A partir do momento em que a ciência passou a ser uma das maiores fontes de explicação do mundo, o contato com os ensinamentos da Mitologia e das antigas civilizações ficou para traz e passou a ser traduzido pela explicação absoluta e técnica: a científica. A perda desse contato com a Mitologia é também a perda com tradições que ditaram comportamentos e reproduziram experiências importantes durante séculos de história.
A palavra mitologia se refere ao conjunto de mitos e lendas que uma nação constrói e cria ao longo de seu desenvolvimento.
Veja também práticas religiosas da mitologia
A mitologia não é uma prática que acontece à toa. Muitas e muitas civilizações que habitaram na Terra desenvolveram esses mitos com o objetivo de propagar histórias, mensagens e ensinamentos ao longo da história. O grande objetivo é que as lendas fossem um meio de não perder conhecimentos adquiridos, experiências vividas e os seus ensinamentos.
A civilização grega é conhecida historicamente pela sua Mitologia, que são datados desde o século VIII a.C. Poetas gregos, como Homero, foram responsáveis por eternizar esses mitos, que vieram de crenças ainda mais antigas e de outras civilizações.
Os gregos acreditavam em vários deuses, cada um com os seus poderes particulares e influências em diversas áreas da sociedade. Os Deuses do Olimpo eram os mais influentes nas ações e razões pelas quais os gregos explicavam os acontecimentos da vida.
A importância da história dos deuses gregos foi tão grande que não influenciou somente na civilização local, mas se espalhou pelo mundo e por diferentes gerações, trazendo aprendizados e crenças em diversos países e diferentes regiões.
Ao longo da história do mundo, por muitos e muitos séculos, a Mitologia foi a única explicação para o que acontecia no mundo. Com o desenvolvimento de outros estudos, como a filosofia, novas ciências buscaram explicar as coisas, foi aí que a Mitologia passou a perder credibilidade.
Conheça as musas da mitologia grega
Muitas pessoas passaram a se distanciar das histórias sobre os Deuses Antropomórficos, ou seja, que se assemelham em formas, desejos e prazeres dos seres humanos. A ciência foi um ápice de novas explicações técnicas e a crença na Mitologia passou a ser vista com outros olhos por muitos.
A mitologia é o caminho para analisar o comportamento humano, aprender com o que passou e entender o valor simbólico e explicativo que têm cada uma dessas histórias, pois não existem à toa.
A não valorização dos mitos faz com que ensinamentos e referências de desenvolvimento da sociedade fiquem de lado e que apenas o factual, visível e palpável seja considerado. Entretanto o comportamento humano não é dessa maneira, palpável. Por essa razão, estudos como da Psicologia e Psicanálise ainda valorizam a cultura mitológica.
Continue navegando e conheça a página: O que é mitologia?