Neste 5 de agosto, Dia de Nossa Senhora de Copacabana, fique com a reflexão e a oração a essa santa milagrosa:
Ó, Virgem, Senhora de Copacabana, que por misteriosos desígnios de Deus viestes de longínquas terras a tomar posse deste recanto brasileiro, para aqui gerar um bairro que levasse no nome a vossa invocação e a tornasse conhecida no mundo inteiro; protegei os destinos deste povo que é vosso. Repeti, se preciso for, os milagres que vos tornaram famosa em outras eras. De nossa parte tudo faremos, pelo vosso exemplo, para que neste vosso bairro seja santificado o nome de Deus, se instale o seu reinado e sejam cumpridas as suas leis. Virgem do Lago, padroeira dos navegantes e padroeira de Copacabana, protegei-nos em todos os perigos da vida e levai-nos ao porto de salvamento eterno. Velai noite e dia pelo povo deste bairro, que é vosso. Fazei deste bairro, sempre mais, o bairro de N. Sra. de Copacabana, e sede vós também, de novo, N. Sra. do bairro de Copacabana. Padroeira. Rainha e Mãe de Copacabana, rogai por nós!
Orações clássicas para pedir orientações para Deus e aos santos
Além das coroas, podemos ver: o globo na mão do Menino Jesus (sustenta o mundo), e sua mão direita abençoando; cinto preto (morte para o pecado); meia-lua negra (forças do mal vencidas por Nossa Senhora); roupas brancas (pureza); e raios dourados (glória celeste). Em 05 de agosto, Dia de Nossa Senhora de Copacabana, procure saber mais sobre esses símbolos.
A imagem de Nossa Senhora de Copacabana (celebrada em 05 de agosto) é muito rica em significados, todos ilustrados em seus símbolos. As coroas: a de 12 estrelas simboliza fidelidade à doutrina dos apóstolos; a que está sobre sua cabeça significa que ela é a rainha do céu e da terra; a que está sobre a cabeça do menino Jesus simboliza que ele é o rei do Universo.
Mensagens para fortificar seus laços com Deus
A imagem de Nossa Senhora de Copacabana (que é homenageada em 05/08) chegou ao Rio de Janeiro em 1746, trazida por comerciantes bolivianos, que, em agradecimento às graças alcançadas, construíram uma igreja em homenagem à santa. Ali nasceu um dos mais famosos bairros do Rio: Copacabana, onde também se situa a avenida Nossa Senhora de Copacabana.
Um costume bastante original na visitação ao santuário: ao saírem do tempo, os fiéis caminham para trás, para não dar as costas à santa que tanto veneram. Sempre saem olhando para Nossa Senhora de Copacabana, que tem seu dia celebrado em 05 de agosto.
O que você sabe sobre o Dia de Santo Irineu?
A imagem original de Nossa Senhora de Copacabana, cujo dia se celebra em 05 de agosto, jamais é retirada do Santuário. Quando são realizadas procissões, os fiéis, na verdade, acompanham uma cópia da imagem da santa.
A Capela de Copacabana abriga o maior santuário da Bolívia e um dos mais antigos da América: o Santuário de Nossa Senhora de Copacabana. Com o passar do tempo, devido às frequentes doações dos fiéis, o templo se encheu de tesouros. Mas essa riqueza foi dilapidada através dos tempos, por governantes.
Desde que a imagem de Nossa Senhora de Copacabana (cujo dia se celebra em 05/08) ocupou o altar da capela, uma série de graças começou a ser derramada sobre o povo da localidade, que clamava por ajuda a seus sofrimentos. Foram diversas curas e milagres, o que fez de Nossa Senhora de Copacabana padroeira da Bolívia.
Tito Yupanqui, um descendente dos reis incas, venerava a Virgem Maria desde sua infância. Decidiu então criar uma imagem da santa para ser reverenciada na região de Copacabana. Como a primeira imagem tinha ficado tosca, ele pediu em oração que a Virgem lhe desse a honra de esculpir uma imagem à sua altura. Usando uma imagem de Nossa Senhora da Candelária como modelo (que ele observou, em oração, para memorizar), construiu a nova imagem, como um ato de fé. A imagem ficou linda e passou a ocupar o altar-mor da Capela de Copacabana.
Nossa Senhora de Copacabana, cujo dia se celebra em 05 de agosto, recebeu esse nome em homenagem à cidade boliviana de Copacabana, capital de Manco Capac, situada às margens do lago Titicaca. “Copacabana” significa “lugar luminoso”, na língua dos incas.
A celebração de Nossa Senhora de Copacabana era feita, originalmente, no dia 02 de fevereiro, mas a data foi transferida para 05 de agosto, com direito à liturgia própria e um grande festejo popular.
Em 05 de agosto celebra-se o Dia de Nossa Senhora de Copacabana. Nossa Senhora de Copacabana é a representação da Virgem Maria reverenciada nas tradições bolivianas, além de ser a padroeira da Bolívia.
Saiba mais sobre Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a mãe de Deus