Na mitologia grega, Hera é filha de Cronos e Rhéa, a irmã mais velha e esposa de Zeus.
Você sabia que existe o dia de Iemanjá? Clique e descubra mais
Hera é conhecida como deusa protetora do casamento, das crianças, das mulheres casadas e da fidelidade.
Hera demorou 300 anos para aceitar o noivado com Zeus, que lhe conquistou na forma de um cuco.
Hera é representada com uma romã na mão, por ser símbolo da fertilidade, sangue e morte.
Em seu casamento, Hera recebeu como presente maçãs de ouro, entregues por Gaia. Hera plantou as maçãs em seu quintal e foi assim que se deu a origem do Jardim das Hespérides. As maçãs douradas que nasceram neste famoso jardim eram fontes da juventude eterna.
Hera foi considerada uma das deusas mais ciumentas e castigava as amantes e os filhos bastardos de Zeus. Calisto e o filho Arcas foram transformados em ursos, Lâmia teve os filhos assassinados e foi condenada a nunca mais dormir, Io foi transformada em uma vaca, amaldiçoou Eco para repetir as palavras dos outros.
Clóris criou uma flor que permitiu que Hera gerasse uma criança sozinha. Então, nasceu Ares, o deus da Guerra, conhecido como Marte. Isso ocorreu porque Hera ficou chateada por Zeus ter dado origem à Atena sozinho.
Conheça também o marido de Hera, Zeus.
Os símbolos de Hera são: o pavão, a vaca, a romã e o escorpião.
Veja mais sobre os deuses mitológicos e conheça cada um
Na mitologia romana, a sua correspondente é Juno, por isso que o mês de junho é uma homenagem a ela.
Hera considerava que tinha dado à luz a um bebê feio e, por isso, o jogou no mar. As ninfas “Oceânides" encontraram e cuidaram do bebê, Hefesto. Quando ele cresceu, vingou-se da mãe lhe enviando um trono de ouro, onde Hera foi presa por redes ao sentar. Para libertá-la, Hefesto obrigou a sua mãe a aceitá-lo como um Deus.
De acordo com as visões modernas, Hera é a grande deusa da natureza, que era adorada em todo lugar desde os primeiros tempos.
As principais características da personalidade de Hera são: a inveja, a disposição, as brigas e obstinação. Ela era uma mulher muito orgulhosa e sensível.
Hera deu à luz a quatro filhos: Ares (o Deus da guerra), Hefesto (o Deus do fogo), Hebe (a Deusa da juventude) e Eileithyia (a Deusa do parto).
Hera era muito vaidosa e sempre quis ser mais bonita do que Afrodite, a sua maior inimiga.
Na Ilíada, Hera é chamada de “Rainha dos Céus” e também de “Hera do Trono de Ouro”. Na Grécia, Hera era vista principalmente como a Deusa da Lua.
Conheça as musas da mitologia grega