Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Shiva Nataraja

No rico panteão de deuses da mitologia Hindu, Shiva é uma das figuras mais importantes. Conhecido como o dançarino cósmico, Shiva Nataraja destrói para transformar: abre caminho para a renovação. Ele é um deus benevolente e poderoso, e aqui você pode aprender muito sobre ele!

continue lendo
Compartilhar

Qual é o poder de Shiva?

Também conhecido como Xiva ou Civa, o deus Shiva é conhecido como a força destruidora do universo. Na mitologia hindu, no entanto, a destruição não tem uma conotação negativa, representando a capacidade e a possibilidade de trazer transformações depois da destruição.

Como Shiva é representado?

As representações de Shiva na mitologia hindu são variadas, não só pela existência de inúmeras formas de contar uma história, mas também porque esse deus hindu apresenta muitos símbolos associados à sua figura. Existem três formas principais de Shiva: Mahadeva, o deus supremo, Shankara, aquele que medita, e Shambu, o benevolente que traz toda a alegria para o mundo.

Qual é a força de Shiva?

Na mitologia hindu, existe uma trindade dos deuses considerados os mais poderosos de todos. Shiva é integrante dessa trindade, ao lado dos deuses hindus Vishnu (Vixnu) e Brama (Brahma). Acredita-se também que Shiva seja um deus generoso, benevolente, auspicioso e amável, sendo um símbolo de prosperidade.

O que é o fogo?

O fogo é um símbolo comum nas representações de Shiva porque ele sempre significa transformação. Todo tipo de material que entra em contato com o fogo não será destruído, e sim, transformado.

O que é a lua crescente?

Em muitas representações de Shiva é comum a presença de uma lua crescente. Quando utilizada nos cabelos de Shiva, simboliza que o deus hindu representa tudo aquilo que está em constante transformação no universo e que vai além das emoções.

O que é o jata?

Em cima da cabeça de Shiva, em algumas representações, podemos ver um jato de água. Ele representa um dos maiores rios da Índia, o Rio Ganges, que seria controlado pelos cabelos pesados de Shiva.

 

O que é a nataraja?

Nessa representação de Shiva, o deus hindu aparece dançando dentro de um círculo de fogo e pisando nas costas de um anão. Em uma das mãos, ele segura uma chama, representando seu poder de destruição. Em outra, está um instrumento que se assemelha a uma ampulheta e é chamado de Damaru.

O que é a naja?

Conhecida como a serpente mais letal do mundo, quando a naja é utilizada como um símbolo na mitologia hindu representa que o deus em questão é capaz de vencer a morte, podendo ser imortal. Esse é o caso de Shiva, que traz uma naja em volta do pescoço em muitas representações.

O que é o nandi?

Nandi é o nome pelo qual é conhecido o touro branco no qual Shiva aparece montado em algumas de suas representações. Como o touro é o símbolo da violência e da virilidade, montar sobre ele representa o domínio desse mal.

O que é o lingam?

O lingam é o órgão reprodutor de Shiva. O culto a ele representa a força masculina na criação do universo, bem como a sua essência. A imagem aparece em muitas representações do deus hindu.

O que é o trishula?

Em algumas das representações possíveis de Shiva, é comum aparecer a figura de um tridente de três pontas. Cada uma delas representa uma característica dos fenômenos terrestres: inércia, movimento e equilíbrio. Assim, é com esse tridente que Shiva rompe, ou destrói, a ignorância humana.

O que é a pashupati?

Pashupati é uma das primeiras representações feitas do deus hindu Shiva. Nela, ele tem três cabeças, para olhar para o passado, para o presente e para o futuro. Além disso, aparece com uma coroa com os chifres de um búfalo, representando seu poder sobre os animais. Ele aparece sentado, em posição de meditação, com um tigre, um rinoceronte, um búfalo e um elefante ao seu redor.

A sabedoria hindu em frases. Inspire-se!

fechar