Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Considerado como o Deus do Sol, Rá é uma figura mitológica egípcia muito importante dessa cultura. Que tal ficar por dentro de toda sua história? Confira aqui todos os detalhes sobre Rá; as crenças, nomes, representações e tudo mais que você precisa para ficar informado!

Onde Rá surgiu?

A mitologia egípcia, como o próprio nome diz, é o conjunto de crenças e histórias lendárias existentes no Egito, localizado no continente africano. Assim, Ka surgiu nessa região, de pirâmides vistosas, muito calor e areia. Nos séculos 25 e 24 Antes de Cristo, o povo egípcio considerava Rá um dos deuses mais importantes.

Conheça mais sobre mitologia egípcia

O que Rá representa?

Rá é conhecido como o Deus Sol. Sendo o centro do sistema solar, Rá era considerado o Deus mais importante entre todos os outros. Durante a quinta dinastia egípcia, Rá também foi caracterizado como o Deus Sol do meio-dia, quando os raios estão mais intensos e o calor é escaldante.

Por quem Rá é adorado?

Na cidade de Heliópolis, que desde o nome já apresenta a forma em latim de “sol” (“hélio”), o deus Rá era adorado. Existia também uma divindade local para representar o sol, Atum. Para esse povo, Rá tinha Atum como um servo, então seria possível se comunicar com ele por meio da divindade local.

De quem ele é parente?

Como em todas as mitologias, os deuses mais importantes são normalmente integrantes de uma família grande. No caso de Rá, ele é irmão de Apep, Tot, Sobek e Serket. Seus filhos são Shu, Tefnut, Bastet, Maat e Hator. O que se diz sobre seus pais é que eles não existem, porque Rá teria se criado sozinho.

Rá sempre foi conhecido por esse nome?

Em alguns locais e períodos, o nome do Deus Sol e até a sua função foram interpretadas de outro jeito. Em dinastias mais antigas, Rá e Hórus foram confundidos, fazendo acreditarem que Rá era o deus de todo o universo, não só do sol. No Império Novo, uma vez que Deus Amon acabou se destacando mais, Rá passou a ser conhecido como Amon-Rá, como se os dois tivessem sido fundidos.

Como ele era representado?

A representação mais conhecida de Rá é a de um homem negro (como são os homens no Egito), com uma cabeça de Falcão. Em uma das mãos ele segura um cajado e na outra mão segura uma cruz diferente. Ela tem a haste do centro com uma ponta arredondada na parte de cima.

E uma representação mais simples?

O obelisco, que parece um cristal alto e pontiagudo, também é uma representação de Rá, por ser interpretado como o sol petrificado. Além disso, essa figura representa os quatro períodos do sol: o nascer do sol, o meio-dia, o pôr do sol e a noite. O falcão seria o representante do meio-dia.