Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Brahma

Ele é o deus da música e das canções na mitologia hindu e normalmente é representado como um ser de muitas faces. Considerado a representação da força criadora ativa do no universo, ele é o primeiro deus da Trimúrti, a trindade do hinduísmo. Conheça melhor a sua história e curiosidades.

Qual é a força de Brahma?

Na mitologia hindu, Brahma é o deus que criou o Universo. Esse processo aconteceu em duas etapas. A primeira delas teve uma duração de um dia no nosso calendário, mas aproximadamente 4 bilhões de anos no calendário hindu. Quando Brahma foi dormir, depois da criação, todo o Universo foi incendiado por Shiva. Ao acordar, Brahma recriou o Universo enquanto senta em uma flor de lótus.

Qual é a história de Brahma?

A história de Brahma começa pela cabeça dele. Ele tinha apenas uma, mas depois de cortar parte do seu corpo para criar uma mulher (que seria sua esposa, Saraswati), o deus hindu criou mais três cabeças para ele conseguir ver a esposa mesmo que ela se esquivasse dele, por estar envergonhada com os olhares. Ainda assim, Saraswati (também chamada de Saturpa) tentou fugir voando, o que levou à criação de uma quinta cabeça. Existe a crença de que Shiva queimou, usando seu terceiro olho, a quinta cabeça de Brahma, depois que se sentiu ofendido pelo deus.

Qual é o calendário de Brahma?

Como o calendário hindu é diferente do calendário que nós usamos, os cem anos nos quais Brahma vive não correspondem a um século. Nesse caso, a idade de Brahma e, consequentemente, do Universo, é medida em eras (chamadas de yugas): Satya, Treta, Dwapara e Kali. Cada uma dessas eras tem uma duração diferente, mas juntas somam doze mil anos.

Quem é a família de Brahma?

Sendo o deus criador do Universo, Brahma tem uma esposa e um filho. A esposa é Saraswati, também conhecida como Saturpa. O filho que os dois tiveram juntos é Suayambhuva Manu, conhecido como o pai de todos os humanos e realizando a ligação entre o divino e o terreno.

Como Brahma é representado?

As representações de Brahma trazem o deus hindu com quatro ou com cinco cabeças humanas, cada uma apontando para uma direção. A quinta cabeça aponta para cima. Diferentemente de outros deuses, toda a feição de Brahma é humana, além de ter somente duas pernas e dois braços. Em uma das mãos ele carrega o cetro, seu instrumento que lhe dá força.

Lakshmi, a deusa da prosperidade