Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia Internacional da Igualdade da Mulher

Movimentos sociais como o Feminismo e o Mulherismo existem em prol das mulheres. Muitas pessoas se questionam o motivo disso, e outras já têm a resposta: as mulheres não vivem em condições de igualdade em relação aos homens. O que é preciso mudar na sociedade para que isso aconteça? Por que não somos iguais? Qual é a importância do Dia Internacional da Igualdade da Mulher? Essas e outras perguntas poderão ser respondidas depois que você ler as mensagens a seguir. Reflita sobre essa realidade e pense em formas de alterá-la! Precisamos lutar para que haja respeito entre todas as pessoas, em qualquer parte do mundo.

continue lendo
Compartilhar

Um pouco de história

O Dia Internacional da Igualdade da Mulher, 26 de agosto, pode ser associado a um evento histórico. Foi só em 1948 que a Declaração Universal dos Direitos Humanos alterou o termo “homens” para “pessoas”, no artigo 1º, que diz “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.

Direito ao trabalho

Para muitas mulheres, a possibilidade de trabalhar fora de casa foi vista como uma conquista. Mas esse direito só foi concedido para que o capitalismo pudesse se desenvolver mais. Além disso, em regimes de escravidão, as mulheres já trabalhavam servindo alguém. Será que as nossas conquistas são realmente positivas para nós? Pense sobre isso neste Dia Internacional da Igualdade da Mulher, 26 de agosto!

Direito ao voto

Em 1932, as mulheres conquistaram o direito ao voto. Consequentemente, poderiam participar da vida pública e das decisões que as afetariam. Mas quantas são as mulheres, em relação aos homens, que atuam na política? Como elas são tratadas? Reflita sobre isso neste Dia Internacional da Igualdade da Mulher, 26 de agosto!

As mulheres são livres?

Durante todo o Dia Internacional da Igualdade da Mulher, 26 de agosto, me questiono se as mulheres são livres. Não podemos fazer as nossas escolhas sem sermos julgadas, não podemos demonstrar o que pensamos e sentimos sem sermos criticadas, não temos controle sobre nossos corpos. A igualdade em relação aos homens é urgente e necessária!

Por que as mulheres são diferentes dos homens

No Dia Internacional da Igualdade da Mulher, 26 de agosto, quero falar sobre diferença e desigualdade. A desigualdade sempre é uma diferença que importa, que faz uma pessoa ser inferiorizada ou agredida por ser diferente. Ser diferente não é o problema. Homens e mulheres podem ser diferentes, desde que haja igualdade no tratamento de ambos.

Igualdade ou Equidade?

Ainda que o conceito de igualdade esteja na data comemorativa de hoje, 26 de agosto, Dia Internacional da Igualdade da Mulher, é necessário fazer uma distinção. As mulheres são diferentes dos homens no que diz respeito a aspectos físicos. E essas diferenças as fazem inferiores. O ideal seria que as diferenças fossem respeitadas, assim atingiríamos a equidade, com mulheres e homens tendo as condições adequadas ao corpo de cada um.

 

Representatividade importa?

Neste Dia Internacional da Igualdade da Mulher, 26 de agosto, são inúmeras as questões nas quais podemos pensar sobre as mulheres. Essa data permite que nós sejamos representadas na mídia e nos calendários, em todo o mundo. É uma forma de mostrar que nós existimos e não estamos satisfeitas com a sociedade atual.

Direito ao aborto

26 de agosto é o Dia Internacional da Igualdade da Mulher, quando devemos lutar pelos nossos direitos. E um desses direitos é o direito ao aborto. A interrupção de uma gravidez sempre vai acontecer se uma mulher não quiser uma criança. Proibir o aborto é só uma forma de proibir o aborto seguro, mas não de impedir que ele aconteça.

As mulheres que estampam moedas internacionais

Conhecer o próprio corpo

O Dia Internacional da Igualdade da Mulher, 26 de agosto, é importante por muitos motivos. Um deles é o autoconhecimento feminino, que poderia ser promovido se as mulheres estivessem em condições de igualdade em relação aos homens. Se você é mulher, pense no que mudaria na sua vida se você fosse estimulada a entender como seu corpo funciona!

Mudança radical

O mundo inteiro se baseia em uma sociedade patriarcal. Em todos os lugares, os homens são vistos e reconhecidos como essenciais para a comunidade, enquanto as mulheres devem servi-los. O Dia Internacional da Igualdade da Mulher, 26 de agosto, existe para que lutemos por uma mudança radical, na raiz da sociedade.

O que precisa ser feito?

O Dia Internacional da Igualdade da Mulher, comemorado em 26 de agosto, também serve para pensarmos sobre tudo que precisa ser mudado na sociedade para que as mulheres estejam em igualdade com os homens. Liberdade sobre o próprio corpo e sobre as próprias escolhas, sem julgamentos ou retaliações, seria uma forma de começar.

Quando saberemos que acabou?

O Dia Internacional da Igualdade da Mulher, 26 de agosto, é uma data para refletir sobre o papel das mulheres e dos homens na sociedade. A nossa luta precisa continuar, porque as mulheres ainda são vistas como inferiores aos homens, mesmo quando elas têm os melhores empregos, as melhores casas ou as vidas mais felizes. Quando essa ideia de inferioridade se desfizer, saberemos que conseguimos conquistar nosso objetivo.

15 coisas para homens entenderem sobre o feminismo

fechar