Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Cernunnos

Os celtas foram um povo que viveu durante o século II a.C, ocupando o noroeste do continente europeu e as ilhas britânicas. Cernunnos é a mais antiga divindade da mitologia celta e, consequentemente, um dos deuses principais, sendo senhor dos animais, da fertilidade e da abundância.

continue lendo
Compartilhar

Quem é Cernunnos?

Cernunnos é a divindade mais antiga da mitologia celta. A história diz que esse deus, inclusive, manifestou-se pela primeira vez antes mesmo das invasões britânicas que levaram o cristianismo como única cultura possível aos povos de todo o mundo.

O que é a mitologia celta?

Como Cernunnos é conhecido?

Chamado de deus de chifres, Cernunnos também é chamado de senhor do animais, senhor da fertilidade e senhor da abundância. Esses múltiplos nomes existem por conta das múltiplas funções de Cernunnos e dos poderes que ele possui.

Como Cernunnos é representado?

Diferentemente das figuras idealizadas da mitologia grega, a mitologia celta traz figuras que podem ser assustadoras para algumas pessoas. Esse é o caso de Cernunnos, conhecido como o deus de chifres, que tem dois chifres na cabeça, um corpo peludo e garras afiadas e compridas.

Quais são os poderes de Cernunnos?

Como os próprios nomes já dizem, Cernunnos tem como poderes o controle dos animais selvagens e domésticos, a promoção da abundância de colheitas e de frutas, e também o estímulo da fertilidade, no caso das mulheres. É possível dizer que ele controla o funcionamento da natureza e de tudo o que nasce.

Cernunnos fica sentado em um caldeirão?

Em muitas representações de Cernunnos, o deus de chifres aparece sentado de pernas cruzadas sobre o caldeirão de Gundestrup, de 36 centímetros de altura. Ele foi encontrado na Dinamarca, quebrado em cinco pedaços. Depois, foi reconstituído para ser guardado como peça histórica.

O que os chifres de Cernunnos representam?

Os deuses e as entidades que são representadas com chifres, diferentemente do que vale para o cristianismo, são seres de muita inteligência e poder. Não só isso, mas também possuem a capacidade de usar essas habilidades e conhecimentos para agir no mundo terrestre.

 

O que é o torque de Cernunnos?

Nas representações de Cernunnos, também é possível identificar um torque em cada um de seus braços. Essa peça assemelha-se a um colar com as extremidades em forma de argola e é utilizada por grandes líderes ou membros da realeza como símbolo de seus poderes.

fechar