Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Néftis

Com uma cultura repleta de conteúdo e muita história para contar, o Antigo Egito é um poço de curiosidades até hoje — principalmente pela Mitologia Egípcia. Você sabe quem é Néftis, conhecida também como a Deusa do Pôr do Sol? Venha descobrir tudo sobre essa figura mitológica!

continue lendo
Compartilhar

Representação

Sua representação aparece em tumbas e sarcófagos do Egito. Sempre feminina, muitas vezes com corpo de mulher e cabeça de serpente ou corpo de serpente com cabeça de mulher. Ás vezes até é associada a um escorpião com cabeça de mulher. De qualquer forma, é sempre uma figura belíssima, sedutora, irresistível e, por vezes, lasciva. Não bastasse isso, Néftis podia assumir a forma que quisesse, e por vezes seduziu homens desta maneira.

Árvore genealógica

Na Enéade de Heliópolis, Néftis é filha de Nut e Geb; irmã de Osíris e Ísis. Muitas vezes é difícil diferenciar as duas irmãs, já que a aparência de Néftis é idêntica de Ísis, e as duas distribuíam vida plena e felicidade. Muitos traços de suas características são misteriosos até hoje, mas é possível encontrar descrições das duas. Ambas tinham o mesmo símbolo: na cabeça, um abutre e o disco solar, com chifres do Sol.

Deusa protetora

Como protetoras dos mortos (múmias), as irmãs eram colocadas juntas em rituais funerários. Ísis na frente, protegendo os pés, e Néftis atrás, protegendo a cabeça. É possível achar menções à Néftis como "deusa das utilidades" ou "deusa da excelência", por conta da associação com a assistência divina e proteção.

Metamorfose ambulante

Néftis era esposa de Seth, um deus que ela não amava e era estéril. Ansiando por um filho, a deusa se transformou em Ísis, que era casada com o irmão Osíris, para que conseguisse engravidar. Assim, passou uma noite com o marido da irmã, concebendo Anúbis: o deus da mumificação. Néftis chorou ao lado da irmã quando Osíris morreu.

Rituais de morte

Os rituais de morte eram muito valorizados pelos egípcios. O elemento central na religião deles era a crença na continuidade da vida após a morte. Por conta disso, não é admirável que Néftis tenha sido muito importante para eles, já que era uma deusa protetora dos mortos, auxiliando-os na travessia para os campos de Osíris. Há também o fato de ser a mãe de Anúbis, o deus da mumificação.

 
fechar