Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Krishna

A Mitologia Hindu tem diversas entidades diferentes. Krishna é uma dessas figuras que são reverenciadas por essa religião. Quer saber mais sobre esse deus, quem foi ele e como foi sua vida? Então confira abaixo várias curiosidades sobre Krishna, uma das principais divindades do hinduísmo!

continue lendo
Compartilhar

Quem foi Krishna?

Krishna é um dos mais famosos e incríveis personagens da Mitologia Hindu. Foi um menino muito travesso, um adolescente amoroso e um adulto heroico. É conhecido também como o Senhor Obscuro e oitava existência terrena de Vishnu, uma divindade responsável pela manutenção do Cosmos.

O rei tirano de Vrishni

O tio de Krishna era um rei perverso e ambicioso, intitulado Kamsa. Era do reino de Vrishni, que constantemente era saqueado e explorado por seu governante. Um dia recebeu a seguinte profecia: “Kamsa, o seu fim está próximo! O oitavo filho de Devaki, sua irmã, será o causador de sua morte!”.

Tio perverso

Avisado de que seria morto pelas mãos de um sobrinho, Kamsa prendeu a sua irmã, Devaki, e o seu cunhado, Vasudeva. Também matou todos os filhos que ela concebeu na prisão. No nascimento da oitava criança, o céu rugiu e o deus Vishnu ordenou a Vasudeva que levasse o seu filho até o outro lado do rio Yamuna, para a vila de Gokul.

O mais amado

O oitavo filho reencarnou na forma de Krishna e viveu uma vida alegre e cheia de aventuras em Gokul. Foi alguém muito amado por várias gopis (eram pastoras, por ser filhas de vaqueiros). Nenhuma mulher resistia a Krishna, pois ele tocava a sua flauta de forma encantadora.

Um bebê poderoso

Kamsa contratou os serviços de uma feiticeira, chamada Putana, para matar Krishna. Ela podia tomar a forma que quisesse e se disfarçou como uma pastora (gopi) para entrar na casa de Krishna. O deus, ainda bebê, reconheceu a feiticeira e, enquanto sugava o seu leite, extraiu a sua vida. Putana era uma Rakshasi (mulher-demônio) e, nesse momento, assumiu a sua verdadeira forma antes de morrer.

A morte de Kamsa

Quando Krishna completou 16 anos, foi até Mathura, dizendo que assistiria uma competição. Lá, matou o seu tio e todos os gladiadores que lutaram contra ele. Com isso, se tornou o rei de Mathura.

 

Um camaleão

Krishna foi conhecido por vários nomes. Alguns mais populares são: Govinda, Syamasundar ou Gopala, o preservador das vacas. Era intensamente belo e também atraía as pessoas por sua energia e fortuna. Era o preferido das mulheres, chegando a se transformar em vários seres. Assim, poderia atender os desejos de todas ao mesmo tempo, mas a sua preferida era Radha.

Milhares de esposas

Casou-se em Rukmini, com a filha do rei Bhishmaka, mas teve mais de 16 mil esposas. Por consequência, milhares de filhos. Contudo o seu verdadeiro amor era Radha. Teve que abandoná-la para cumprir a sua missão na terra como um avatar de Vishnu.

Pandavas e Kauravas

Quando uma grande guerra aconteceu entre os Pandavas e Kauravas, Krishna ofereceu todo o seu exército para guardar um dos lados. Ele mesmo ficaria do outro lado, sem lutar ou empunhar qualquer arma. Isso porque era parente dos dois povos. Pandavas ficaram com Krishna e Kauravas com o exército.

A morte de Krishna

Morreu pelas mãos de um caçador que o confundiu com um veado. Tinha 125 anos, sete meses e seis dias. O caçador ouviu de Krishna: "Você era Vali, em seu nascimento anterior, e eu era Rama, que o matei secretamente. Você queria se vingar e, assim, neste meu aparecimento, estou cumprindo o seu desejo, tudo isso fazia parte do meu plano.". A morte de Krishna marcou a passagem de uma era, chamada Dvãpara Yuga para Kali Yuga. Foi da data de 17 para 18 de fevereiro de 3.102 a.C.

fechar