Existem suposições de que Santo Alexandre nasceu por volta de 250 d.C. Sua oposição e luta contra a heresia Ariana, doutrina essa que não reconhecia Jesus Cristo como divino, como Deus, conforme a crença católica, foi motivo de torna-lo famoso.
Sinta o poder de Deus com frases católicas
Santo Alexandre foi considerado um homem muito culto e, em 312, por seu cuidado com a fé e bondade extrema, tornou-se bispo na sede da Igreja de Alexandria, no Egito.
Santo Alexandre ainda é considerado o patriarca, o chefe maior da igreja na cidade de Alexandria.
Quando se tornou Bispo, Santo Alexandre teve como primeira tarefa, a escolha de homens que de fato comprovassem a sua virtude para seguir a vida religiosa, além de construir a igreja de São Theonas, a maior igreja que a cidade de Alexandria já havia visto. Iniciou uma árdua luta contra a heresia de Ário, onde fez o possível e o impossível para provar que Jesus Cristo era um ser divino.
Havia um homem chamado Ário ou (Arius), ordenado sacerdote pelo bispo Aquiles, que começou a fazer a cabeça dos católicos e fiéis religiosos de que Cristo não era divino. Ele acreditava que Jesus era um ser humano comum, superior em seu jeito de pensar, e apenas acreditava que o Pai era Deus. Isto foi chamado de “Cultura Ariana”, fortemente combatida por Santo Alexandre, que manteve a sua fé intacta até conseguir derrubar essa heresia de Ário e trazer a vitória à Igreja.
Santo Alexandre começou tentando fazer com que Ário conseguisse cada vez menos crentes à sua cultura, em Alexandria, convocando sínodos locais e o Concílio de Alexandria em 321 d.C. Graças a isso, Ário foi expulso de Alexandria, e acabou fugindo para a Palestina.
Aqueles que ainda acreditavam em Ário, que permaneceram em Alexandria, passaram a usar da violência para defender suas crenças. Isso incentivou Santo Alexandre a escrever uma carta encíclica, circular que o papa envia a todos os bispos do mundo católico, onde ele contava tudo que havia visto sobre o arianismo e sua opinião sobre as falhas que aconteceram nesta cultura herética.
Quando Alexandre finalmente conseguiu que o Concílio de Niceia fosse convocado, ele já bispo, porém muito velho e doente, pediu que Atanásio o acompanhasse. Atanásio, ainda adolescente, que nem sacerdote era, provou seu valor, e o bispo Alexandre o apreciou-o tanto que o tornou seu secretário particular.
Santo Alexandre foi amplamente apoiado quando escreveu a todos os bispos católicos uma confissão de fé em defesa da posição que tomou contra a cultura ariana. Ele frequentemente se correspondia com Alexandre de Constantinopla, em contínuo protesto contra a violência dos ainda crentes na cultura ariana e contra a continuidade e propagação desta crença no herege Ário.
Que a essência de Jesus não se perca: palavras sobre seus ensinamentos e seu amor!
Mesmo após o pedido do imperador Constantino I, Ário se recusou a terminar a disputa contra Alexandre. Por causa disso, Alexandre insistiu que o papa e o imperador convocassem o Concílio de Niceia, e conseguiu em 325.
A história de Santo Alexandre se espalhou, e o mesmo passou a ser reverenciado e idolatrado pelos seus feitos, a partir de sua morte.
Santo Alexandre teve um retorno triunfal à Alexandria, onde foi merecidamente acolhido triunfalmente quando voltou do Concílio de Niceia. No dia 26 de fevereiro de 328, apenas cinco meses antes de morrer, ele indicou o seu discípulo e secretário particular Atanásio, como seu sucessor tanto na Igreja em que ela era bispo, quanto na continuidade da luta contra a cultura ariana.
Comemora-se o dia de Santo Alexandre em 26 de fevereiro. Este dia é celebrado principalmente pelos católicos, por meio de uma festa litúrgica, sendo esta uma forma de celebrar a fé recordando dos exemplos que o Senhor deixou aos seus fiéis.
“Protetor dos que combatem as heresias”.
Apesar de existirem mais santos com este mesmo nome, Santo Alexandre do Egito é considerado o patriarca de todos, pois merece um lugar especial devido a sua honra.
Santo Alexandre morreu em 26 de fevereiro de 328, por isso é homenageado nessa data. Ele teria morrido pouco tempo depois de retornar do Concílio de Niceia e de conseguir atingir o seu objetivo principal: acabar de vez com a cultura Ariana.
Jesus é o Rei dos Reis, nosso Salvador!