Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Zeus

Zeus é um Deus da mitologia grega que junto com Poseidon e Hades governam o Universo. Ele é considerado o Deus do céus, raios e relâmpagos, mas também o pai dos Deuses do Olímpio. É equivalente ao Deus romano Júpiter. Saiba tudo sobre ele e conheça sua história.

Família

Zeus era filho de Cronos e Rhéa, neto de Urano e Gaia. Se casou com a sua irmã mais velha, Hera. Porém era infiel e teve relacionamento com outras deusas e mulheres mortais, além de vários filhos.

Acesse também a página sobre musas da mitologia e conheça todas elas
Copiar
Compartilhar
Filhos e deusas

Filhos com Temis: Horas – Moiras;

Filhos com Medusa: Crisaor – Pégaso;

Filhos com Eurínome: Cárites;

Filhos com Demeter: Core (a figura jovem da deusa) / Perséfone (a figura madura, rainha do mundo inferior);

Filhos com Leto: Apolo – Artemis;

Filhos com Hera: Hebe, Ares, Ilítia – Hefesto;

Filhos com Maia: Hermes;

Filhos com Sêmele: Dioníso;

Filhos com Alcmena: Héracles;

Filhos com Dânae: Perseu;

Filhos com Europa: Minos – Sarpédon – Radamanto;

Filhos com Io: Épafo;

Filhos com Leda: Helena – Castor – Pólux – Clitemnestra.


Copiar
Compartilhar
Deus do céu

Zeus, na mitologia grega, era considerado o Deus do céu e governante dos deuses do Olimpo. Era a fonte de poder real, o sustentador de todas as instituições ligadas ao Estado, amigo e patrono dos príncipes. Além disso, Zeus era conhecido como o protetor do povo, pois vigiava toda a comunidade.

Veja outros Deuses como Zeus na página: Deuses mitológicos
Copiar
Compartilhar
Simbologia

Zeus era interpretado como um homem forte e barbado, uma figura majestosa e muito imponente. Representado com um raio na mão e uma águia ao seu lado. Simboliza a força masculina e a autoridade entre os humanos e deuses.


Copiar
Compartilhar
Mensageiro

Hermes era o mensageiro de Zeus.


Copiar
Compartilhar
Touro

Zeus foi representado na forma de um touro, essa imagem é utilizada na moeda grega de dois euros e na carteira de identidade britânica.

Leia também sobre Hera, a esposa de Zeus
Copiar
Compartilhar
Cultos

Zeus participava de diversos cultos e recebeu diversos títulos: Zeus do Olimpo, Zeus Pan-Helênico, Zeus Agoreu, Zeus Xênio, entre outros.


Copiar
Compartilhar
 
Olímpia

O principal centro de culto de Zeus era Olímpia, onde os gregos iam para prestar homenagem a ele. A cada quatro anos era realizado um festival, onde aconteciam os Jogos Olímpicos, em que Zeus ficava em um altar feito por restos de sacrifícios animais.


Copiar
Compartilhar
Força

Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos, trovões e com a sua mão direita lançava a chuva. Além de usar a sua força como poder de destruição, também mandava chuva para as plantações.


Copiar
Compartilhar
Nascimento

Zeus nasceu na ilha de Creta, foi criado na caverna no monte Ida, pois o seu pai, Cronos, tinha o costume de engolir os filhos. Quando se tornou adulto, Zeus derrotou o pai e o obrigou a ressuscitar todos os seus irmãos.


Copiar
Compartilhar
Três Grandes

Zeus, Hades e Poseidon formam os Três Grandes: os deuses homens e filhos de Cronos e Rhéa que regem o universo.


Copiar
Compartilhar
Homenagem

Zeus e Rá são os únicos deuses com skins em homenagem ao dia 04 de julho, dia da independência dos Estados Unidos.


Copiar
Compartilhar
Aparência dourada

Zeus foi o primeiro deus a receber uma aparência dourada.


Copiar
Compartilhar
Júpiter

Entre os deuses da mitologia romana, Zeus era conhecido como Júpiter, possuindo as mesmas características e atributos da mitologia grega.


Copiar
Compartilhar
Transformações

Zeus mudava de forma para seduzir a mulher que desejava, já usou diversos disfarces. Como um cisne, ele seduziu Leda. Se transformou em um touro, com Europa. E em forma de um mortal para seduzir Sêmele.

Conheça o irmão de Zeus, o famoso Hades
Copiar
Compartilhar
fechar