Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Curiosidades mitológicas

A mitologia é recheada de histórias e elementos que fazem dela um estudo diferente de todos os outros que já vimos. Conheça mais sobre essa forma de cultura por meio de algumas curiosidades e aumente o seu conhecimento a respeito de um universo único.

continue lendo
Compartilhar

Mitologia

A mitologia é a área de estudos que analisa o comportamento de um povo, seus mitos, lendas e práticas culturais. Os mitos surgem entre as civilizações como formas de explicar fatos e atribuir razões aos acontecimentos, muitas vezes atribuídos aos deuses da crença de cada civilização.

Mitologia grega e muitas outras

A mitologia grega é uma das mais conhecidas pelo mundo, entretanto, muitas outras civilizações têm histórias mitológicas. O termo em si refere-se à cultura geral de lendas e deuses que são criados ao longo do desenvolvimento de diferentes sociedades.

Mitologia sempre existirá

Tratando-se da cultura de um povo e das lendas que são criadas ao longo do tempo, a mitologia jamais deixará de existir. Se fala até mesmo no desenvolvimento de uma Mitologia Moderna, com base nas novas lendas e mitos urbanos, por exemplo.

A Mitologia grega

A civilização grega é a que mais desenvolveu histórias que marcaram a mitologia. Seus deuses, que se assemelham aos homens, são conhecidos mundialmente e trazem ensinamentos por meio de suas histórias e feitos. A Grécia concentra também grande quantidade de templos e construções arquitetônicas históricas feitas em homenagem a esses deuses mitológicos.

Conheça os deuses da mitologia grega

Tema em pauta

A mitologia é sempre um tema presente. Muitos desenhos, games, filmes e animações abordam o assunto. Em muitos deles, como em "Os Cavaleiros do Zodíaco", as histórias mitológicas se misturam. Nesse desenho, especificamente, são abordadas as mitologias egípcia, da civilização grega e também de povos nórdicos.

O mito e a mitologia

O termo "mito" é normalmente associado a uma história mentirosa em nossa língua. Entretanto a mitologia trabalha com os mitos, como as histórias, envolvendo deuses que eram explicações para os acontecimentos de cada civilização. Longe de serem mentiras, esses mitos são analisados como registros históricos que perduram por diversas gerações.

Tabus dos deuses da mitologia

É dito que os deuses gregos são criaturas que não podem enfrentar algumas situações em prol de preservar a sua vida. São elas: olhar para trás ou comer um fruto proibido, por exemplo.

 

A história de cada deus mitológico

Os deuses mitológicos têm histórias interessantes sobre o seu surgimento. Quase todas elas são relacionadas a um evento extraordinário que os deu vida, normalmente, já adultos e prontos para praticar aquilo que mais os caracteriza, seja o caráter bélico, a sabedoria ou alguma outra habilidade.

A escrita e a arte

Os famosos escritos gregos Ilíada e Odisseia, por exemplo, são registros dos mitos gregos que propagaram a história dos deuses até os dias de hoje. Além da escrita, a arte também foi responsável por eternizar essas figuras, houve na Grécia Antiga uma enorme produção artística ao redor da figura dos deuses gregos.

Deuses como os homens

A história dos deuses mitológicos gregos os aproxima dos homens não só em sua aparência. Os deuses gregos possuem virtudes e prazeres, assim como os seres humanos, possuem coragem, inveja, vaidade, entre outros sentimentos e comportamentos.

Referências para o mundo Ocidental

A mitologia grega serviu de referência para o desenvolvimento de muitas outras civilizações, entre elas, a civilização Ocidental. A base mitológica fez com que arte e religião a usassem como material e se desenvolvessem ao redor do mundo.

Ensinamentos

A mitologia deixou também muitos ensinamentos quanto ao comportamento humano. A história dos deuses e as lendas que percorreram civilizações antigas são atualmente objetos de estudos da psicologia, psiquiatria, filosofia, sociologia e ciências sociais. Essas histórias têm impacto na política, economia e no comportamento humano em si, da maneira que se desenvolve até hoje.

fechar