Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia de Santo Alexandre

No século III d.C., o sábio Alexandre foi consagrado bispo de Alexandria, no Egito. Lá, ele ajudou a preservar a fé cristã ao combater a heresia ariana. Por sua vida abençoada, Alexandre foi santificado e hoje é celebrado dia 26 de fevereiro. Conheça sua história!

Ordenado bispo

Santo Alexandre foi considerado um homem muito culto e, em 312, por seu cuidado com a fé e bondade extrema, tornou-se bispo na sede da Igreja de Alexandria, no Egito.

Início de seus trabalhos como Bispo

Quando se tornou Bispo, Santo Alexandre teve como primeira tarefa, a escolha de homens que de fato comprovassem a sua virtude para seguir a vida religiosa, além de construir a igreja de São Theonas, a maior igreja que a cidade de Alexandria já havia visto. Iniciou uma árdua luta contra a heresia de Ário, onde fez o possível e o impossível para provar que Jesus Cristo era um ser divino.

Início do fim da cultura Ariana

Havia um homem chamado Ário ou (Arius), ordenado sacerdote pelo bispo Aquiles, que começou a fazer a cabeça dos católicos e fiéis religiosos de que Cristo não era divino. Ele acreditava que Jesus era um ser humano comum, superior em seu jeito de pensar, e apenas acreditava que o Pai era Deus. Isto foi chamado de “Cultura Ariana”, fortemente combatida por Santo Alexandre, que manteve a sua fé intacta até conseguir derrubar essa heresia de Ário e trazer a vitória à Igreja.

Como Santo Alexandre venceu Ário

Santo Alexandre começou tentando fazer com que Ário conseguisse cada vez menos crentes à sua cultura, em Alexandria, convocando sínodos locais e o Concílio de Alexandria em 321 d.C. Graças a isso, Ário foi expulso de Alexandria, e acabou fugindo para a Palestina.

Influência de Alexandre

Aqueles que ainda acreditavam em Ário, que permaneceram em Alexandria, passaram a usar da violência para defender suas crenças. Isso incentivou Santo Alexandre a escrever uma carta encíclica, circular que o papa envia a todos os bispos do mundo católico, onde ele contava tudo que havia visto sobre o arianismo e sua opinião sobre as falhas que aconteceram nesta cultura herética.

Concílio de Niceia

Quando Alexandre finalmente conseguiu que o Concílio de Niceia fosse convocado, ele já bispo, porém muito velho e doente, pediu que Atanásio o acompanhasse. Atanásio, ainda adolescente, que nem sacerdote era, provou seu valor, e o bispo Alexandre o apreciou-o tanto que o tornou seu secretário particular.

Fim da disputa entre Alexandre e Ário

Mesmo após o pedido do imperador Constantino I, Ário se recusou a terminar a disputa contra Alexandre. Por causa disso, Alexandre insistiu que o papa e o imperador convocassem o Concílio de Niceia, e conseguiu em 325.

Fé em mãos amigas

Santo Alexandre teve um retorno triunfal à Alexandria, onde foi merecidamente acolhido triunfalmente quando voltou do Concílio de Niceia. No dia 26 de fevereiro de 328, apenas cinco meses antes de morrer, ele indicou o seu discípulo e secretário particular Atanásio, como seu sucessor tanto na Igreja em que ela era bispo, quanto na continuidade da luta contra a cultura ariana.

Dia de Santo Alexandre

Comemora-se o dia de Santo Alexandre em 26 de fevereiro. Este dia é celebrado principalmente pelos católicos, por meio de uma festa litúrgica, sendo esta uma forma de celebrar a fé recordando dos exemplos que o Senhor deixou aos seus fiéis.