Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Nossa Senhora do Amparo

O Dia de Nossa Senhora do Amparo é celebrado em 15 de agosto e faz referência ao episódio da morte de Jesus, que viu sua mãe ao lado do discípulo João, em acolhimento mútuo, em que um amparou o outro do sofrimento. A santa representa a humanidade e o amparo. A devoção à sua imagem se deu pelo fato de a santa ter sido levada a várias missões de evangelização. A partir disso, começou a comemoração do dia 15 de agosto. Desvende os mistérios da fé que cercam a santa, sua história, obra e orações. Saiba mais sobre a santa com estas 14 mensagens de fé, destinadas a todos os adoradores de Nossa Senhora do Amparo

continue lendo
Compartilhar

Devoção à imagem

São Lucas esculpiu a imagem de Maria sob os pés da Cruz de Cristo, como a Mãe de todos. Essa imagem foi levada por São Tiago a todos os locais onde ele tinha a missão de evangelização. Começou a partir de então uma grande devoção à Nossa Senhora do Amparo, e a partir daí foram erguidos santuários em sua honra. Comemoramos seu dia em 15 de agosto.

Celebre o Dia de Santa Raimunda

Sinal durante sonho

Constantino I, o Grande, teve um sonho em que via um escudo com uma cruz. Uma voz lhe dizia que, com aquele sinal, ele venceria a batalha. Inspirado pelo ocorrido, mandou pintar todos os escudos com a cruz, e assim saiu vencedor. O fato de ele ter decretado o cristianismo como religião oficial do Império Romano permitiu aos cristãos meditarem mais sobre Cristo e Maria. Todos queriam se abrigar no Manto Protetor, sob o amparo de Nossa Senhora, o que ajudou a propagar ainda mais o título de Nossa Senhora do Amparo, celebrada em 15/8.

Oração

Neste 15 de agosto, dia em que Nossa Senhora do Amparo é celebrada, aproveite para resgatar sua fé com esta oração:

“Ó dulcíssima Soberana do Amparo, bem sabemos que, miseráveis pecadores, não éramos dignos de vos invocar neste vale de lágrimas, mas sabemos também que a vossa grandeza não vos faz esquecer a nossa miséria e no meio de tanta glória a vossa compaixão, longe de diminuir, aumenta cada vez mais para conosco. Do alto do trono em que reinais sobre todos os anjos e santos, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos. Vede a quantas tempestades e perigos estamos sem cessar expostos, até o fim da nossa vida. Pelos merecimentos da fé, da confiança e da santa perseverança na amizade de Deus, pedimos que possamos um dia ir beijar vossos pés e unir as nossas vozes às dos espíritos celestes, para vos louvar e cantar as vossas glórias eternamente no Céu. Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós.”

Dia da Irmã Dulce. Conheça essa devota que dedicou sua vida à caridade

Devoção no Brasil

O culto à Nossa Senhora do Amparo, cujo dia se celebra em 15 de agosto, chegou ao Brasil logo após a descoberta do nosso país. Foram fundados municípios sob sua proteção, e diversas cidades têm a santa como padroeira.

Fortaleza e Olinda

Sob a proteção de Nossa Senhora do Amparo, que tem seu dia comemorado em 15 de agosto, foi fundado o forte que deu origem à cidade de Fortaleza, capital do Ceará. No município, existe uma igreja dedicada à Nossa Senhora. Na cidade pernambucana de Olinda, foi construída (já existente em 1617) uma das primeiras igrejas consagradas a ela.

 

Municípios devotados à Nossa Senhora

Em devoção à Nossa Senhora do Amparo, cujo dia se comemora em 15 de agosto, foram fundados três municípios: Amparo da Serra, localizado no estado de Minas Gerais; Amparo de São Francisco, no estado nordestino de Sergipe; e Amparo, município com status de estância hidromineral, localizado no estado de São Paulo.

Padroeira

Nossa Senhora do Amparo também é padroeira do município de Maricá, no estado do Rio de Janeiro. A festa dedicada à santa geralmente começa dias antes, encerrando-se em 15 de agosto, data em que é celebrada. A festa começa com a peregrinação da imagem de Nossa Senhora, e a programação inclui novenas, procissões, missas e shows.

De pé diante do filho

Nossa Senhora do Amparo, cujo dia se celebra em 15/8, aparece retratada de pé, fazendo uma alusão à passagem do Evangelho de São João. Estar de pé diante da morte de Jesus, seu filho, simboliza força, confiança e amor, além de obediência à vontade de Deus.

O véu branco

Como toda simbologia religiosa, o branco do véu de Nossa Senhora do Amparo representa a pureza. Nesse caso, a pureza de coração. Mesmo diante da morte de seu filho, ela se manteve fiel e obediente a Deus. Em vez de se queixar, teve fundamental participação na redenção de Cristo. Celebremos seu dia, 15 de agosto!

São Zeferino. Comemore o dia dele!

O manto

Azul por fora e vermelho por dentro, o manto de Nossa Senhora simboliza o céu onde ela está (azul) e o sangue de Cristo e sua paixão dolorosa (vermelho). Esse manto prova que a Virgem passou pela Paixão juntamente com Jesus, mas que, assim como ele, ressuscitou e está no céu. Que no seu dia, 15/8, tomemos o exemplo de sua pureza de coração e sofrimento para nos tornarmos pessoas melhores.

Rosas vermelhas

A túnica de Nossa Senhora do Amparo está envolta de rosas vermelhas, que representam

o martírio de Jesus, presenciado por ela aos pés da cruz. Elas simbolizam o testemunho

de Maria da prova de amor de Jesus por nós. O Dia de Nossa Senhora do Amparo é

15 de agosto. Vamos celebrar a data com muita fé e amor pelo próximo, assim como

ensinou Jesus.

Valsa de Nossa Senhora do Amparo

Esta é a música oficial da cidade de Amparo (SP), uma valsa-prece (música de Décio Pacheco de Oliveira e letra de Salvador J. de Moraes) em louvor à Nossa Senhora do Amparo, que tem seu dia celebrado em 15/8:

“Senhora milagrosa, que nos fazeis crer

Nas doces maravilhas de uma vida celestial

Bendito o vosso culto, que nos faz viver

Amparados no bem, para vencer o mal,

Senhora, Santa e boa, de divino amor,

Que amparo sois e providências de quem crê,

Dai-nos carinhos e mercê

Aliviai, Senhora, a nossa dor



Vossa imagem, que sublime é,

De crença funda, inalterada, sã,

Expressão do Amor, e grande Fé,

A divina poesia que deleita nossa alma cristã



Ó Santa que tanto amais,

Ser belo que nos é caro,

Sois vós que nos amparais

– Nossa Senhora do Amparo –

Brilhando em tão Santo Amor

Com fé que nos purifica,

Aos divinos braços paternais de Deus”

Dia de São Domingo de Gusmão. Conheça a história desse santo!

fechar