Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Nossa Senhora da Guarda

A primeira aparição de Nossa Senhora da Guarda se deu em 1487 para o pastor de ovelhas Benedetto Pareto, em Figogna. Ele trabalhava em um dos montes "de guarda" utilizados para vigiar a região contra piratas. Em um dia de pastoreio, a santa apareceu para Benedetto e pediu que ele construísse ali uma capela. Muito humilde, disse que não tinha condições e ela insistiu. Contudo, ao contar para a esposa, esta o desiludiu da ideia. Dias mais tarde, Benedetto se acidentou e Nossa Senhora da Guarda apareceu novamente fazendo o mesmo pedido. Decidido, o pastor de ovelhas pediu ajuda ao povo da vila e conseguiu, finalmente, construir a capela de Nossa Senhora da Guarda!

continue lendo
Compartilhar

Quem foi Nossa Senhora da Guarda

A história conta, na verdade, que Nossa Senhora da Guarda era Maria, a mãe de Jesus. A origem de tudo aconteceu em 29 de agosto de 1487. Benedetto Pareto, um pastor de ovelhas, trabalhava no monte Figogna, em Gênova, Itália. Esse monte era um dos montes chamados “de guarda”, já que lá de cima sentinelas vigiavam piratas muçulmanos que queriam invadir o local. Certo dia, enquanto Benedetto pastoreava, recebeu a visita de uma senhora. Quando ela se apresentou, disse que era Virgem Maria.

Conheça também o Dia de Nossa Senhora do Amparo

Pedido especial

No momento em que se aproximou de Benedetto, Virgem Maria o tranquilizou, pedindo em seguida que ele construísse uma capela no alto daquele monte. Preocupado, ele questionou: “mas eu sou muito pobre, e para construir neste monte alto e deserto será preciso tanto dinheiro, que duvido que o consiga.” Ao escutar isso, Nossa Senhora disse: “não tenhas medo, serás muito ajudado.”

Emoções

Depois de escutar tudo isso da Virgem Maria, Benedetto quis contar para todos de sua casa o que tinha acontecido. Mas, ninguém acreditou em sua palavra. Sua própria esposa acabou desanimando-o, o que fez com que ele desistisse. No dia seguinte, o pastor caiu de uma figueira e ficou dias na cama, ferido gravemente. Foi então que Nossa Senhora (Virgem Maria) apareceu novamente. Ela curou seus ferimentos, repreendeu ele com carinho e em seguida pediu mais uma vez que a capela fosse construída. Que todo dia 29 de agosto, Dia de Nossa Senhora da Guarda, seu cuidado e insistência ao próximo sejam festejados. Obrigado(a) por tanto, Virgem Maria!

Recuperação e fé

Ao ser curado depois de uma segunda visita da Virgem Maria, Benedetto preferiu deixar de lado a opinião dos outros. A fim de conseguir ajuda para construir a capela, percorreu cidades e vilas vizinhas contando a todos o que tinha acontecido. O povo começou então a ajudá-lo, como Nossa Senhora havia prometido. Em pouco tempo a capela foi erguida. Essa é mais uma prova de que a mãe do menino Jesus veio em Terra para trazer verdade e amor. Que teu nome, Nossa Senhora da Guarda, seja enaltecido como você merece todo dia 29 de agosto. Tua palavra é como colo, trazendo a certeza de que no fim tudo dará certo. Viva!

Capela

Depois de tudo o que aconteceu com Benedetto, a notícia acabou se espalhando por toda a região e o povo começou a peregrinar até o local, reunindo uma multidão. Décadas depois, no ano de 1530, decidiram construir um santuário para melhor atender os peregrinos, que não paravam de chegar. Em 1915, o Papa Bento XV deu à igreja o título de basílica e construiu uma capelinha de Nossa Senhora da Guarda em um jardim no Vaticano.

Devoção de São Luís Orione

São Luís Orione era devoto de Nossa Senhora da Guarda. Dessa forma, reuniu panelas de bronze furadas do povo da região e construiu assim uma estátua da santa, que foi colocada bem no alto da torre do Santuário. Essa estátua é uma das mais altas em relação ao chão que existe ao redor do mundo. Que essa imagem de Nossa Senhora da Guarda seja sempre cuidada, lembrada e enaltecida, assim como os feitos de nossa mãe querida. Neste dia 29 de agosto como em todos os outros dias do ano, viva Virgem Maria!

29 de agosto

Não se tem uma data específica quando falamos de festa litúrgica. Porém, o Dia de Nossa Senhora da Guarda é celebrado todo dia dia 29 de agosto, mesmo dia em que Benedetto viu Virgem Maria pela primeira vez. Que possamos assim, nesse dia que é tão especial, exaltar e agradecer àquela que nos reconecta com o amor divino de Jesus, nosso senhor. Gratidão, Nossa Senhora da Guarda.

 

Por que Nossa Senhora da Guarda?

Virgem Maria passou a ser chamada de Nossa Senhora da Guarda por ter pedido a construção da capela justamente no monte que era considerado “de guarda”, local de trabalho de Benedetto. Diante das aparições e de suas palavras que se concretizaram, como havia prometido ao pastor, tornou-se referência para a região. Essa história se assemelha com a história que Nossa Senhora da Vitória, que na verdade também é Maria, mãe de Jesus. Que neste dia 29 de agosto possamos lembrar com louvor das realizações que foram feitas em seu nome. Viva, Nossa Senhora da Guarda!

Saiba também sobre o Dia de Nossa Senhora da Esperança

Oração a Nossa Senhora da Guarda

“Ó, Nossa Senhora da Guarda, vínculo de paz! O vosso amor cura as feridas da alma! Ajudai vossos filhos, inspirai sentimentos de perdão, aproximai as almas de Deus e pela vossa intercessão, levai-os até vosso filho Jesus para que sejam salvos! Aquilo que disseste ao pastor Benedetto, dizei-o também a nós, pobres pecadores que recorremos a vós em nossa necessidade tão urgente: ‘não tenhas medo, serás muito ajudado.’ Ajudai-nos com vosso amor materno! Guardai-nos e protegei-nos de tudo aquilo que nos afasta de Deus e da salvação eterna, amém!”

Homenagens ao Dia de Santa Mônica

Gratidão a Nossa Senhora da Guarda

Hoje estou aqui para te agradecer, Nossa Senhora da Guarda. Gratidão por ser tanto quando tudo parece ser tão pouco, por fazer de suas promessas uma realidade em minha vida e por me aproximar cada vez mais do amor do nosso Salvador, Jesus Cristo. Obrigada(o), Nossa Senhora, por todos os dias me fazer lembrar que tudo o que sonho é possível. Amém.

Proteção a Nossa Senhora da Guarda

Proteja-me e guie-me, Nossa Senhora da Guarda. Ilumine meus pensamentos e me leve rumo ao amor divino, cuidando de meu coração e de meus passos. Esteja sempre comigo. Use-me como instrumento de amor na Terra e como prova viva de tua grandeza. Eu lhe peço, Nossa Senhora: olhe por mim. Que assim seja.

Teu nome aos céus

Neste dia 29 de agosto, venho te enaltecer e elevar teu nome aos céus, Nossa Senhora da Guarda. Tua verdade transformou quem eu era e graças a ti me torno alguém melhor a cada novo dia, com o coração cheio de esperanças de que tudo é possível. Gratidão, Maria. Tua graça preencheu todo o vazio que existia em mim.

Tudo é possível

Quantas vezes pensei que não ia dar e deu. Quantas vezes pensei em desistir, mas tu me cobriu com seu manto e como mãe me fez lutar. Quantas vezes desacreditei e tu veio me mostrar com pequenas provações que eu estava equivocado(a). Quantas vezes o amor da verdadeira fonte escapou pelos meus dedos, Nossa Senhora da Guarda, até você aparecer e colocar em meu coração a semente da pureza. O caminho é muito melhor tendo aqui por perto, querida Virgem Maria. Obrigado(a) por tanto.

Amor puro

Hoje, dia 29 de agosto, é dia de comemorar todas as bênçãos e feitos de nossa mãe querida. Parabéns, Nossa Senhora da Guarda. Que tua palavra seja sempre lembrada, que você seja espelho e força para quem precisa. Tu és fonte do amor mais puro que podemos receber nesta existência.

Fé e esperança

Nos dias mais difíceis da minha vida, você estava lá. Nos momentos mais alegres, tua imagem protetora aparecia provando que esse era o caminho a ser seguido. Nossa Senhora da Guarda, que por meio de sua intercessão você possa continuar ajudando seus filhos a chegar mais perto do amor de vosso filho, Jesus Cristo. Que os corações sejam banhados de esperança e de fé, pois são elas que realmente vão nos salvar. Amém!

fechar