Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia de Nossa Senhora da Assunção

Nossa Senhora da Assunção é uma das mais famosas Virgens do Catolicismo. A Santa Mariana é a representação da elevação de Maria aos céus, como mortal que não precisou morrer para ser levada pelos anjos. A celebração do dia de Nossa Senhora da Assunção ocorre no dia 15 de Agosto e as celebrações são cheias de festas, procissões e belas orações. Que nessa data nós possamos louvar ainda mais a Mãe Santíssima, para que Ela rogue e interceda sempre por nós, seus filhos. Nossa Senhora da Assunção é padroeira de diversas cidades brasileiras e seus devotos, espalhados pelo mundo, fazem peregrinações anuais para orar e agradecer! Conheça mais sobre a Santa com nossas mensagens e orações!

O dia

15 de agosto é o Dia de Nossa Senhora da Assunção. É quando se celebra o evento em que a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, é levada aos céus em corpo e alma pelos anjos de Deus. Em decorrência do evento da Assunção, não foi necessário que ela esperasse o fim dos tempos para que obtivesse a ressurreição corpórea.

Celebre em agosto o Dia de Nossa Senhora de Copacabana

Outros nomes

Todo dia 15 de agosto é celebrado o evento da Assunção de Nossa Senhora. Também conhecida como Nossa Senhora da Guia e Nossa Senhora da Glória, em seu dia, Nossa Senhora da Assunção recebe homenagens na forma de romarias e festas religiosas em várias localidades. A celebração é originária de Portugal (Trás-os-Montes), onde ocorre feriado nacional.

Assunção x Ascensão

Diferentemente de Jesus Cristo, que foi elevado aos céus por meio de seu próprio poder (Ascensão), Maria foi elevada aos céus por meio do poder de Deus. Daí a diferença entre os nomes dos eventos. Em 15/08, é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Assunção, dia de celebrar um dos principais acontecimentos para a Igreja Católica.

Dormição

Pela tradição cristã, diz-se que Maria nem sequer morreu, simplesmente dormiu. Daí também o motivo de o evento ser chamado de Dormição. Neste 15 de agosto, Dia de Nossa Senhora da Assunção, celebremos a serenidade da Assunção da Virgem, que é mãe de todos também. Amém!

Quem levou

Segundo a narrativa cristã, no evento da sua “dormição”, Nossa Senhora da Assunção, cujo dia se comemora em 15 de agosto, foi levada aos céus pelos anjos Gabriel e Miguel. Neste dia tão importante, oremos e celebremos também a ação de Deus por intermédio desses anjos!

Proclamação do dogma

Foi o Papa Pio XII que proclamou o Dogma da Assunção da Virgem Santíssima. O ato solene foi realizado em 1º de novembro de 1950. A festa da Nossa Senhora da Assunção é celebrada anualmente todo dia 15 de agosto.

Padroeira

Nossa Senhora da Assunção, cujo dia é celebrado em 15/08, é padroeira de Fortaleza, capital do Ceará. Ela também é padroeira de outras cidades, como Viçosa do Ceará (CE), Jales (SP), Caçapava do Sul (RS), Cabo Frio e Valença (RJ), Cabo Verde e Bom Despacho (MG), Acari (RN), Maringá (PR) e Oeiras do Pará (PA).

Hino

Neste 15/08, Dia de Nossa Senhora da Assunção, celebremos em coro, entoando seu hino e espalhando o amor:

“Virgem Senhora d'Assunção,
refúgio dos pecadores,
do alto trono em que estais
ouvi os nossos clamores.

Vós sois a nossa advogada
neste vale que habitamos.
Mandai-nos dos céus as graças
que humildes suplicamos.

Rainha Excelsa dos Anjos
e do homem escudo forte.
Atendei-nos compassiva
na fatal hora da morte.”

Igreja de Cabo Frio

Em Cabo Frio (RJ), situa-se a igreja de Nossa Senhora da Assunção, em homenagem à Virgem Maria, no evento de sua subida aos céus. Construída em 1615, guarda, em seu altar-mor, a imagem da santa padroeira esculpida em madeira. Ainda nessa igreja, existe uma capela com a imagem de Nossa Senhora da Assunção, cujo dia se celebra em 15/08.

A Igreja de Fortaleza

Padroeira da capital do Ceará, Nossa Senhora da Assunção, cujo dia se celebra em 15 de agosto, também é honrada com uma igreja em sua homenagem. No seu altar-mor encontra-se uma pintura de Nossa Senhora cercada por anjos, sendo elevada aos céus (retratando o evento da Assunção).

Oração

Neste 15/08, Dia de Nossa Senhora da Assunção, façamos uma pausa para orar. Não só pedir à Virgem, mas também agradecer:

“Ó, dulcíssima soberana, Rainha dos Anjos, bem sabemos que, miseráveis pecadores, não éramos dignos de vos possuir neste vale de lágrimas, mas sabemos também que a vossa grandeza não vos faz esquecer a nossa miséria e, no meio de tanta glória, a vossa compaixão, longe de diminuir, aumenta cada vez mais para conosco.

Do alto desse trono em que reinas sobre todos os anjos e santos, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos; vede a quantas tempestades e mil perigos estaremos, sem cessar, expostos até o fim de nossa vida! Pelos merecimentos de vossa bendita morte obtende-nos o aumento da fé, da confiança e da santa perseverança na amizade de Deus, para que possamos, um dia, ir beijar os vossos pés e unir as nossas vozes às dos espíritos celestes, para louvar e cantar as vossas glórias eternamente no céu. Assim seja.”

Salve Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil