Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dionísio

O último deus aceito no Olimpo, Dionisio, filho de Zeus e princesa Semele, foi o único olimpiano filho de um mortal. É o deus dos ciclos vitais, das festas, vinho, teatro e ritos religiosos, e também é tido como protetor de quem não pertence à sociedade convencional. Conheça mais sobre Dionisio!

Deus do vinho e das festas

Na mitologia grega, Dionísio é conhecido por ser o deus do vinho e das festas e seu nome constantemente é associado ao prazer, a permitir-se sentir tudo intensamente.


Copiar
Compartilhar
E também do teatro

Dionísio também é bastante conhecido como o deus do teatro e da libido na mitologia romana – inclusive, os alunos de teatro da atualidade constantemente fazem referências a ele.


Copiar
Compartilhar
Cálice e uvas

Por conta de sua representação mais comum, Dionísio geralmente é apresentado segurando um cálice em uma das mãos e um cacho de uva na outra.

Descubra mais sobre as musas da mitologia Grega
Copiar
Compartilhar
Filho de Zeus

Em uma das muitas versões do mito, Dionísio é filho de Zeus com a princesa Sêmele. Por conta de uma armação de Hera, durante o parto, Zeus apareceu para Sêmele, que explodiu diante de seu esplendor.


Copiar
Compartilhar
Criado pelos tios

Quando nasceu, Zeus deu o filho para Hermes, que o levou até Ino, irmã de Sêmele, e Atamente, seu marido, para que Dionísio fosse criado como menina para que Hera não pudesse alcançá-lo.


Copiar
Compartilhar
Nu?

Dionísio também é constantemente retratado como um homem de barba e parecendo um pouco embriagado. Algumas vezes, ele também aparece nu ou apenas segurando um manto feito de leão ou leopardo.


Copiar
Compartilhar
Coração na coxa

Para salvar o filho, Zeus colocou seu coração em sua coxa, onde permaneceu até seu nascimento.


Copiar
Compartilhar
 
A arte de fazer vinho

Com o passar dos anos e a criação dos tios, Dionísio aprende a fazer vinho – assim sua figura é sempre associada com a videira e ele sempre está em ambientes sociáveis, rodeado por pessoas.


Copiar
Compartilhar
Protetor dos oprimidos?

Por conta de sua figura nada convencional, Dionísio era representado na Grécia como protetor daqueles que não se encaixavam na sociedade convencional.


Copiar
Compartilhar
Baco

Na mitologia romana, Dionísio também é conhecido como Baco. Uma antiga festa denominada Bacanal foi banida por incentivar o consumo de álcool e da prática de sexo.


Copiar
Compartilhar
Leão?

Ainda na mitologia romana, o deus Baco (Dionísio) transforma-se em leão e devora gigantes que tentavam entrar nos céus e, por isso, é reconhecido por Zeus como o mais poderoso dos deuses.


Copiar
Compartilhar
Jovem

No caso da mitologia romana, Dionísio ou Baco é representado como um jovem alegre, bonito e festivo.


Copiar
Compartilhar
Culto

Mistérios Dionisíacos era o nome dos cultos ao deus Dionísio e as festividades eram caracterizadas por muita alegria, prazeres da vida e embriaguez. Também aconteciam sacrifícios de animais como oferenda.


Copiar
Compartilhar
Princesa Ariadne

O grande amor da vida de Dionísio foi a princesa Ariadne, cujo grande amor de sua vida, Teseu, abandonou-a na ilha de Naxos, onde Dionísio a encontrou.

Conhece mais sobre os deuses da mitologia
Copiar
Compartilhar
Sileno

Seu grande amigo e mestre, Sileno, ensinou para Dionísio a cultura das uvas para fazer vinho e é tido como seu grande companheiro de embriaguez e diversão.


Copiar
Compartilhar
fechar