Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Nossa Senhora de Copacabana

A fé nos torna pessoas melhores e, para a maioria das pessoas, é o que move suas vidas e as guia. Dessa forma, a população de Copacabana, capital da província de Manco Capac, na Bolívia, adotou como sua padroeira a santa Nossa Senhora de Copacabana, que não possui esse nome por coincidência. Ela sustentou a fé daquele povo dando esperança, força, curas e milagres. Inclusive, a fama milagrosa da virgem foi tanta que se espalhou pelo restante da América Latina, com diversos comerciantes trazendo uma cópia da imagem original da santa para o Brasil. O dia 05 de agosto foi escolhido em homenagem a ela; confira mais informações sobre Nossa Senhora de Copacabana e orações para a santa.

continue lendo
Compartilhar

Outra data

A celebração de Nossa Senhora de Copacabana era feita, originalmente, no dia 02 de fevereiro, mas a data foi transferida para 05 de agosto, com direito à liturgia própria e um grande festejo popular.

Origem do nome

Nossa Senhora de Copacabana, cujo dia se celebra em 05 de agosto, recebeu esse nome em homenagem à cidade boliviana de Copacabana, capital de Manco Capac, situada às margens do lago Titicaca. “Copacabana” significa “lugar luminoso”, na língua dos incas.

História

Tito Yupanqui, um descendente dos reis incas, venerava a Virgem Maria desde sua infância. Decidiu então criar uma imagem da santa para ser reverenciada na região de Copacabana. Como a primeira imagem tinha ficado tosca, ele pediu em oração que a Virgem lhe desse a honra de esculpir uma imagem à sua altura. Usando uma imagem de Nossa Senhora da Candelária como modelo (que ele observou, em oração, para memorizar), construiu a nova imagem, como um ato de fé. A imagem ficou linda e passou a ocupar o altar-mor da Capela de Copacabana.

Milagres

Desde que a imagem de Nossa Senhora de Copacabana (cujo dia se celebra em 05/08) ocupou o altar da capela, uma série de graças começou a ser derramada sobre o povo da localidade, que clamava por ajuda a seus sofrimentos. Foram diversas curas e milagres, o que fez de Nossa Senhora de Copacabana padroeira da Bolívia.

Santuário

A Capela de Copacabana abriga o maior santuário da Bolívia e um dos mais antigos da América: o Santuário de Nossa Senhora de Copacabana. Com o passar do tempo, devido às frequentes doações dos fiéis, o templo se encheu de tesouros. Mas essa riqueza foi dilapidada através dos tempos, por governantes.

Imagem original

A imagem original de Nossa Senhora de Copacabana, cujo dia se celebra em 05 de agosto, jamais é retirada do Santuário. Quando são realizadas procissões, os fiéis, na verdade, acompanham uma cópia da imagem da santa.

 

Bairro carioca

A imagem de Nossa Senhora de Copacabana (que é homenageada em 05/08) chegou ao Rio de Janeiro em 1746, trazida por comerciantes bolivianos, que, em agradecimento às graças alcançadas, construíram uma igreja em homenagem à santa. Ali nasceu um dos mais famosos bairros do Rio: Copacabana, onde também se situa a avenida Nossa Senhora de Copacabana.

Simbologia – coroas

A imagem de Nossa Senhora de Copacabana (celebrada em 05 de agosto) é muito rica em significados, todos ilustrados em seus símbolos. As coroas: a de 12 estrelas simboliza fidelidade à doutrina dos apóstolos; a que está sobre sua cabeça significa que ela é a rainha do céu e da terra; a que está sobre a cabeça do menino Jesus simboliza que ele é o rei do Universo.

Mensagens para fortificar seus laços com Deus

Simbologia – outros objetos

Além das coroas, podemos ver: o globo na mão do Menino Jesus (sustenta o mundo), e sua mão direita abençoando; cinto preto (morte para o pecado); meia-lua negra (forças do mal vencidas por Nossa Senhora); roupas brancas (pureza); e raios dourados (glória celeste). Em 05 de agosto, Dia de Nossa Senhora de Copacabana, procure saber mais sobre esses símbolos.

Oração a Nossa Senhora

Neste 5 de agosto, Dia de Nossa Senhora de Copacabana, fique com a reflexão e a oração a essa santa milagrosa:

Ó, Virgem, Senhora de Copacabana, que por misteriosos desígnios de Deus viestes de longínquas terras a tomar posse deste recanto brasileiro, para aqui gerar um bairro que levasse no nome a vossa invocação e a tornasse conhecida no mundo inteiro; protegei os destinos deste povo que é vosso. Repeti, se preciso for, os milagres que vos tornaram famosa em outras eras. De nossa parte tudo faremos, pelo vosso exemplo, para que neste vosso bairro seja santificado o nome de Deus, se instale o seu reinado e sejam cumpridas as suas leis. Virgem do Lago, padroeira dos navegantes e padroeira de Copacabana, protegei-nos em todos os perigos da vida e levai-nos ao porto de salvamento eterno. Velai noite e dia pelo povo deste bairro, que é vosso. Fazei deste bairro, sempre mais, o bairro de N. Sra. de Copacabana, e sede vós também, de novo, N. Sra. do bairro de Copacabana. Padroeira. Rainha e Mãe de Copacabana, rogai por nós!

Orações clássicas para pedir orientações para Deus e aos santos

fechar