Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia de São Roque

São Roque. Obaluaiê. Omolu. Protetor dos cães. Padroeiro dos inválidos e dos cirurgiões. O santo peregrino. Essas são apenas algumas denominações que fazem referência a uma figura muito importante em diversas religiões. Homenageado anualmente no dia 16 de agosto, essa santidade fez história ao andar pelos afetados pela peste negra, pregando a palavra do Senhor e ajudando-os em sua recuperação. Por conta disso, hoje em dia, é muito famoso principalmente entre médicos e enfermos. Especialmente famoso pelos católicos e praticantes da umbanda e do candomblé, São Roque merece ser celebrado com lindas mensagens. Confira algumas que foram criadas especialmente para essa data tão especial!

Quem é São Roque?

Com origens nobres e francesas, São Roque nasceu no século XIII. Até a morte de seus pais, viveu uma vida cheia de regalias. Após ter se tornado um órfão, entretanto, tudo mudou. O santo, que é homenageado todo dia 16 de agosto, decidiu dividir toda a sua herança entre os pobres e, a partir desse momento, tornou-se um peregrino.

O que você sabe sobre o Dia de São Bento?

Homenagens

Na comunidade católica, São Roque é uma figura muito importante. Considerado o padroeiro dos inválidos e cirurgiões, ele é muito procurado por aqueles que querem ser curados e querem ter o poder da cura. Por isso, não faltam homenagens direcionadas a ele no dia 16 de agosto que são feitas por essas pessoas!

Protetor

Por ter vivido durante o período da peste negra e ter sobrevivido aos horrores da época, São Roque também passou a ser considerado o protetor das epidemias. Por esse motivo, é muito comum que, no dia 16 de agosto, a gente veja diversas pessoas que procuram ser curadas de certas doenças recorrendo ao santo.

Curas

Exemplo de empatia e altruísmo, São Roque arriscou a sua vida para oferecer maior paz no coração para as pessoas afetadas pela peste negra, andando por aldeias e diversos outros povoados. Existem histórias até mesmo de que o santo, homenageado todo dia 16 de agosto, curou diversos enfermos ao pregar a palavra de Deus.

Morte

Foi no dia 16 de agosto, data em que o santo é homenageado, no ano de 1327, que São Roque morreu. Ao ser confundido com um espião, foi preso e morto em cativeiro. Mesmo assim, nunca deixou de acreditar em Deus e evangelizar as pessoas que entravam em contato com ele.

Lendas

Existem muitas lendas referentes a São Roque, inclusive uma que diz respeito à sua morte. O santo, que é celebrado no dia 16 de agosto, foi responsável por um milagre até mesmo depois de sua morte: quando o carcereiro, que era manco desde o seu nascimento, tocou em seu pé para confirmar sua morte, passou a andar sem nenhum tipo de problema.

Umbanda e candomblé

Engana-se quem acha que São Roque é importante somente para o cristianismo e catolicismo. O santo também é uma figura muito marcante para a umbanda e o candomblé. Homenageado todo dia 16 de agosto, ele é um dos orixás da religião. Chamado de Obaluaiê ou Omolu, todas as pessoas recorrem a ele quando estão passando por problemas de doenças infectocontagiosas.

Oração para Obaluaiê/Omolu

“Casinha branca, casinha branca que eu mandei fazer para oferecer a meu pai Omolu, meu pai Omolu, seu Atotô Obaluaiê. Oi, salve, Mamãe Oxum! Saluba Nana Buruquê! Salve Atotô Olabuaiê…”

Conhecido como Obaluiaiê e Omolu no candomblé e na umbanda, São Roque também é muito importante para essas religiões. Por isso, é sempre muito homenageado por seus praticantes todo dia 16 de agosto!

Entenda a diferença entre candomblé, espiritismo e umbanda

Oração de São Roque

“São Roque, que soubestes levar com fidelidade a sublime missão que lhe foi confiada, a mais nobre entre todas – a santa Caridade -, que operastes milagres de cura por intercessão de Nosso Senhor Jesus Cristo e tanto padecestes em dor física e moral pelas injustiças dos homens, rogamos-vos vossa proteção sobre todos os que estão neste momento sofrendo. Concedei-nos também este coração cheio de misericórdia que tivestes, para que, por esta virtude, possamos também alcançar a terna misericórdia de nosso Pai Celestial. Por Cristo Nosso Senhor. Amém".

Que neste dia 16 de agosto, São Roque olhe por todos nós e garanta a nossa saúde e prosperidade! Que nesta data tão especial ele possa perceber o quão grato somos por ele e todos os seus sacrifícios!

Cruz vermelha

Acredita-se que, desde o seu nascimento, São Roque estava predestinado à vida religiosa. Isso porque o santo, que é celebrado e homenageado todo dia 16 de agosto, nasceu com uma marca de nascença muito específica em seu peito: uma cruz vermelha!

Relação com os cães

Após ficar ao redor de tantas pessoas que foram infectadas pela peste negra, a doença afetou São Roque, que é homenageado todo dia 16 de agosto. O santo, contudo, possuiu um auxílio inesperado que o ajudou a se curar: um cão passou a levar restos de comida do seu dono até o local em que ele se escondia, na floresta. Assim, ele foi capaz de se recuperar com a ajuda do cachorro. Por esse motivo, sempre é representado ao lado de um cão que leva comida em sua boca!

Oferendas

É muito comum que, no dia 16 de agosto, data em que se comemora o Dia de São Roque, seus súbitos deixem oferendas para ele. Isso inclui desde comidas até petiscos e guloseimas. A intenção é chamar a atenção do santo para que, assim, ele abençoe sua casa!

Médicos e curandeiros

Todas as pessoas que atuam na área da saúde e são religiosas possuem muito respeito e apreço por São Roque. Por isso, é comum que no dia 16 de agosto eles deixem suas roupas brancas e uniformes médicos para serem benzidos. Assim, acredita-se que o santo possa auxiliá-los em momentos difíceis e desafiadores.

Celebrações

No dia 16 de agosto, não deixe de celebrar a vida e o trabalho de São Roque. Além de fazer seus pedidos, divirta-se e lembre-se sempre de agradecer por tudo o que ele fez e continua fazendo pela humanidade!