Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Ser gentil faz bem

Uma frase muito conhecida afirma que "gentileza gera gentileza". Ou seja, uma pessoa que realiza gentilezas ao longo do dia será recompensada com mais gentileza. Isso acontece porque essa virtude só apresenta pontos positivos. Agir bem sem exigir algo em troca é a melhor forma de construir relações de amizade e de amor muito verdadeiras e respeitosas. Ser gentil faz bem! É a melhor forma que uma pessoa pode encontrar para demonstrar atenção, admiração, gratidão e cuidado. Uma pessoa nunca será malvista se for gentil com as outras. Por isso, acrescente essa virtude em sua vida e seja a primeira pessoa a afirmar que ser gentil faz bem!

Gentileza está nos detalhes

Você não precisa de grandes ações ou sacrifícios para ser gentil: a gentileza mora também nos pequenos gestos. Segurar a porta para quem vem, elogiar um amigo, ajudar alguém na rua, tudo é gentileza, e importa! Às vezes, para ser uma pessoa melhor, antes de se preocupar com os maiores atos, é preciso olhar para os pequenos. E lembre-se: nunca existe tempo ruim para ser gentil. A gentileza é necessária, sempre.

Semeie bondade e colha alegria!

Seja gentil sem motivo

Menina agachada em floresta, olhando para cachorro sentado em sua frente.

A verdadeira mostra de gentileza é que acontece você não espera nada em retribuição. A verdadeira gentileza é altruísta e não julga o seu receptor. Você não precisa ser gentil apenas com quem já o foi com você ou com as pessoas que parecem realmente boas - até porque, aparências podem enganar -, mas com todos que cruzarem o seu caminho. Um gesto de gentileza não precisa de razão para começar: ele é a própria razão! Quanto mais gentileza se cria, mais ela se multiplica pelo mundo.

Combata o bullying

Tanto na internet quanto na vida real, é importante ajudar pessoas que estão sofrendo bullying ou ataques - sempre com educação, entrar na briga não é o objetivo. Nunca se cale diante de uma injustiça, especialmente em ambientes como a escola, onde os mais jovens precisam de apoio para lidar com situações difíceis. Ajude da maneira que puder e lembre os que estão sofrendo que no mundo existe mais gente boa do que ruim.

Clichês bem vindos

Mulher de braços abertos, sorrindo para o céu, em um campo florido.

Quando se pensa em gentileza, a primeira coisa que vem a mente são certos clichês: dar lugar no ônibus, abrir a porta para alguém, ajudar senhorinhas com suas compras ou a atravessar a rua. Esses clichê, porém, não são nada negativos! A gentileza está presente em muitas coisas, inclusive naquilo que a gente já associa automaticamente a palavra. Essas ações fazem a diferença sim e devem se tornar naturais para nós. E até irem além: não dê lugar apenas para as pessoas indicadas nos avisos, mas para aquele estudante com uma mochila pesada, o trabalhador exausto. Não abra a porta apenas num encontro romântico, mas sempre que puder e para quem precisar. Multiplique essas gentilezas!

Respeite

O respeito e a gentileza são inseparáveis e, muitas vezes, para ser gentil, basta respeitar o outro! Isso vale para qualquer situação, como avisar se você vai se atrasar para compromissos; respeitar a vez do outro falar e realmente ouvi-lo; responder a mensagens, convites e e-mails assim que puder; agradecer aos outros pelo o que fizeram para lhe ajudar e se dispor a retribuir o favor e quando estiver com um problema, nunca descontar em quem nada tem a ver com aquilo. São ações assim que melhoram a convivência entre você e as outras pessoas e criam um ambiente mais feliz, e muito mais gentil.

Escolha a gentileza

Sorria

Mulher sorrindo segurando câmera fotográfica.

Sorrir também é um ato de gentileza. Sorrisos aproximam pessoas e dão um tom melhor a qualquer situação social. Eles são fontes de positividade e alegria, mesmo se você estiver sorrindo apenas para si mesmo. Dar um sorriso cumprimentar ou se despedir de alguém, ao pedir uma informação ou em qualquer outra situação faz a pessoa se sentir melhor, mais apreciada. Sorrisos para a vida em geral é gentileza, pois às vezes tudo o que alguém precisa para se sentir bem, é de um sorriso.

Não julgue

Ser gentil é também ser empático, ou seja, se colocar no lugar dos outros e tentar compreender como eles se sentem em determinadas situações. Isso implica também em não julgar uma pessoa sem antes entendê-la. Caso as ações de alguém lhe desagradem, você pode tentar conversar com a pessoa, conhecer o lado dela. E claro, nunca julgar alguém apenas por sua aparência inicial. As pessoas podem sempre nos surpreender para o bem, mas primeiro, precisamos dar a elas o espaço para nos mostrarem quem realmente são.

Celebre o Dia Mundial da Gentileza

Gratidão

Pessoa de braços abertos observando o pôr do sol.

Agradecer por tudo que há de bom em nossas vidas é tão importante quanto, por vezes, é esquecido. Muitas pessoas tendem a passar mais tempo reclamando do que é ruim do que agradecendo pelo que é bom. Reverter esse cenário não é apenas gentil com quem merece a nossa gratidão, mas também faz muito bem a cada um de nós. Agradecer às pessoas que fazem nossas vidas melhores simplesmente por estarem nela é um grande ato de gentileza, muito simples mas que faz uma diferença enorme, basta abrir o coração e ser sincero. E, ainda mais, passar um tempo agradecendo à vida em geral por tudo o que temos, mostra a quantidade de coisas boas que existem nela.

Releve os pequenos conflitos

Quantas vezes nos irritamos com algo pequeno no nosso cotidiano? Pode ser no trânsito, no trabalho ou até em casa, conflitos que nem deveriam existir começam por qualquer besteira. O estresse do dia a dia nos torna mais irritáveis e a melhor forma de ser gentil nesse cenário é lutar contra isso: sempre escolha a calma. Respire fundo e deixe para lá, ou se alguém for grosseiro com você, diga educadamente que não está de acordo com isso. Não abra espaço para ainda mais raiva e desgaste. Paz, principalmente a paz interior, sempre vale mais a pena.

Use a tecnologia a seu favor

Mulher sorrindo enquanto usa um notebook.

Nem todo mundo tem tempo ou possibilidade de viajar para fazer um trabalho voluntário, por exemplo, mas ainda quer ajudar a quem precisa. Para isso basta acessar a internet. Você pode fazer doações para instituições de qualquer lugar no mundo, geralmente por meio de seus sites, além de poder pesquisar a fundo o seu trabalho. Para quem, além de doações financeiras ou de produtos, quer realizar ações, existem sites disponíveis para ser um voluntário online. Você pode traduzir, escrever, pesquisar, ensinar… Inúmeras tarefas, basta encontrar uma que funcione para você.

Fale

Nossas palavras são poderosas. Um bom dia sincero já dá início há um ciclo de gentileza que só tende a crescer. Preste atenção no que você fala, e garanta que seja mais bom do que ruim. Lembre aqueles ao seu redor o quanto você os considera e aprecia, ou apenas faça melhor o dia de um desconhecido com algumas palavras gentis. Entre em contato com amigos e parentes e diga coisas boas a eles. Vale a pena realmente falar, mensagens de texto e posts online são bons, mas às vezes, uma verdadeira conversa faz a diferença.

Faça essa gentileza florir em você!

Escreva

Pessoa escrevendo em caderno sobre uma mesa.

Aquilo que você escreve e posta são ferramentas poderosas para fazer e espalhar gentilezas por onde você vai. Escrever comentários gentis ou compartilhar histórias boas nas redes sociais já são ações importantes que ajudam a transformar a web num lugar de mais positividade do que raiva. O que você escreve no mundo analógico vale também. Gaste apenas alguns minutos para enviar um bilhete de agradecimento, deixar um recado gentil a um familiar, amigo ou colega de trabalho e enviar cartões postais para alguém que está distante. Isso espalha alegria!

Humildade

A soberba é um dos piores inimigos da gentileza. Se gabar por qualquer coisa, inclusive pelo qual gentil você tem sido, significa que você se coloca acima dos outros, e uma pessoa realmente gentil sabe que cada um de nós é igual e por isso que precisamos ajudar uns aos outros. Reconheça o trabalho e ajuda dos outros em tudo que você faz e lembre-se que suas boas ações não são para você se mostrar para ninguém: são para fazer bem ao mundo e para que você se sinta bem com quem é, nada além disso.

Aproveite quem você ama

Bebê sentada em frente de cachorro grande deitado, fazendo carinho nele.

Não deixe que a correria do dia a dia lhe afaste das pessoas que mais importam para você. Passar tempo de qualidade com a família e os amigos também é gentileza, se você lembrar a todos o quanto os aprecia e agir ativamente para que esses momentos sejam bem aproveitados. Marque encontros com seus amigos, reúna-se com a família sempre que possível. Mesmo que o tempo seja curto, esses momentos vão valer a pena, se forem vividos com amor e alegria.

Seja um exemplo

A gentileza se revela, não no que você prega, mas no que pratica. É mais fácil ser gentil quando se vive num mundo gentil, mas você pode agora mesmo dar o passo inicial nisso. Ou seja, ao invés de cobrar gentileza do mundo para começar a fazer o bem, você deve dar o exemplo. Se o ambiente no qual você vive está cheio de raiva, descaso e negatividade, seja uma fonte de bem, de paz e de amor.

Você já fez uma boa ação de hoje?