Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

https://www.youtube.com/watch?v=lU1ELfo7XLY

Dia de São Caetano

O cristianismo possui diversas datas importantes em seu calendário. Com tantos santos conhecidos e famosos, não poderia ser diferente! Podemos dar um exemplo muito popular para você: anualmente, em 7 de agosto, é comemorado o Dia de São Caetano. As comemorações, sempre levadas tão a sério, resultam não só muitas orações e festas, mas também em maior conhecimento. Isso porque, nesses dias, normalmente se conta a história e a trajetória do santo italiano que se tornou o padroeiro do pão e do trabalho. Celebre esse dia tão importante de maneira especial: compartilhando mensagens sobre o santo, e espalhando a sua palavra para pessoas que ainda não o conhecem.

continue lendo
Compartilhar

Quem foi São Caetano

Caetano de Thiene, popularmente conhecido como São Caetano, nasceu em outubro de 1480 em Vicenza, Itália. Apesar de ter se formado em Direito, Caetano sempre teve uma ligação muito forte com a fé, principalmente por conta da morte prematura do pai, e do incentivo de sua mãe. Foi essa ligação com a fé que fez sua vida mudar drasticamente, trazendo até hoje motivos para celebrarem sua vida no dia 07 de agosto, Dia de São Caetano. Que sua imagem sempre seja exaltada!

Papa Júlio II

Em 1506, São Caetano foi trabalhar diretamente com o Papa Júlio II. Durante esse período de troca, ele ajudou a conciliar a República de Veneza junto ao Papa, e fez contato direto com diversos cardeais famosos, aprendendo muito sobre eles. Além disso, Caetano participou de um movimento chamado “Oratório do Divino Amor”, que buscava manter na prática tudo aquilo que encontravam nas Sagradas Escrituras.

Comemore com fé o Dia de Santo Agostinho

Ordenação Presbiteral

Diante de tanta entrega e humildade, em 1516, aos 36 anos de idade, São Caetano foi ordenado sacerdote. Porém, diante do respeito e do amor que tinha pela Santa Missa, ele demorou três meses para celebrá-la oficialmente. Durante todo essa fase, se preparou para que tudo saísse da melhor maneira possível, e assim, quando o dia finalmente chegou, se impressionou com o dom do qual ele não se considerava digno. Sua primeira missa foi na Basílica de Santa Maria de Maior.

Ordem dos Clérigos Regulares

Em 1524, junto a Bonifácio de Colli, Paulo Consiglieri e João Pedro Carafa, São Caetano fundou a Ordem dos Clérigos Regulares, que mais tarde ficou conhecida como a Ordem dos Teatinos. O objetivo da Ordem era a renovação do clero, buscando renovar tanto o espírito quanto a essência missionária dos sacerdotes. Nessa época, Caetano estava convencido de que a Igreja tinha que lutar contra a Reforma Protestante para assim servir aos mais pobres. A congregação começou com os quatro, depois passou a ter 12 pessoas e seu número foi aumentando com o tempo.

São Jorge: Conheça a vida do santo guerreiro

Regras da Ordem dos Clérigos Regulares

A Ordem dos Clérigos foi a primeira ordem religiosa da Reforma Católica, e a frase que guiava a congregação era “Nada pedir e nada possuir”. Além dessa frase ser o grande desejo de São Caetano, as palavras iam contra o grande nepotismo da época, que fazia com que aqueles que não tinham conhecimento, ou eram pouco virtuosos chegassem a cargos de responsabilidade espiritual. Os Teatinos tinham como regra nada pedir, aceitando somente o que era ofertado de maneira espontânea. Isso fazia com que eles não se apoiassem em rendas, vivendo dos frutos do ministério pastoral e de donativos vindos de fora.

Humildade e amor à Cristo

Mesmo nascendo em uma família que possuía uma boa condição financeira, São Caetano fez-se pobre pelo amor que sentia a Cristo. Tanto ele, quanto os membros da Ordem, repartiam todos os bens com aqueles que não tinham nada, mesmo que para isso eles ficassem sem comer. Com esse estilo de vida, Caetano mostrou que a mudança na sociedade deveria, e ainda deve começar por cada indivíduo, mesmo que isso contraste da maioria.

Um dos escritos de São Caetano a respeito dessa fase: “A primeira coisa que se deve fazer para reformar a Igreja é reformar-se a si mesmo”.

Eucaristia

A fonte que sempre supria São Caetano era a Eucaristia. Era ela que dava energia para a vida cristã e sacerdotal que ele vivia. Dessa forma, ao contrário do acontecia com boa parte dos membros do clero na época, Caetano passou a celebrar a Santa Missa diariamente, estabelecendo a bênção com o Santíssimo Sacramento.

Um dos escritos de São Caetano a respeito dessa fase: “Não estarei satisfeito até que veja os cristãos se aproximarem do banquete celestial com simplicidade de crianças famintas e alegres, e não cheios de medo e falsa vergonha”.

 

Padroeiro

São Caetano é conhecido como patrono do pão e do trabalho, Santo da Providência e padroeiro das pessoas que estão desempregadas em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Que no Dia de São Caetano, dia 07 de agosto, seja um momento para lembrar de seus feitos, e para exaltar sua grande postura como homem e santidade.

Morte

São Caetano morreu aos sessenta e seis anos de idade, no dia 07 de agosto de 1547, em Nápoles, Itália. Muito desgastado por conta da vida que levou, na época os médicos aconselharam colocar um colchão na cama de tábuas onde Caetano dormia. Porém, ele se recusou. A justificativa foi que Jesus havia morrido na cruz, e que dessa forma ele gostaria que deixassem que ele morresse, sobre um madeiro. As celebrações a São Caetano são feitas nesse mesmo dia, 07 de agosto. Que possamos lembrar sempre da importância de São Caetano e de sua humildade nos últimos instantes de vida, celebrando o amor, e fortificando em nossos corações as boas ações!

Compartilhe belas mensagens religiosas!

Canonização

A canonização de São Caetano só veio a acontecer em 1671. O santo foi canonizado junto a Santa Rosa de Lima, São Luís Beltrão e São Francisco de Borja. Dessa maneira, Caetano passou a ser mais conhecido na América Latina e o dia 07 de agosto, dia de sua festa litúrgica, tornou-se uma data de grandes celebrações. Toda honra e toda glória a ti, São Caetano. Que todo sétimo dia de agosto possamos fortalecer sua imagem e dedicação!

07 de agosto - Dia de São Caetano

Além de marcar o dia da morte de São Caetano, dia 07 de agosto também marca a festa litúrgica do santo. A data, celebrada pelos católicos, é usada para festejar e relembrar a importância de Caetano. Ele, por sua vez, é padroeiro de Thiene, na Itália e das cidades brasileiras: São Caetano (PE), São Caetano do Sul (SP), São Caetano de Odivelas (PA), Jacuípe (AL), Cipotânea (MG), Brasópolis (MG), Caetés (PE) e Monsenhor Mariana (MG). Que elevemos seu nome aos céus nessa data tão especial, São Caetano, e que por influência de suas boas ações os seres dessa Terra sejam tocados e transformados.

Compartilhe mensagens sobre intolerância religiosa: Deus é amor!

Devoção na Argentina

São Caetano é um santo muito querido na Argentina. Desde a década de 70, os milhares de devotos vão desde uma noite anterior à sua festa, ou seja, dia 06 de agosto, até o Santuário de Liniers, em Buenos Aires. Lá, eles trocam as tradicionais flores e velas por roupas e alimentos que mais tarde são levados a regiões mais pobres do país. Até o Papa Francisco possui um carinho especial por São Caetano. Quando era Arcebispo de Buenos Aires, presidiu por muitos anos a missa central de sua festa em Liniers. Dia 07 de agosto, Dia de São Caetano, é o momento em que a vida e memória desse santo tão querido são exaltados. Honremos, assim, sua obra e contribuição a humanidade!

Oração para quem procura emprego

"São Caetano, ore por mim para que eu possa encontrar o emprego perfeito. Vós sois conhecido por sua eloquência e habilidade de se mover até mesmo as almas mais endurecidas, por favor, ore por mim, para que eu coberto possa escrever palavras inspiradoras, ache todos os erros no meu currículo, e me conecte com um empregador que vai me oferecer um trabalho que me trará mais próximo de Deus.



São Caetano, interceda por mim para que eu possa imitar sua ética de trabalho e honrar a Cristo através da minha carreira.



São Caetano, rogai por nós!



Ó Glorioso São Caetano, Pai da Divina Providência, ajude todos que estão desempregados, que buscam emprego e os que temem por seus empregos, leve para eles o que eles estão procurando, e ore por todos nós para que sejamos corajosos em face da adversidade. Amém"

Oração por alguma causa desesperada

“Glorioso São Caetano, aclamado por todos os povos, Pai de providência, porque socorres com grandes milagres a quem te invoca em suas necessidades, recorro ao teu altar, suplicando-te que apresentes ao Senhor os desejos que confiantemente deposito em tuas mãos.



(Pedir a graça)



Faz com que esta graça, que agora te peço, me ajude a buscar sempre o Reino de Deus e sua Justiça, sabendo que Deus, que veste de beleza as flores do campo e alimenta com a grandeza as aves do céu, me dará as demais coisas por consequência.



Em nome de Jesus.



Amém.”



(No fim de tudo, rezar o Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Glória)

Celebre o Dia de Santo Expedito!

Oração por comida e trabalho

“Deus de todo consolo, Pai misericordioso, que vês em segredo, e conheces nossas necessidades, que alimenta os pássaros do céu e veste os lírios do campo, te pedimos, ó Senhor, por intercessão de São Caetano, que nos ajudes a viver sempre em teu amor e no amor de nossos irmãos, e, assim, nos concedas a graça de nunca nos faltar nem o pão nem o trabalho de cada dia.



Ó glorioso São Caetano, confiamos na providência de Deus e na tua intercessão”.



(Pedir a graça)



(No fim da oração, rezar o Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Glória)

Gratidão a São Caetano

São Caetano, gratidão por se fazer presente nos dias mais difíceis de minha vida. Quando não tinha o pão, o Senhor me fez paciente; quando não tinha o trabalho, o Senhor me deu a coragem para lutar. Tua graça me fez mais forte e me ajudou vestir as sandálias da humildade que havia perdido no caminho árduo. A ti, toda honra e toda glória. Amém.

Inspire-se com frases de gratidão a Deus!

Proteção a São Caetano

São Caetano, a ti peço: me proteja de todo mal, dos caminhos ruins, e de todas as escolhas que possam me levar a uma realidade dolorosa. Erga-me a cada manhã, e me faça instrumento de mudança assim como tu foi e és, trazendo a mim a prova de que tudo posso. Eu te peço, São Caetano: proteja-me e guie-me! Que assim seja.

fechar