Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de São Raimundo Nonato

São Raimundo Nonato é o santo conhecido por auxiliar na gestação, no parto e na proteção dos bebês que ainda estão no ventre da mãe. Ele é muito querido pela comunidade católica, muitos milagres foram atribuídos a sua graça. Ele tem uma história de vida guerreira desde o nascimento até a morte. Ajudou cristãos que foram torturados a se libertarem e foi fiel até o fim no caminho de Deus. A sua data comemorativa é 31 de Agosto e ele merece ser celebrado por todas as batalhas que enfrentou. Faça isso aprendendo um pouco mais sobre a jornada desse grande padroeiro e compartilhando as nossas mensagens para que outras pessoas o conheçam.

continue lendo
Compartilhar

O milagre da vida

São Raimundo Nonato já nasceu transformando a dor em amor, isso porque sua mãe faleceu no parto. Seu nascimento, em 31 de agosto, apesar da trágica morte de sua mãe, foi um verdadeiro milagre porque ele foi extraído do corpo dela já desfalecido. Raimundo nasceu no ano de 1200, na Espanha, e, apesar de sua família não possuir grandes fortunas, a sua vida foi o primeiro milagre de Deus.

Conheça melhor alguns desses santos

O simbolismo de um nome

Por razão da morte da mãe durante o parto, Raimundo ganhou o nome de Nonato, que significa: o não nascido. Esse nome, apesar de carregar muita dor, sempre o ensinou que a sua vida sempre teve um sentido maior; honrar a vida de sua mãe e seguir o caminho de Deus, que lhe concedeu o milagre da vida. Neste dia 31 de agosto, faça como São Raimundo Nonato fez e use a sua dor para seguir em frente, porque a vida sempre tem algo bom a oferecer a você.

A vocação para a caridade

O Dia de São Raimundo Nonato é celebrado em 31 de agosto porque essa é a data do seu nascimento. Ele viveu durante o século XIII e sempre teve interesse na vida religiosa. Quando se tornou um adulto, começou a sua jornada na Igreja e se tornou um verdadeiro exemplo para as pessoas ao seu redor com o seu trabalho e sua boa-fé.

Protetor dos nascituros

As mulheres que sofrem uma gravidez de risco geralmente recorrem a São Raimundo Nonato, pois, devido à sua história de nascimento, ele é considerado um protetor dos bebês ainda não nascidos e das gestantes. Muitos obstetras e parteiros religiosos também procuram em suas orações um caminho para que o nascimento seja um momento sagrado. Neste 31 de agosto, vamos celebrar o santo que cuida do nosso primeiro passo no mundo.

Uma juventude honesta

Raimundo foi um homem muito inteligente, terminou seus estudos com muita facilidade e na adolescência já estava apto para dedicar-se à vida religiosa. O seu pai tinha outros planos para ele, por isso decidiu deixar a administração de uma de suas terras em suas mãos. Ele sempre soube o valor do trabalho, mas sabia que o seu futuro era o caminho de Deus. Neste dia 31 de agosto, que você faça como São Raimundo Nonato fez: não desperdice o valor do trabalho, nem abandone a sua jornada religiosa.

Deus escrevendo certo por linhas tortas

O pai de Raimundo não queria que ele seguisse a vida religiosa e, por esse motivo, o mandou cuidar de suas terras. O que ele não previu foi que a conexão com a solidão e com a natureza aproximaria ainda mais o seu filho do reino dos céus. Nas horas livres, ele se dedicava às orações e isso o fez ter mais certeza que o seu caminho era o de Deus. 31 de agosto é dia de celebrar a escolha de São Raimundo Nonato, porque nem sempre o caminho é fácil, mas aquele que crê nas promessas divinas, chega onde quiser.

O chamado divino

São Raimundo Nonato nasceu de um milagre e quis servir a ele. Desde o começo, ele sabia o caminho que trilharia e, mesmo com estradas diferentes, ele encontrou uma forma de se conectar com Deus. Um dia, ele resolveu largar o emprego nas terras do pai e dedicar-se totalmente a Deus, servindo à Ordem de Nossa Senhora das Mercês, fundada pelo Santo Pedro Nolasco.

 

A Ordem de Nossa Senhora das Mercês

Em 1224, ele ingressou na Ordem de Nossa Senhora das Mercês, em que, ao lado de Pedro Nolasco, ajudou a libertar escravos cristãos que haviam sido capturados por muçulmanos. Durante seu trabalho missionário, ele foi capturado e preso na África, mais precisamente na Argélia. Isso, no entanto, teve um preço: ele teve sua boca perfurada por um cadeado para que sua voz não se propagasse mais. Que neste dia 31 de agosto seja lembrado por sua bravura, porque mesmo depois disso ele não desistiu do caminho de Deus. Ele não só os libertou, como devolveu todos às suas famílias.

Tortura, devoção e recompensa

Durante os oito meses que foi mantido como refém pelos muçulmanos, São Raimundo Nonato sofreu torturas e teve sua saúde comprometida. Em 1929, ele voltou para Catalunha e começou a ganhar a atenção do Papa Gregório IX, que o nomeou seu conselheiro em Roma. 31 de agosto é dia de lembrar daquele que lutou muito pelos cristãos, celebre São Raimundo Nonato.

Comemore o Dia da Irmã Dulce

A humanidade

Quando finalmente alcançou seu sonho, sendo peça principal na Igreja Católica, adoeceu gravemente e não conseguiu se tornar conselheiro do Papa. São Raimundo Nonato faleceu em 1240 com apenas 40 anos de idade. Desde então, seu dia é celebrado em 31 de agosto, sendo considerado como um dos melhores homens que passaram pela Igreja Católica e um dos padroeiros mais fiéis que já existiu.

Sua canonização e reconhecimento

A fama de São Raimundo Nonato é poderosa no mundo todo, muitos milagres foram atribuídos a ele, principalmente depois que os cristãos resgatados por ele contaram sua história, o que o fez ser considerado um verdadeiro milagre e exemplo de amor cristão. Ele foi velado e sepultado em Cardona, seu túmulo virou uma igreja e seus restos mortais ainda estão guardados nesse local. O culto ao homem que nasceu do milagre se espalhou por toda a Europa, e, em 1681, ele foi canonizado. No dia 31 de agosto, data do seu primeiro milagre, a vida, é a hora perfeita para celebrarmos todos os seus feitos na Terra.

Oração a São Raimundo Nonato

“Glorioso São Raimundo, eu vos tomo por meu especial advogado perante Deus, eu vos rogo vossa proteção a fim de que me alcanceis de Deus todas as graças de que necessito, auxílio nas tentações e misericórdia na fragilidade; principalmente a graça de uma boa morte, para convosco ir gozar e louvar a Deus por todos os séculos dos séculos. Suplico-vos também que alcanceis esta graça (diz-se a graça). E se o que peço não for para a maior alegria de Deus e para o meu bem, alcançai-me o que for mais conforme a uma coisa e outra. Amém.”



31 de agosto é dia de se ajoelhar e pedir a proteção de São Raimundo Nonato. Deixe sua prece falar mais alto e peça pelo que precisa, ele está ao lado do criador e saberá exatamente o que fazer por você.

Hino de São Raimundo Nonato

“Lá no céu onde reinas ditoso, São Raimundo nos vem socorrer.

Para um dia chegarmos ao gozo e ao teu lado felizes viver.

Nós combates renhidos da vida, nós rogamos enfim tua luz.

Que alcancemos a Pátria querida, face a face vejamos Jesus.

Tu seguiste a estrada espinhosa, do sofrer por Jesus e lutar.

Ao trabalho à oração fervorosa, tu soubeste na vida aliar.

Sempre a fé destemido pregaste, mil cristãos com valor redimiste.

E cativo entre os mouros ficaste e o martírio mil vezes pediste.

Os teus lábios trazias cerrados à doutrina do mundo tão louco.

Em Jesus tão somente abrasado, pois seu nome levavas na boca.

De Maria, a virgem mais pura, foste servo fiel fervoroso.

Também muito sofreste na agrura, de oito meses de exílio penoso.”



São Raimundo Nonato possui um dos hinos mais bonitos da Igreja Católica no dia dele, 31 de agosto. Cante-o e celebre a sua linda história de vida, devoção e proteção.

Prece das grávidas para São Raimundo Nonato

“Glorioso São Raimundo, ninguém melhor que vós saberá compadecer-se das dores e perigos dum parto difícil, pois, cedendo à violência dos sofrimentos, vossa própria mãe perdeu a vida e só por milagre fostes dela extraído. Eia pois, meu santo, já que me encontro neste estado delicado, a vós confiadamente recorro para que eu possa completar com felicidade o número dos meus dias e produzam minha entranhas, livre e sã, a prole que com a bênção divina concebi, a qual, regenerada pelo batismo, venha com o tempo aumentar o número dos que fielmente servem ao Senhor. Não me desprezeis, glorioso santo. De vós ouvi dizer que a nenhuma deixastes sem amparo nestas circunstâncias. Compadecei-vos dos meus lamentos, pois embora me alcance a justa sentença que meu Senhor deu a Eva dar à luz os filhos com dores e trabalhos, espero, com a vossa poderosa intercessão, obter da benignidade de Deus, pela santíssima paixão e morte de Jesus, moderação e lenitivo em minhas dores, e no momento oportuno, um parto feliz, para aumento da grei cristã e maior glória de Nosso Senhor Jesus Cristo, a cuja vontade resigno totalmente a minha. Amém.”



Hoje é dia de celebrar o protetor dos partos, das grávidas, das parteiras, dos não nascidos. É 31 de agosto, Dia de São Raimundo Nonato. Caso você esteja grávida ou deseje muito ter um filho, recorra a ele de todo o coração. Entrega e confia, ele vai acolher você!

Oração para um parto seguro

“Oh! Santo padroeiro, São Raimundo Nonato, modelo de caridade entre os pobres e necessitados, aqui estou eu, deitada a vossos pés para, humildemente, implorar a sua ajuda nesta minha necessidade. Como sua maior alegria foi ajudar aos pobres e necessitados da terra, ajude-me, peço-vos, ó glorioso São Raimundo, nesta minha aflição. A vós, oh glorioso protetor, vim para que abençoe a criança que carrego em meu ventre. Proteja a mim e ao filho das minhas entranhas agora e na hora do nascimento que se aproxima. Em troca, prometo educar meu filho de acordo com as leis e mandamentos de Deus. Escuta a minha oração, meu protetor amoroso, São Raimundo, e me faça a feliz mãe desta criança que, espero, possa dar à luz através da sua poderosa intercessão. Amém.”



Compartilhe essa mensagem e transforme o parto em um momento de conexão com Deus. Transforme também o dia 31 de agosto, Dia de São Raimundo Nonato, em uma data muito especial para todas as gestantes que você conhece.

Celebre o Dia de São Salvador do Mundo

fechar