Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up
Crianças protestando com um alto-falante

Dia Mundial da Justiça Social

A Justiça Social é uma construção moral e um fundamento político essencial para a promoção da paz e da prosperidade entre as nações do globo. É ela quem fornece as bases para as lutas sociais em nome da igualdade de direitos e do combate à pobreza, ao desemprego e às barreiras enfrentadas devido a gênero, cor, etnia, religião ou deficiência. Por isso, a ONU estabeleceu o dia 20 de fevereiro para nos mobilizar e nos fazer refletir sobre a gravidade das injustiças em nossa sociedade, para que, assim, possamos fazer o que está ao nosso alcance para amenizá-las. Não deixe de celebrar essa data especial e de lutar por um mundo melhor!

Justiça Social

'Justiça social' - Dia Mundial da Justiça Social

Você sabe o que é justiça social? A noção dessa palavra como conhecemos hoje, focada em princípios políticos e morais, começou a ser desenvolvida no século XIX. Nessa época, a ideia estava associada à busca do equilíbrio social, de modo que todos que compõem a sociedade tivessem os mesmos direitos.

Falando dos dias atuais, justiça social está relacionado às desigualdades sociais e todas as ações voltadas para resolver esse problema. Ou seja, a justiça social respalda-se no compromisso do Estado e instituições não governamentais em buscar maneiras de compensar as desigualdades sociais geradas pelo mercado e pelas diferenças sociais.

Conscientização

Ilustração de mãos para cima em sinal de ajuda e união.

Apesar do Dia Mundial da Justiça Social estar ligado às ações governamentais e de escala mundial, a sociedade em si tem uma parcela fundamental na promoção e na prática desse dia. Além da justiça social ser essencial para desenvolver o âmbito social e econômico, ela também é importante para a coexistência pacífica dos povos. E sabe onde você entra nisso? A partir do momento em que você e todas as pessoas promovem o respeito às diferenças, também estão promovendo uma integração social, o que é primordial para o desenvolvimento. Portanto exercite princípios em todos os dias e vise uma melhor convivência e qualidade de vida. Uma sociedade em harmonia é uma sociedade saudável!

Imperativo ético

Ban Ki-moon

“A justiça social é um princípio fundamental de coexistência pacífica e próspera entre as nações. Defendemos os princípios da justiça social quando promovemos a igualdade de gênero ou os direitos dos povos indígenas e dos imigrantes. Favorecemos a justiça social quando eliminamos as barreiras que as pessoas enfrentam, por motivos de gênero ou relacionados com a idade, raça, origem étnica, religião, cultura ou deficiência.”

Saiba o que grandes personalidades têm a dizer sobre a desigualdade social

Reforço

Símbolo da ONU

O Dia Mundial da Justiça Social foi criado para reforçar e promover os objetivos e metas que foram definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Social, realizada em Copenhagen, em 1995. Durante esse encontro, os governos se comprometeram a erradicar a pobreza, garantir o pleno emprego e promover a integração social.

Faça a sua parte

Mãos estendidas se tocando em sinal de ajuda

Não importa a raça, a religião, o gênero ou a sexualidade. As diferenças existem, mas elas estão aí para mostrar e nos ensinar que lá no fundo somos todos iguais. Afinal, por fora existem diversos detalhes que por um momento podem nos afastar, mas por dentro há um universo igual: coração, sangue, sentimentos e emoções. A essência sempre será a mesma. Ame, cuide, tenha compaixão e promova o respeito. O bem comum também depende de você!

Objetivos atuais

Morado de rua ajoelhado no chão, com as mãos estendidas, pedindo ajuda

O Dia Mundial da Justiça Social foi criado pensando na necessidade de promover os esforços para enfrentar questões relacionadas com a pobreza, com a exclusão e com o desemprego, buscando assim o desenvolvimento social dos países. Esse desenvolvimento inclui alcançar uma justiça social, ou seja, eliminar as barreiras do preconceito e promover uma convivência mais pacífica e saudável entre todas as nações.

Entenda melhor o papel da justiça como causa maior em nossas vidas