Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Nossa Senhora da Glória

Nossa Senhora da Glória representa a plenitude da Virgem Maria na Glória dos céus. A celebração do dia de Nossa Senhora da Glória ocorre no dia 15 de Agosto. Celebrações são regadas de oração, festas e procissões para louvar a assunção da Virgem. Que este dia seja de celebração e louvor à Mãe Santíssima, para que Ela continue sempre intercedendo por nós. Nossa Senhora da Glória é a representação do louvor e devoção a Deus. Glorificada como Rainha dos Céus e da Terra, Mãe de Deus, suas verdades de fé representam o 4º e 5º Mistérios Gloriosos do Terço. Conheça mais sobre a Mãe Rainha e inspire-se com belas orações.

continue lendo
Compartilhar

Assunção e Glória

A Assunção de Nossa Senhora e a celebração da solenidade de Nossa Senhora da Glória (cujo dia se celebra em 15/08) tratam da mesma realidade, porém em contextos diferentes. A Assunção diz respeito à subida de Maria aos céus, de corpo e alma. Nossa Senhora da Glória simboliza a participação de Maria na Glória de Deus em plenitude com seu corpo glorioso.

Padroeira

Nossa Senhora da Glória, cujo dia é comemorado em 15 de agosto, é padroeira de cidades como Valença (RJ) e Maringá (PR). Nesses municípios, é planejada uma série de festividades. São festejos que se iniciam dias antes, estendendo-se até a data comemorativa. Para quem é fiel fervoroso, vale a pena celebrar Nossa Senhora cada ano em uma cidade.

Nome de cidade

Nossa Senhora da Glória, cujo dia é celebrado em 15/08, também deu seu nome a um município sergipano. Fundado em 1928, o município inicialmente recebeu o nome de Boca da Mata. A localidade foi rebatizada quando o pároco Francisco Gonçalves Lima realizou campanha para adquirir uma imagem de Nossa Senhora da Glória. Desde então passou a ter o nome da santa.

Dia de São Bartolomeu: Saiba mais sobre essa figura cristã!

Imagem de Nossa Senhora

Nossa Senhora da Glória, que tem o dia celebrado em 15 de agosto, é retratada com os braços abertos (o que simboliza louvor a Deus); sobre sua cabeça é ostentada uma coroa de 12 estrelas, conforme mencionado em “Apocalipse”.

A Dormição

Segundo a tradição católica, Maria faleceu com aproximadamente 58 anos de idade. Seu corpo foi velado por fiéis e apóstolos, vindos de longe para se despedirem da mãe de Jesus. Sob forte emoção, cristãos fizeram vigília em seu velório. Foi sepultada no Horto das Oliveiras. Seu dia é celebrado em 15 de agosto.

 

Túmulo vazio

Em um dado momento após o sepultamento de Maria, São Tomé pediu para ver o Sagrado Corpo. No entanto, ao abrir o sepulcro, encontraram-no vazio, porém repleto de flores perfumadas. Todos glorificaram ao Senhor, pois naquele momento sabiam que Maria tinha sido elevada aos céus, em espírito e em corpo físico. Em 15 de agosto, comemoramos o Dia de Nossa Senhora da Glória.

Neste dia 15/08

Se você é devoto de Nossa Senhora da Glória, não meça seus esforços para estar presente na celebração do dia dedicado a ela (15 de agosto). Mostre toda a sua fé e seu amor por nosso Deus e nosso Salvador e tome como exemplo toda a bondade e obediência de Maria.

Sincretismo religioso

Nas religiões de matriz africana, Nossa Senhora da Glória (que tem seu dia comemorado em 15 de agosto de todo ano) é sincretizada como Iemanjá, único orixá que tem sua imagem própria nos altares. O Dia de Iemanjá varia de região para região, podendo ser celebrado em 2 de fevereiro, 8 de dezembro ou até mesmo 15 de agosto.

Oração a Nossa Senhora da Glória

No Dia de Nossa Senhora da Glória, celebrado em 15/08, pratique o bem, faça sua oração e dedique sua devoção à Virgem Maria.

Aqui estamos, ó Mãe,

implorando a tua proteção sobre cada um de nós e sobre todo o teu povo.

Volte para nós o teu olhar cheio de misericórdia.

Estamos expostos a muitos perigos.

Afasta de nós todo o mal.

Ajuda-nos a lutar contra tudo o que ameaça o bem da humanidade.

Que saibamos cultivar mais nossa fé e nosso amor a Deus e ao próximo,

e que saibamos praticar a justiça para com todos.

Com a tua proteção, Senhora da Glória, queremos perseverar até o fim,

fazendo o bem ao próximo e seguindo o teu exemplo de fé e de amor,

para merecer um dia, alcançar a glória eterna, junto de ti,

com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém!

Entre no alegre clima do mês de agosto com frases que definem bem essa época!

Hino

Na tradição da cidade de Valença, que tem como padroeira Nossa Senhora da Glória (cujo dia se festeja em 15/08), é entoado o Hino à Nossa Senhora da Glória, considerado patrimônio do povo valenciano. Vale conhecer seus dizeres:

Ilumina-se toda a cidade,

Tudo se enche de fé e de luz

É o florir precursor da verdade

Que ao caminho direito conduz



Sobre estes cerros,

Vales e montes,

Lá nas alturas abre-se o véu:

E, na apoteose dos horizontes,

Nossa Senhora lá vem dos céus.



A ventura tornou-se notória,

Ninguém mais por aqui se maldiz;

Salve Nossa Senhora da Glória

Que abençoa Valença feliz!



Este seio formoso conserva

O esplendor de invulgar tradição,

É no todo pequena reserva,

Mas a altura do Pátrio Clarão.



Vão-se as trevas, os males, as dores

Tudo agora se eleva no bem

São os frutos dos santos favores

Que de nossa Padroeira nos vem.

No mês de agosto, comemore o Dia de São Cesário de Arles!

fechar