Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Durga

Representando os aspectos femininos da existência humana, Durga é uma das figuras mais importantes da Mitologia Hindu. Venha descobrir mais sobre ela, toda a sua história, assim como sua importância para nossas vidas.

continue lendo
Compartilhar

O que significa o nome Durga?

Em sânscrito, o nome “durga” teria como tradução para o nosso idioma palavras como “invencível” ou “inacessível”. A partir desse nome, já conseguimos formar uma imagem de quem é Durga e do que ela representa na mitologia hindu.

Quem é Durga?

Na mitologia hindu, Durga é uma das formas da deusa Devi. Essa deusa representa os aspectos femininos da existência humana, sendo um contraponto ao deus Shiva, que representa os aspectos masculinos que uma pessoa pode possuir. Devi é também o núcleo formador de todas as deusas hindus, justamente por ser a formadora dessa essência feminina.

Qual é a família de Durga?

Segundo a mitologia hindu, Durga é a mãe de Ganesha, de Kartiqueia, de Sarasvati e de Lakshmi. Ela também é considerada como um aspecto guerreiro da divindade Devi, ou como uma forma da esposa de Shiva, Parvati.

O que Durga tem para ajudá-la?

Como Durga tem uma característica guerreira, ela precisa de uma ferramenta para enfrentar seus desafios. No caso de Durga, ela tem um leão dourado, presente de Himalaia, um tridente, presente de Rudra, um chacram, presente de Vishnu, um raio, presente de Hidra e um kamandal, presente de Brama.

Qual é a relação entre Shakti e Durga?

A palavra shakti, na mitologia hindu, representa a força sagrada feminina. Como Durga é uma guerreira, ela incorpora essa força e pode ser caracterizada por essa palavra. Como em toda a sociedade, características como essa são atribuídas aos homens, fazendo algumas descrições da deusa dizerem que ela é masculinizada.

 

Contra quem Durga lutou?

Segundo a mitologia hindu, Chanda e Munda foram os demônios gêmeos adversários de Durga. Ainda que a batalha tenha sido difícil, com Durga ficando azul de raiva e Chamunda saltando para fora de seu terceiro olho, a guerreira conseguiu vencer os demônios no décimo dia de lua.

Qual é a aparência de Durga?

As representações de Durga trazem uma deusa de pele brilhante, que nasceu da boca em brasas de Brama, Vishnu e Shiva, a trindade hindu. Ela pode aparecer com oito, dez ou doze braços, dependendo da representação. Ela também tem três olhos, organizados como uma flor de lótus. Na testa de Durga, há um quarto crescente (fase da lua). A pele dela é avermelhada e os cabelos são cacheados. A armadura que usa é azul marinho e emite raios, enquanto seus ornamentos são dourados.

fechar