Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Conselhos para quem sofre com síndrome de burnout

A síndrome de burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento mental, é causada, principalmente, pelo excesso de trabalho, tarefas e responsabilidades. Nós, seres humanos em um sistema econômico como esse em que vivemos, somos ensinados a dar o nosso melhor para o trabalho, sendo uma mão de obra mais que eficiente. Pena que os ensinamentos sobre o descanso, o cuidado com a saúde mental e o equilíbrio saudável entre compromisso e prazer não vieram junto com tudo isso. Hoje esse tipo de síndrome afeta 32% dos trabalhadores brasileiros, segundo um estudo da Associação Internacional de Gestão do Estresse. Você já sofreu os sintomas do burnout? Siga estes conselhos!

Se livre do estresse com nossa playlist calmante!

Spotify ouça a playlist

Copiar
Compartilhar
Tire um tempo para você

Dê um tempo. Pegue aqueles dias sobrando no seu banco de horas e vá tirar uma folga. Se houver a possibilidade, saia de férias. Tudo de que você está precisando para se livrar da síndrome de burnout é um tempo só para você, sem as cobranças do chefe e as notificações diárias dos colegas de trabalho. Invista em uma viagem ou passe uns dias sem se preocupar com absolutamente nada. Desligue o celular e aprecie a beleza do mundo ao seu redor.


Copiar
Compartilhar
Não se prenda a empresas

Será que não é um sinal para mudar de emprego? Nem sempre a empresa dos sonhos é realmente o que você imaginava. Existem muitas pessoas mal-intencionadas no mercado de trabalho, só esperando a deixa para te dar uma rasteira. Lembre-se: você não precisa provar nada para ninguém. Se o ambiente em que você trabalha é tóxico, talvez seja a hora de começar a procurar outro emprego. Lugar nenhum pode tirar a sua felicidade!

Saiba como cuidar da sua saúde mental
Copiar
Compartilhar
Não afogue seus sentimentos em drogas 'o álcool, o cigarro ou outras drogas podem parecer uma alternativa para “relaxar”, mas Não é isso que vai resolver. Dê um passo para trás. Tapar buracos com novos vícios não vai ajudar. ' - Conselhos para quem sofre com síndrome de burnout

É comum que, por causa do esgotamento causado pela síndrome de burnout, você tente se desestressar por meio de vícios. Nessas horas, o álcool, o cigarro ou outras drogas podem parecer uma alternativa para “relaxar”, mas a tendência é que eles virem mais um problema em sua vida. Não é isso que vai resolver o que está te deixando em exaustão. Dê um passo para trás. Tapar buracos com novos vícios não vai ajudar.


Copiar
Compartilhar
Mude para melhor

Você já ouviu falar em mindfulness? Essa é uma das várias técnicas de relaxamento que existem. Apostar em alguns minutos de meditação todos os dias ou em uma atividade física de que você goste já ajuda (e muito!) a reverter os efeitos da síndrome de burnout. Mudanças para um estilo de vida mais saudável não fazem bem só ao corpo, como também à mente – e é justamente ela que mantém todos os pratinhos da vida em equilíbrio.

Entenda como a saúde mental deve ser priorizada neste momento
Copiar
Compartilhar
O sucesso não precisa ser sofrido 'A noção de que o sucesso só vem depois de muito sofrimento é uma completa mentira. Você não precisa perder horas de sono, abrir mão de coisas que gosta de fazer ou se matar de tanto trabalhar para ser considerado um profissional bem-sucedido. ' - Conselhos para quem sofre com síndrome de burnout

A noção de que o sucesso só vem depois de muito sofrimento é uma completa mentira. Você não precisa perder horas de sono, abrir mão de coisas que gosta de fazer ou se matar de tanto trabalhar para ser considerado um profissional bem-sucedido. Resultados positivos têm, sim, a ver com dedicação, mas nada que se sobreponha à sua felicidade. A balança entre o seu trabalho e você mesmo deve sempre pender um pouco mais para este último.


Copiar
Compartilhar
Desabafe com outras pessoas que passaram pelo mesmo

Muitas vezes, a síndrome de burnout acontece por causa das dinâmicas no ambiente de trabalho. Você já chegou a conversar com seus colegas? Será que eles estão passando pela mesma situação? Conversar sobre o que estão sentindo é uma forma de se fortalecer e encontrar, juntos, soluções para o desgaste no âmbito profissional. Se for uma questão individual, as redes sociais podem ajudar a encontrar pessoas em situações parecidas.

Permita-se desabafar com estas frases
Copiar
Compartilhar
 
É hora de repensar a rotina profissional 'Planejamento. Essa é a chave quando o assunto é síndrome de burnout. Muitas vezes, a exaustão vem porque passamos tempo demais organizando as tarefas do trabalho e tempo de menos planejando a própria vida.' - Conselhos para quem sofre com síndrome de burnout

Planejamento. Essa é a chave quando o assunto é síndrome de burnout. Muitas vezes, a exaustão vem porque passamos tempo demais organizando as tarefas do trabalho e tempo de menos planejando a própria vida. Parece que você vive para cumprir prazos, enquanto o seu lazer fica sempre para outra hora. Pare, reflita, reorganize a sua rotina. O trabalho faz parte do seu dia a dia, mas ele não é – e não deve ser – a sua vida. O ócio é importante!


Copiar
Compartilhar
Converse com seus superiores

Que tal uma conversa franca com a equipe de RH da sua empresa? Primeiro, é claro, sinta se há abertura para o diálogo. Se houver, diga como está se sentido sobrecarregado e como a cobrança por produtividade está impedindo que você entregue o melhor de si. Não tenha medo de dizer que está ficando doente. Sim, porque a síndrome de burnout é uma doença e precisa ser tratada com atenção. Busque ser sincero e aponte o que está te incomodando.


Copiar
Compartilhar
O centro da sua vida é você, não seu trabalho 'Um emprego nos possibilita ter dinheiro para alcançarmos nossos sonhos, mas não pode nunca roubar o tempo necessário para realizá-los.' - Conselhos para quem sofre com síndrome de burnout

Lucro, prazos, efetivações… Se a sua vida está girando em torno dessas palavras, algo está errado. É verdade que a nossa sociedade prioriza muito o trabalho, mas ele não pode ser o centro da sua vida. Um emprego nos possibilita ter dinheiro para alcançarmos nossos sonhos, mas não pode nunca roubar o tempo necessário para realizá-los. O que você vê no espelho é o que deve ser o seu foco. No fim das contas, só você estará lá por si mesmo.

Repense o seu ritmo com estas frases para uma vida equilibrada
Copiar
Compartilhar
fechar