Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Odin

Se você é um fã de mitologia, ou ao menos assistiu aos filmes de "Os Vingadores", com certeza já ouviu falar sobre o deus Odin, não é mesmo? Mas afinal, quem é ele? Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre essa figura da Mitologia Nórdica!

O deus

Você já ouviu falar de Odin? Também conhecido como Wotan ou Wöden, ele é um deus nórdico, soberano de Asgard e considerado o senhor da vida, da morte e da cura. Seu culto começou no norte da Europa e segue até hoje. Segundo estudos, Odin é uma espécie de deus total. A origem do seu nome vem da frase “od do verbo vada”, que completa a ideia “espírito do mundo em que tudo flutua, e que desencadeia com sua ação a vida universal”. Dessa forma, o deus governava a guerra, a poesia, as ciências e as artes. Na mitologia nórdica, Odin comandava tudo o que existe, até mesmo os outros deuses.

Saiba mais sobre a Mitologia Nórdica!

Origens

Odin era filho de Bor e Bestla, e tinha mais dois irmãos, Ve e Vili. Segundo a lenda, Odin viveu em Asgard, no palácio Valaskjálf, local onde construiu seu trono e conseguia observar os nove mundos. Ele era casado com Frigg (símbolo da terra cultivada). Odin foi o criador do primeiro homem e da primeira mulher, Ask e Embla. Para adquirir todo o conhecimento que detinha, foi necessário oferecer um de seus olhos a Mimir, o guardião. Assim, ele bebeu o líquido do poço mágico de Mimir e obteve toda a sua incrível sabedoria. Entre os seus filhos mais famosos, podemos citar Thor e Loki, conhecidos mundialmente pela cultura pop.

Forças

A árvore de Yggdrasil ficava localizada no centro do universo, conectando os nove mundos nórdicos: Midgard, Asgard, Vanaheim, Helheim, Svartalfheim, Alfheim, Jotunheim, Niflheim e Muspelheimtinha. Histórias apontam que os frutos dessa árvore detinham as respostas das grandes perguntas da humanidade. Observando todo esse poder, Odin decidiu ferir a si mesmo, ficando pendurado durante nove dias em seus galhos. A partir disso, o poderoso adquiriu incríveis habilidades: curar; libertar-se de qualquer dificuldade; desviar de setas que estejam dirigidas a ele; acalmar ventos, ondas e tempestades; fazer um guerreiro ser invencível; assumir qualquer aparência, seja ela velha, jovem ou adulta; super-força; agilidade; velocidade; reflexos; super-resistência e outras forças completamente ilimitadas.

Fisionomia

Odin podia ter a aparência que quisesse. Às vezes, era retratado como um homem velho, outras como um guerreiro forte e até mesmo como um simples peregrino.

Família

A família do deus nunca foi fácil. Antes de ser soberano, precisou derrotar seu irmão Cul - quem governava antes dele. O comportamento impróprio de Cul despertou a reprovação dos irmãos Odin, Vili e Ve. Assim, os três lutaram juntos para derrotar o irmão mais velho. Após oitenta dias em guerra, Cul foi finalmente derrotado. Ele teve suas forças aprisionadas e lançadas nas profundezas do oceano. Tempos depois, Vili e Ve faleceram defendendo Odin na batalha contra Surtur, o gigante do fogo. Os dois morreram nas mãos do gigante do fogo, mas suas energias se juntaram a Odin e o fizeram ainda mais forte, formando a Força-Odin.

Filhos

Thor é um dos filhos mais famosos de Odin, e apesar de ser o grande herói das histórias, era uma criança fora do casamento. Seu outro filho, Loki, o vilão de filmes como conhecemos na trilogia Os Vingadores, era do povo gigante do gelo. Mesmo conhecendo o perigo que esse povo representava, Odin resolveu adotar o pequeno garoto, que futuramente veio a ser uma das piores ameaças à Asgard.

Descubra mais sobre esse universo: Curiosidades sobre Os Vingadores

Curiosidades

Assim como Thor, Odin também participou de um grupo de grandes heróis no Universo Marvel, na Idade da Pedra. A poderosa equipe era formada pelo Pantera Negra, a Força Fênix, Agamotto, Cavaleiro Fantasma, Punho de Ferro, Estigma e o deus.

Fraqueza

Odin é um deus quase invencível, tirando um pequeno detalhe. Para que a sua força se mantenha, é necessário que ele tire repouso por um tempo, descansando no "Sono de Odin". Esse sono tão especial o torna por um determinado período tão vulnerável quanto qualquer outro ser humano.