Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Mitologia Egípcia

A mitologia egípcia existe há milênios, antes mesmo do cristianismo. As histórias e lendas baseiam-se em vários deuses que tinham poderes de transformação e controlavam a natureza. Entenda mais sobre os mitos e costumes de uma sociedade que acreditava no poder divino!

continue lendo
Compartilhar

Definição

A mitologia egípcia é tudo aquilo que engloba os mitos, lendas e histórias que povoavam o imaginário religioso no Egito Antigo até o início do cristianismo.

Politeísmo

Na época, acreditava-se em vários deuses, todos com características humanas e a maioria com poder de transformação, como o zoomorfismo (formas de animais) e o antropomorfismo (formas de animais e homens). Eram ainda divididos em primordiais, geradores, de primeira e segunda geração.

Você sabe o que é mitologia?

Julgamento dos mortos

Diz a lenda que, quando morriam, todos eram julgados com seu coração colocado na balança em contrapeso com a pluma da verdade. Caso o resultado fosse desfavorável, o monstro Ammut estava pronto para devorar o coração. O ideal é que o peso fosse igual ao da pena.

Culto aos animais

Alguns animais eram considerados manifestações vivas das divindades cultuadas, e, por esse motivo, eram colocados em jaulas nos templos e recebiam toda a atenção do povo com alimentação especial e todo o conforto especial. Quando morriam, eram mumificados.

Era considerado o mais importante dos deuses da mitologia egípcia, o criador do universo. Conhecido também como Deus do Sol. Representado pelo sol do meio dia e com um obelisco como insígnia. Quando assumia a forma animal, podia se transformar em falcão, leão, gato ou no pássaro Benu.

Mumificação

No início, o ritual era feito usando peles de animais e enterrados no deserto. Apenas com o tempo, desenvolveram uma mumificação artificial. Todos os trabalhos eram vigiados por sacerdotes. As opções de mumificações eram escolhidas de acordo com as possibilidades financeiras da família dos mortos.

Saiba mais curiosidades sobre mitologia!

 

Ísis

Uma das deusas egípcias mais conhecidas. Era considerada a deusa mãe e do amor. Segundo a lenda, Ísis tinha o poder de provocar as cheias do rio Nilo, o que, na época, era de grande importância para a prosperidade da agricultura. Era conhecida também como "Rainha dos deuses", "Grande deusa Mãe" e "Força fecundadora da natureza" e "deusa da maternidade e do nascimento".

Cores

As cores tinham importância fundamental na mitologia egípcia. O azul representava tudo que fazia parte de divindades e da dimensão celestial. O verde era a vegetação e o início de algo. O vermelho mostrava a vitória, mas também a fúria e o fogo. O branco representava a pureza e o preto era a cor da morte.

fechar