Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia do Garçom

Dia 11 de agosto é o Dia do Garçom. Uma data dedicada a homenagear e prestigiar com muito respeito esses profissionais que, tantas vezes, vão além de suas funções e acabam sendo amigos, psicólogos, ouvintes, campeões... A profissão, com razão, já recebeu várias músicas em sua homenagem. Esses profissionais são os responsáveis por lidar com os clientes, recebê-los, manter tudo em ordem, sendo o front do local onde atuam. Vamos exaltá-los e valorizá-los! A data nos convida a lembrar a importância da função e do devido respeito que devemos ter por todos profissionais que nos prestam assistência. Se você conhece algum garçom, ou garçonete, elogie, agradeça, parabenize!

continue lendo
Compartilhar

Origem da palavra

“Garçom” é uma palavra de origem francesa (“garçon”), significa “rapaz, garoto”. No Brasil, a palavra foi associada à profissão devido ao fato de se ouvirem os franceses chamando de “garçon” os rapazes que atendiam em restaurantes. No Dia do Garçom, comemorado em 11 de agosto, sejam rapazes, sejam mais maduros ou até mesmo senhores, parabenize esses profissionais.

A gorjeta

Antigamente, a gratificação extra pela prestação de um bom serviço era feita com o pagamento de uma bebida ou uma pequena quantia para a compra dessa bebida. Com isso, esse tipo de gratificação se popularizou, até chegarmos à gorjeta ou aos atuais 10%. Seja como for, neste 11/08, Dia do Garçom, além da gorjeta, que tal parabenizá-los?

Cultura dos 10%

Nos EUA, os 10% do garçom são sagrados e fazem parte da sua remuneração. Ao contrário do Brasil, onde há certa resistência. Isso pode ocorrer devido ao fato de que alguns estabelecimentos não repassavam essa gratificação para os funcionários. Seja como for, prestigie esse profissional no dia 11/08, Dia do Garçom. Essa gorjeta muitas vezes é a salvação do fim do mês para qualquer trabalhador.

A comissão de boas-vindas

O garçom é a comissão de boas-vindas de um restaurante. É ele basicamente o primeiro contato do cliente com o estabelecimento e quem vai fazer a comunicação entre a mesa e a cozinha. Se você quiser elogiar ou reclamar, é ele quem o escuta em primeiro lugar. Neste 11/08, Dia do Garçom, dê os parabéns a esse profissional tão importante!

Atendimento

Se existe alguém que precisa focar o atendimento em um bar ou restaurante, essa pessoa é o garçom. É ele quem agiliza a chegada de um prato, comunica as preferências do cliente e preza pela boa imagem da receptividade do estabelecimento. Portanto, neste 11 de agosto, Dia do Garçom, não se esqueça de parabenizar esse querido profissional.

É preciso formação?

Para trabalhar como garçom, não é necessária nenhuma formação específica. No entanto, aquele que tiver algum curso de qualificação, workshop ou aperfeiçoamento vai ter maiores chances de uma colocação melhor. No Dia do Garçom, 11 de agosto, homenageie esse habilidoso profissional.

 

Trabalho

Você que tem um restaurante ou bar valorize os seus profissionais. Principalmente aquele que é está no front, que recebe os clientes e é responsável pelo atendimento e o bem-estar de cada pessoa que entra no seu estabelecimento. Aproveite o Dia do Garçom, comemorado em 11 de agosto, para reverenciar o seu melhor capital humano.

Mercado de trabalho

O campo de atuação do garçom é bem vasto. Ele pode trabalhar em restaurantes, bares, boates, hotelaria, cafés, cruzeiros, festas e diversas outras áreas. Independentemente de onde ele atue, é preciso ter inteligência emocional, cordialidade e flexibilidade. Neste 11 de agosto, Dia do Garçom, aproveite para celebrar com seu amigo querido.

Trate bem

Como qualquer outro profissional, o garçom merece respeito, ainda mais porque ele lida com todo tipo de público. Apesar de ele estar “servindo” a sua mesa, ele não é seu serviçal. Trate-o com educação e cordialidade. Aproveite o Dia do Garçom, 11 de agosto, para praticar sua gentileza.

Se você tem um amigo

Se você tem um amigo que trabalha como garçom, parabenize-o neste 11 de agosto, Dia do Garçom. Ele merece essa lembrança e consideração. Não deixe de prestigiar seu amigo. Que tal fazer uma visita ao estabelecimento onde ele trabalha e elogiar o trabalho dele?

fechar