Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Santa Lídia

O Dia de Santa Lídia é comemorado em 3 de agosto. Ela é conhecida por ser a padroeira dos comerciantes e dos tintureiros. Essa data pode ser ainda mais especial se você nasceu nesse dia. Assim, você tem mais um motivo para celebrar. Veja, a seguir, as melhores mensagens para comemorar esse dia iluminado e cheio de amor!

continue lendo
Compartilhar

Vendedora de púrpura

A história de Santa Lídia está escrita no livro dos Apóstolos 16 (14-40). Para São Lucas, Lídia era uma mulher poderosa, uma empreendedora, rica e influente. Santa Lídia vendia púrpura e nasceu em Tiatira, na Grécia, mas morava em Filipos, uma cidade do Império Romano, no mesmo país. Seu dia é comemorado em 03 de agosto.

A cor dos nobres

Para entender a importância da profissão de Santa Lídia, que tem seu dia comemorado em 03 de agosto, é preciso tomar conhecimento que o comércio de púrpura era muito importante na época. As roupas da cor púrpura só eram usadas por pessoas da nobreza, principalmente reis e rainhas. Para conseguir essa matéria-prima, a cor púrpura era tirada de um molusco, do Mar Mediterrâneo, na região da Fenícia.

Me faça como tu

Santa Lídia, rogai por nós. Tu que, em uma época de muitas provações para as mulheres, conseguiu se consolidar como uma empresária, dona de seu negócio e chefe de família. Proteja a minha família e me ajude a comandar a minha vida. Neste 03 de agosto, viva Santa Lídia!

Batizada e líder

Em Atos dos Apóstolos 14, 15 e 16, lemos que Santa Lídia era uma mulher forte, dona de seu negócio e chefe de sua família. No versículo 15, ela ouviu sobre Jesus Cristo por São Paulo e quis ser batizada. Também fez questão de levar sua família. Santa Lídia tinha credibilidade na família, algo notável para a época. Além disso, a bíblia nos diz que ela teve influência positiva na missão de Filipos, ajudando São Paulo na ocasião. Seu dia é 03 de agosto.

Alcançou a fé cristã

Santa Lídia, cujo dia comemoramos em 03 de agosto, era pagã, não judaica, segundo o texto de São Lucas. Ela já era alguém que estava abandonando as crenças politeístas gregas e, assim que ouviu São Paulo, abarcou a fé cristã e se transformou em uma mulher evangelizadora.

Me dê fé

Santa Lídia, rogai por nós neste 03 de agosto. Me faça alcançar a fé cristã, assim como ela tocou seu coração com as palavras de São Paulo. Que eu abandone qualquer outra crença que não a verdadeira guiada por Deus.

 

Decisão importante

Uma vez batizada, Santa Lídia, que festejamos em 03 de agosto, convenceu a São Paulo permanecer em sua casa. Disse ela na ocasião: “Se vocês me consideram fiel ao Senhor, permaneçam em minha casa.” E os forçou a aceitar. (At 16, 15). A ideia de São Paulo e os seus era permanecer em Filipos alguns dias apenas, mas foi persuadido por Santa Lídia. Isso fez com que tivéssemos a primeira Igreja da Europa.

Dia de São Valentim: saiba mais sobre o dia dos namorados americano!

A primeira Igreja

São Paulo sofreu muitas perseguições quando permaneceu em Filipos. Mas apesar de preso e solto logo depois por um terremoto milagroso, quis ficar na casa de Santa Lídia e batizou muitos outros fiéis. O lar se transformou na primeira Igreja da Europa e a comunidade cristã formada ali são os personagens da famosa “Carta aos Filipenses”, de São Paulo. O dia que os fiéis comemoram a existência de Santa Lídia é em 03 de agosto.

Cultuada há muito tempo

Desde os tempos mais antigos, temos a menção e culto a Santa Lídia. Ele está nos livros dos apóstolos e é citada duas vezes. Sua profissão de vendedora de púrpura rendeu o título de padroeira dos tintureiros e comerciantes. Seu dia é comemorado em 03 de agosto.

Empreendedora temente a Deus

Santa Lídia, padroeira dos comerciantes, comemoramos hoje, 03 de agosto, o seu dia. Exemplo de mulher batalhadora e mesmo com sua posição e dinheiro, não se deteve a amar Cristo e levar sua palavra. Façamos como ela e disponhamos do que temos para difundir a palavra do Evangelho.

Oração a Santa Lídia

A companhia dos apóstolos fez de Santa Lídia instrumento para a conversão de muitos ao cristianismo. Que levemos esse exemplo para nossa vida. “Amada Santa Lídia, vós que fostes convertida ao cristianismo por um dos apóstolos de Jesus, abrigando-os em vossa casa e assim fizestes com que toda vossa família conhecesse a conversão, olhai por todos aqueles que não sabem aproveitar seus talentos para o bem das pessoas e dai-lhes a graça da conversão. Por Cristo nosso Senhor. Amém.”

fechar