Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia de Santo Eusébio de Vercelli

Todo dia 2 de agosto é selecionado para homenagear Santo Eusébio de Vercelli, que teve papel crucial na unificação da Igreja, lutando contra os arianos. Conheça mais da sua história, alimente sua fé e celebre com uma mensagem da nossa seleção pra lá de especial!

Morte do pai

Nascido na ilha da Sardenha, em 283, Santo Eusébio de Vercelli tem seu dia comemorado todo 2 de agosto pelos fiéis da Igreja Católica. Durante a perseguição do imperador Diocleciano a todos os cristãos, seu pai foi morto por testemunhar sobre sua fé. Depois disso, Eusébio foi levado para estudar em Roma.

Pensando em carreira

Santo Eusébio de Vercelli, que tem sua festa comemorada pelos cristãos em 2 de agosto, era um exemplo para os provincianos por sua inteligência. Ao ir a Roma pela primeira vez, quis complementar seus estudos eclesiásticos.

Zeloso e dedicado à Igreja

Em Roma, Santo Eusébio de Vercelli iniciou seus estudos eclesiásticos e entrou para o clero. Em 345, Santo Eusébio de Vercelli foi ordenado sacerdote e pouco tempo depois tornou-se o primeiro bispo de Vercelli. Foi um pastor zeloso com os fiéis, de generosidade ímpar e muito interessado na vida na Igreja. Louvado seja Santo Eusébio de Vercelli!

A primeira catedral

Santo Eusébio de Vercelli transformou um templo pagão da cidade na primeira catedral do local. Por causa disso, foi considerado um dos principais artífices da organização externa e interna da Igreja. Seu dia é comemorado em 2 de agosto pelos fiéis. Viva Santo Eusébio de Vercelli!

Um meio santificado

Santo Eusébio de Vercelli estava rodeado de santos. Santo Atanásio era um deles. Santo Eusébio de Vercelli participou do Concílio de Milão em 355, quando os bispos adeptos da doutrina ariana tentaram forçá-lo a condenar o bispo de Alexandria, então Atanásio. Ele se recusou, afirmando que o santo era fiel ao cristianismo. Assim, Santo Eusébio de Vercelli foi condenado ao exílio na Palestina. Seu dia é comemorado em 2 de agosto.

Um novo exílio

Os cristãos, defendidos por Santo Eusébio de Vercelli, se revoltaram com a situação e fizeram muitos protestos, até que ele fosse liberto. Mas o exílio continuou e Santo Eusébio de Vercelli foi mandado para a Turquia, na Capadócia. Depois, permaneceu no deserto de Rebaixa, no Egito, até a morte do imperador Constantino. Apóstata, então novo imperador, concedeu a liberdade a todos os bispos presos, deixando que voltassem à sua diocese. O Dia de Santo Eusébio de Vercelli é comemorado em 2 de agosto.

Início da evangelização

O exílio de Santo Eusébio de Vercelli durou seis anos. Mas ele conseguiu ser o primeiro a participar do Concílio de Alexandria, que foi organizado por seu amigo Santo Atanásio. Depois disso, seu trabalho de evangelização começou em Antioquia, e depois em Ilíria. Neste lugar os arianos ainda eram em grande número, importunando os cristãos, mas Santo Eusébio de Vercelli lutou contra eles. Seu dia é comemorado em 2 de agosto.

Fé na Igreja

Meu Deus faça de mim um lutador da Igreja, assim como Santo Eusébio de Vercelli, que mesmo sendo castigado e torturado manteve sua fé em Cristo e lutou pela Igreja. Que todos nós possamos ter o amor pelo cristianismo que Santo Eusébio teve. Viva o dia 2 de agosto!

União da Igreja

O povo fez uma aclamação a Santo Eusébio de Vercelli na Itália quando ele chegou à cidade após exílio e início do seu trabalho evangelizador. Buscando unificar a Igreja, em companhia de Santo Hilário, trabalhou nesse propósito e na Gália, atual França. Quando seu trabalho se concluiu, retornou à sua diocese, em Vercelli. Lá faleceu em 1º de agosto. Sua festa é comemorada em 2 de agosto.

Oração do Santo Eusébio de Vercelli

Precisamos ter fé na palavra e nunca contestar o verdadeiro Deus. Recebemos a bênção da Igreja e saibamos respeitar seus preceitos. “Graça do verdadeiro amor a Vossa Igreja, respeito aos Vossos Pastores e fidelidade a Vossa Palavra. Dai-me a consciência de que eu também sou Igreja e que eu saiba ser testemunho de vida cristã na constância e na fé. Amém. Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós.”

Envie mensagens bíblicas por WhastApp e compartilhe sua fé