Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Epona

Deusa protetora de cavalos, burros e mulas, Epona é uma deusa céltica da fertilidade que é quase sempre representada junto a imagem de potros e sugere que seus cavalos eram líderes de alma na condução além do túmulo. Confira a história e curiosidades dessa deusa.

Quais são os poderes de Epona?

Segundo a mitologia celta, Epona é uma deusa responsável por proteger cavalos, burros e mulas (todos animais usados como meio de transporte) e também por estimular a fertilidade nas mulheres que acreditam na existência da deusa e a cultuam.

Onde Epona era cultuada?

Epona é uma divindade cultuada na Roma Antiga, embora pertencente à cultura céltica. Acredita-se que a crença em Epona se desenvolveu por meio do imperialismo que Roma exerceu entre os séculos um e dois, com a ideia de levar a cultura romana para outros povos da Europa.

O que significa a palavra “Epona”?

Traduzindo da língua gaulesa, de onde se origina o nome Epona, essa palavra quer dizer “Grande Égua”. É fácil lembrar desse significado porque essa deusa é justamente cultuada por proteger animais como cavalos, burros e mulas, incluindo essa atribuição em seu nome.

Existe uma data em homenagem a Epona?

No calendário romano, o dia 18 de dezembro é conhecido como o dia de banquete em homenagem à deusa celta Epona. A figura dela era incluída nesse ritual porque o imperador romano daquele momento acreditava na existência de Epona.

Como Epona é representada?

Representada em esculturas, a deusa celta Epona já foi encontrada em três posições diferentes. Ou ela está cavalgando, ou está em pé, ou sentada de frente para um ou dois cavalos. Em todas as representações, a figura dos cavalos está presente e Epona é representada como a domadora do animal.

Epona aparece na literatura?

Na literatura romana, a figura de Epona se faz presente em “A Besta Dourada”, como um símbolo em um estábulo para cavalos, e em “Sátiras”, Epona também está relacionada a um estábulo, reforçando o que a deusa simboliza.

Epona continua sendo cultuada?

Embora a mitologia celta seja muito antiga, nos dias atuais, ainda podemos encontrar pessoas que cultuam Epona. Em Michigan, na ilha Mackinac, as pessoas visitam estábulos durante o mês de junho como forma de manter viva a memória de Epona. Como, nessa região, automóveis não são permitidos, os cavalos são o principal meio de transporte.

Conheça Atena, a deusa da sabedoria