Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Práticas religiosas da mitologia

A mitologia nunca deixou de ser uma espécie de religião da antiguidade. No passado e nos dias atuais, suas práticas ainda existem de maneiras distintas, mas ao longo dos anos seus ideais e práticas foram se modificando, de modo que muitos mitos foram criados. Entenda mais sobre isso tudo!

Religião grega

Na Grécia Antiga, a mitologia era como uma espécie de religião: eles acreditavam em vários deuses, em oráculos para prever o futuro e em pitonisas que auxiliavam esses oráculos por meio de consultas à natureza.

Veja também as Deusas da mitologia grega
Copiar
Compartilhar
Politeísmo

Talvez a maior marca da mitologia seja o politeísmo, isso é, a crença não em um, mas em vários deuses, semideuses e heróis.


Copiar
Compartilhar
“Oficialização” como religião

Atualmente não há uma “oficialização” da mitologia como religião, mas ela ainda é considerada uma filosofia de vida por milhares de pessoas na Grécia e em outros países também, como o Brasil.


Copiar
Compartilhar
Recursos da natureza

Tanto na mitologia tradicional antiga quanto no Dodecateísmo, acredita-se primordialmente nos recursos da natureza e da força que eles exercem sobre as nossas vidas e destinos.


Copiar
Compartilhar
Dodecateísmo

O Dodecateísmo é uma derivação da crença helenista da Grécia Antiga e surgiu por volta de 1990. Ele pode ser considerado uma adaptação e herança da filosofia mitológica para os tempos de hoje, visando preservar o que era feito no passado pelos ancestrais gregos.


Copiar
Compartilhar
Sem escrituras sagradas

Atualmente não há uma hierarquia na religião/filosofia e também não há escrituras sagradas. Além disso, também não existe uma centralização internacional como na Igreja Católica, por exemplo. O Dodecateísmo pode ser praticado de forma individual ou em grupo.


Copiar
Compartilhar
Desenvolvimento espiritual

Assim como em outras filosofias e religiões, o Dodecateísmo e a mitologia pregam o desenvolvimento espiritual por meio da crença nos deuses e do contato com a natureza.


Copiar
Compartilhar
 
Mitos são metáforas

Assim como em tantas outras religiões, o Dodecateísmo seguindo os princípios da mitologia também funciona por meio de mitos ou metáforas a respeito dos deuses e heróis em que acreditam.

Você sabia que existe o dia de Iemanjá? Clique e descubra mais
Copiar
Compartilhar
Três grandes reinos

Basicamente, segundo a antiga religião, existem três reinos no universo: o reino do Céu, que é governado pelo Deus Zeus e é o lar dos demais deuses do Olimpo, o reino do Mar, que é governado pelo Deus Poseidon, e o reino do Submundo, que é regido por Hades.


Copiar
Compartilhar
Uma filosofia?

Por conta da não oficialização da região, algumas pessoas a consideram ainda como uma filosofia. De qualquer forma, nos tempos atuais as pessoas ainda praticam o que foi ensinado na Grécia Antiga.


Copiar
Compartilhar
Supremo Conselho dos Gentios Helenos

A YSEE, que pode ser traduzida como “Supremo Conselho dos Gentios Helenos”, atua como uma organização protetora na Grécia para assegurar os direitos da religião nos tempos atuais. Ela se refere à religião como “politeísmo étnico”.


Copiar
Compartilhar
Práticas e valores

Os dodecateístas acreditam e adoram vários deuses, inclusive os olímpicos, divindades da natureza e heróis. Acreditam em reciprocidade, reencarnação e evolução espiritual.


Copiar
Compartilhar
Calendário antigo

Outra curiosidade interessante é que os dodecateístas utilizam o calendário da Grécia Antiga para contar os anos e ainda fazem oferendas para os deuses como forma de gratidão, respeito e pedidos.


Copiar
Compartilhar
Túnicas?

Sim! As pessoas que ainda praticam a mitologia grega ou do Dodecateísmo, em alguns casos, utilizam túnicas para realizarem as suas cerimônias.


Copiar
Compartilhar
Respeito e reciprocidade

Uma das coisas mais bonitas que os dodecateístas, politeístas étnicos ou mitológicos dos tempos atuais pregam é o respeito e a reciprocidade. Eles realmente acreditam nessa filosofia de vida para a evolução espiritual e esperam apenas respeito por isso, assim como em qualquer outra religião ou filosofia de vida.

Leia também sobre os Deuses mitológicos
Copiar
Compartilhar
fechar