estão ligados a esse mundo, que é a base terra.


Copiar
Compartilhar
 
6. Helheim

O granizo é a sua representação e é o mundo dos mortos. É a profundeza, o início da raiz, o renascimento, local onde as almas descansam, é algo que sempre foi representado por aquilo que está fora do nosso controle.


Copiar
Compartilhar
7. Svartalfheim

Elfos escuros e anões têm o seu mundo, que é Svartalfheim. Eles fogem do sol, são ligados ao metal e são responsáveis pelas construções, objetos mágicos e tipos de armas. É a transformação do metal ao estado refinado.


Copiar
Compartilhar
8. Ljusalfheim

O mundo dos elfos claros, representado pelo dia. É o oposto complementar de Svartalfheim, tem ligação com o ancestral, com as magias, criatividade e mentalidade, luz e fertilidade.


Copiar
Compartilhar
9. Muspelheim

Representa o mundo do fogo, a parte destrutiva e o caos, mas foi o que iniciou a criação quando teve interação com Niflheim, o mundo de gelo.


Copiar
Compartilhar
fechar