Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Mitologia Hindu

Sabia que o hinduísmo envolve também crenças mitológicas? A religião possui vários deuses, por isso também pode ser classificada como mitologia. Então está esperando o que para descobrir tudo sobre a Mitologia Hindu? Saiba qual é a sua história, quais são os deuses e tudo mais!

continue lendo
Compartilhar

Fundação

A Mitologia Hindu foi baseada nos Vedas, que nada mais são do que os livros sagrados dos hindus.

Livros sagrados

Existem quatro Vedas: Rig Veda, Sama Veda, Yajur Veda e Atharva Veda. Cada um deles consiste em um livro contendo vários textos, que foram criados em diferentes épocas. Os textos possuem ensinamentos profundos, como: hinos e rituais mágicos, que estabelecem a conexão do planeta com o universo e dos deuses com os humanos.

Seguidores

Os seguidores do hinduísmo acreditam e veneram vários deuses. Alguns deles são: Brahma, Vishnu, Shiva, Ganesha e Lakshmi.

Representação

Os livros sagrados, segundo os hindus, foram criados por Brahma, deus supremo da tríade hindu. Alguns de seus principais atributos são representados por 3 palavras: criação, destruição e conservação.

Deus Brahma

Ele representa o equilíbrio universal e, geralmente, é representado pela forma de um homem idoso, com quatro braços e sentado em uma flor de lótus. Ele é o criador de todo o universo e de todas as outras divindades.

 

Religião mais difundida

O Hinduísmo foi a religião mais difundida na Índia. Diferentes deuses e deusas tornaram-se o centro das atenções, promovendo cultos e tradições diferentes.

Literatura hindu

A literatura hindu é uma das mais ricas e profundas do mundo, por consistir em diversos volumes de tamanha preciosidade filosófica e expressiva. Conta sobre a diversidade do planeta e do universo, é classificada em literatura revelada e narrada. As reveladas são os Vedas e as Upanishads são comentários filosóficos sobre os ensinamentos escritos nos Vedas.

Krishna

O deus Krishna representa o amor e a paixão. O significado mais comum desse nome é: "o todo atraente". Ele representa toda e qualquer verdade, além de suas características mais importantes, como: beleza, riqueza, fama e renúncia. Ele possui a misericórdia infinita, segundo a tradição.

Vishnu

Esse deus possui infinitas qualidades, mas as três principais são: soberania, esplendor e omnisciência. Os seus quatro braços representam: a busca do conhecimento, a vida familiar, o retiro na floresta e a renúncia de tudo e todos.

Ganesha

Nos últimos 1000 anos, esse deus tem sido um dos mais importantes, pois ele é responsável pela remoção e criação de todos os obstáculos. Representado por uma cabeça de elefante, também representa a educação e a sabedoria.

Saraswati

Representa uma das três deusas da trindade feminina do hinduísmo. As outras que completam a tríade são Lakshmi e Shakti. Ela protege e é venerada por pintores e músicos, pois representa a arte e a música. A sua imagem é representada por uma mulher tocando uma sitar.

Shiva

Shiva é a potência transformadora. Ela executa a sua dança cósmica, que se chama “Tandava”, que possui e conduz uma energia tanto de criação quanto de destruição. Consegue recriar novos mundos e universos.

fechar